Questões de Serviço Social

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Historicamente, a maior demanda de atribuição do assistente social no sociojurídico é:

  • A. o atendimento grupal;
  • B. a visita domiciliar;
  • C. o diagnóstico social;
  • D. o estudo social;
  • E. a avaliação sociofamiliar.

A introdução de políticas neoliberais em todos os quadrantes do globo terrestre implicou uma ampliação do desemprego e a exponenciação da questão social. Uma das formas de o Estado neoliberal enfrentar a questão social na contemporaneidade tem sido a:

  • A. instituição de novos direitos trabalhistas;
  • B. contratação de interventores sociais;
  • C. centralização das políticas estatais;
  • D. universalização das políticas sociais públicas;
  • E. criminalização dos pobres.

Em uma situação de violência doméstica contra a mulher, o assistente social deve:

  • A. acionar serviços que garantam a proteção e o acesso aos direitos pela mulher e sua família, a partir dos dados e da avaliação realizada pelo profissional;
  • B. investigar se houve violência para que haja a responsabilização do autor da mesma, com base na Lei Maria da Penha;
  • C. orientar a usuária a denunciar seu agressor, como forma de garantir seus direitos como mulher, bem como de outras possíveis vítimas;
  • D. identificar se a usuária possui filhos menores de 18 anos, sugerindo o acolhimento institucional para os mesmos, priorizando a proteção dos direitos da criança e do adolescente;
  • E. emitir parecer social, indicando a pena de prisão para o autor da violência, como forma de proteger a vítima de novas agressões.

Em um processo judicial de adoção de uma criança, deve sempre o assistente social, a partir do processo de intervenção com quem requer a adoção, dentre outras ações:

  • A. identificar se é casal e avaliar sua capacidade em prover as condições materiais e emocionais para o bom desenvolvimento biopsicossocial da criança;
  • B. refletir e construir com a família as possibilidades de acesso a serviços e a seus direitos, com vistas a potencializar a proteção da criança a ser adotada;
  • C. emitir parecer social para o juiz, indicando se será bom pai ou boa mãe do ponto de vista da garantia dos direitos da criança;
  • D. realizar estudo social para averiguar se é casal e se estão aptos socialmente para o exercício da maternidade e da paternidade;
  • E. elaborar parecer social e encaminhar ao juiz sobre as condições psicossociais da família em assumir a responsabilidade pela proteção da criança.

A utilização do termo “sociojurídico” é recente no Serviço Social. Nesse sentido, o campo (ou sistema) sociojurídico pode ser definido como:

  • A. uma área específica de intervenção do Serviço Social constituída exclusivamente por instituições carcerárias e pelos sistemas de proteção e acolhimento de crianças e adolescentes em conflito com a lei;
  • B. instituições governamentais, não governamentais e paragovernamentais que se dedicam a examinar atos de infrações leves e moderadas contra o direito à propriedade dos cidadãos;
  • C. um espaço de competência exclusiva do assistente social, que deve atuar profissionalmente na investigação e avaliação de delitos relacionados a indivíduos tidos como incapazes perante a lei;
  • D. aquele que diz respeito ao conjunto de áreas em que a ação do Serviço Social articula-se a ações de natureza jurídica, como o sistema penitenciário, o sistema de segurança, e os sistemas de proteção e acolhimento;
  • E. necessário para dotar o trabalho do assistente social de legitimidade e legalidade no que diz respeito ao atendimento e à garantia de direitos a indivíduos em comprovada ou suposta vulnerabilidade social.

São áreas de desenvolvimento das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES):

  • A. alimentação e transporte
  • B. saúde e previdência
  • C. arte e cultura
  • D. esporte e lazer
  • E. moradia e vestuário

Numa perspectiva crítica e contra-hegemônica, o trabalho profissional do assistente social na Política de Educação requer a(o)

  • A. ampliação dos programas assistenciais, da modalidade de educação a distância e da contratação de crédito educativo
  • B. articulação aos processos de visibilidade social e política dos sujeitos coletivos e singulares no contexto educacional
  • C. priorização da abordagem técnica individual com as famílias no âmbito das políticas de assistência estudantil
  • D. incentivo aos programas de formação e qualificação da força de trabalho presentes na agenda dos organismos multilaterais
  • E. reforço às estratégias de ampliação do acesso à educação escolarizada, através das parcerias entre Estado e empresariado

A dimensão da atuação do assistente social na Política de Educação, a qual contribui para a compreensão e análise das condições de vida, de trabalho e de educação da população, exigindo procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social para ultrapassar a empiria e a sua aparência imediata é a dimensão

  • A. assistencial
  • B. gerencial
  • C. pedagógica
  • D. investigativa
  • E. pericial

Um pesquisador deseja investigar a evasão escolar num estabelecimento de ensino e questiona “por que e para que pesquisar”. Essas questões correspondem, respectivamente, num projeto de pesquisa, aos elementos

  • A. cronograma e orçamento
  • B. universo e amostra
  • C. marco teórico e hipótese
  • D. objeto e metodologia
  • E. justificativa e objetivo

Quando o assistente social expõe, por escrito e de modo sucinto, a análise de determinada situação, com base em seu conhecimento específico do Serviço Social, apresentando uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo para subsidiar decisões, ele elabora um

  • A. roteiro
  • B. perfil
  • C. projeto
  • D. registro
  • E. parecer
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