Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No estágio atual da democracia brasileira, vivenciam-se dilemas nos movimentos sociais que remetem ao que se considera desafio para as lutas sociais. Como desafios postos aos movimentos urbanos, tem-se a(o)

  • A. criminalização.
  • B. laicização.
  • C. transformismo.
  • D. socialismo

Os conselhos gestores de políticas setoriais e os conselhos de direitos possuem uma função de relevância pública e representam uma importante inovação da democracia brasileira para a garantia de direitos, observando-se diretrizes constitucionais, notadamente a descentralização político-administrativa e a participação. Sobre os conselhos de direitos de crianças e adolescentes, é CORRETO afirmar:

  • A. Os conselhos, criados nas três esferas de governo, são órgãos paritários e deliberativos e devem controlar as ações em todos os níveis.
  • B. O caráter consultivo dos conselhos permite que o poder público formule políticas e programas com participação da sociedade.
  • C. Municípios que não possuem conselho, plano e fundo não poderão ser habilitados em gestão básica.
  • D. Os conselheiros de direitos poderão ser remunerados pelo Fundo da Infância e Adolescência do município.
  • E. Os fundos da criança e do adolescente são vinculados ao órgão executivo para a gestão técnico-financeira de recursos recebidos pelo Fundo Nacional de Assistência Social de forma regular e automática.

O planejamento na perspectiva da gestão social se caracteriza como um processo sistemático, composto por informações coordenadas e com encadeamento lógico, que orienta a execução e a retroalimentação das ações, sendo essencial na tomada de decisões. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. As dimensões do Planejamento Social são classificadas como: lógico-racional; ético-política; teórico-prática e técnico-operativa.

II. O conceito de Gestão Social pode ser reconhecido como a ação política desenvolvida no espaço público, representado na articulação entre o Estado e a sociedade.

III. O Plano define as grandes linhas políticas, as estratégias e as diretrizes; o Programa se constitui de um conjunto de planos que perseguem o mesmo objetivo; o Projeto é a unidade mais geral do sistema de planejamento.

Está(ão) CORRETA(S) apenas

  • A. I e II.
  • B. II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III.

Desde a metade do século XIX, com base em estudos biológicos e fisiológicos, a velhice foi tratada como uma fase da vida caracterizada pela decadência e pela ausência de papéis sociais. Na abordagem antropológica, duas tendências reagrupam os estudos sobre o envelhecimento: uma delas refere-se aos estudos holísticos, que buscam a forma de organização dos dados e do significado do envelhecimento a partir do interior de uma determinada cultura; a outra refere-se a uma abordagem estática dos fenômenos socioculturais, apoiando-se nos fatores que determinam a posição social dos idosos e o impacto desses fatores sobre eles. Nesses estudos, conforme Minayo e Coimbra Jr. (2011), a deterioração da condição dos idosos e a diminuição do prestígio são associadas

  • A. ao processo de modernização.
  • B. às relações de poder.
  • C. à falta de apoio familiar.
  • D. às suas conquistas acumuladas.
  • E. ao nível de satisfação pessoal.

Diante da cultura da violência, que assusta e ameaça a todos na sociedade contemporânea, o desafio está em vislumbrar como, em meio a uma sociedade contraditória e excludente, é possível criar referenciais positivos que revertam a trajetória de violência na qual se vê inserida parcela da juventude atual. Frente ao sentimento de pânico social, no caso específico das ameaças advindas dessa parte jovem da população, propõe-se a redução da idade de imputabilidade penal. Colocada como solução para os problemas e conflitos e referendada por políticos e pelos movimentos repressivos, essa proposta, conforme Costa (2005), relativiza a tarefa estatal de garantia de direitos individuais e

  • A. aamplia a política criminal.
  • B. compatibiliza o sentido de valorização social.
  • C. faz contraponto com os direitos sociais mais amplos.
  • D. apresenta assertividade.
  • E. revitaliza a política de atendimento à criança e ao adolescente.

Como afirma Costa (2005), na trajetória da violência, compreendida como envolvimento com o mundo do tráfico e do uso de armas, os jovens obtêm ganhos não encontrados facilmente em outros espaços sociais ou por meio de outro modo de vida na sociedade contemporânea que não o da criminalidade. Visibilidade, força e poder são alguns desses ganhos possibilitados pela mídia, pelo porte de armas, pela posição na hierarquia do tráfico e pela intimidação das pessoas, fazendo com que as possibilidades de status, autoestima e virilidade, pela inserção no mundo do tráfico, superem as parcas possibilidades do projeto de vida fora dele, possibilidades essas entendidas como vantagens

  • A. humanas.
  • B. concretas.
  • C. simbólicas.
  • D. materiais.
  • E. sociais.

A educação em saúde possui as seguintes abordagens:

  • A. terapêutica; potencializadora; comportamental; participativa.
  • B. educativa; preventiva; radical; e de desenvolvimento pessoal.
  • C. compreensiva; transformadora; igualitária; emancipadora.
  • D. investigativa; prescritiva; terapêutica; social.
  • E. preventiva; instrumental; curativa; e de autocuidado.

Em seu estudo intitulado (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência, Sales (2007) demonstra que a figura do criminoso foi, desde a Polis Grega até a atualidade, objeto de representações sociais em torno das razões e dos impulsos que animavam seus atos. Barbárie, maldade, selvageria, loucura e anormalidade são tentativas de explicações para atos e manifestações violentas, explicações estas que giram sempre em torno do conceito de natureza humana. Afirma a autora que, mesmo com o avanço das reformas penais no século XIX, esse componente natural demonstra, ainda, seu vigor e que a forma impiedosa e cruel de combate e punição à violência e ao crime, na mesma medida em que foi praticado, na modernidade,

  • A. tornou-se expressão de um sem número de conflitos socioeconômicos e culturais.
  • B. aviva-se na perspectiva do pensamento liberal com elementos de humanidade.
  • C. foi substituída por mecanismos que consideram a objetividade dos atos.
  • D. atualiza-se como legítima produção de um mundo regulado pela razão.
  • E. reflete as contradições intersubjetivas e fomentadas por relações sociais mais amplas.

De conformidade com Batista (2002) a avaliação, constitui-se uma das fases metodológicas do processo de planejamento. Os critérios mais utilizados referem-se à eficiência, eficácia e efetividade. A avaliação da efetividade, diz respeito:

  • A. Ao estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstas no planejamento.
  • B. Ao estudo do alcance dos objetivos definidos com relação às demandas objeto do planejamento.
  • C. Ao estudo do alcance dos objetivos com relação à temporalidade do planejamento.
  • D. Ao estudo do impacto do planejado sobre a situação, ou seja, ao estudo dos efeitos da ação sobre a questão objeto do planejamento.
  • E. Ao estudo da otimização dos recursos disponibilizados e à capacidade de atender à demanda.

O Brasil viveu diferentes períodos históricos, nos quais a questão dos direitos humanos foi se colocando de modo diferenciado em relação à ação da sociedade na luta por tais direitos. Foi no período do enfrentamento à ditadura militar que a luta pelos direitos humanos ganhou força social e política. A forte repressão a todo tipo de manifestação e a violação de direitos políticos e sociais foram impulsionadores da discussão sobre direitos, quando esta passou a ganhar a conotação que tem hoje: de direitos humanos e sociais, incorporados ao discurso

  • A. democrático.
  • B. emancipatório.
  • C. individualista.
  • D. solidário.
  • E. alternativo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...