Questões de Serviço Social

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O debate ético-político do serviço social aponta para a necessidade do respeito às correntes profissionais democráticas e suas expressões teóricas, ressaltando, portanto, o pluralismo como a possibilidade de articular, no âmbito da profissão,

  • A. debates e disputas em torno de uma determinada direção social
  • B. conhecimentos produzidos nas ciências sociais de forma ampla e irrestrita
  • C. parâmetros metodológicos conflitantes e combinados na intervenção
  • D. conhecimentos ideologicamente divergentes, mas complementares
  • E. atribuições amparadas em diferentes concepções do Serviço Social

Em atendimento social, determinada família apresenta demandas que são decorrentes de situação de vulnerabilidade social em função da pobreza e da privação e/ou fragilização de vínculos relacionais e de pertencimento. A técnica identifica que se trata de situação de risco social, mas que pode ser prevenida através de ações de desenvolvimento de potencialidades e com o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Nesse caso o encaminhamento deve preconizar, dentro da política de assistência social, o direcionamento do caso para

  • A. o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • B. o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
  • C. o Núcleo de Direitos Humanos.
  • D. o Conselho Tutelar.
  • E. o Ministério Público.

Em programas de apoio sociofamiliar, a ideia da diversidade de famílias predomina, mas o termo “famílias desestruturadas” também é largamente utilizado na literatura e nos relatórios técnicos de serviços. O uso corrente desse termo indica que

  • A. a concepção geral sobre as funções familiares desprendeu- se das postulações culturais tradicionais referentes às figuras paterna e materna.
  • B. a concepção estereotipada do fracasso familiar no desempenho das funções de cuidado e proteção de seus membros permanece no cotidiano dos serviços.
  • C. as transformações na estrutura e composição da família modificaram a expectativa social relacionada às suas tarefas e obrigações.
  • D. os rótulos empregados às formas de organização familiar que se distanciam do modelo-padrão de família nuclear foram superados.
  • E. os serviços adotam uma lógica diversa daquela que orienta as perspectivas relacionadas aos papéis típicos da concepção funcional de família.

Ao se resgatar a trajetória do Serviço Social observa-se que, a partir da década de 60, passou a existir um amplo debate acerca do arcabouço teórico-metodológico da profissão. As três vertentes profissionais (denominadas Modernização conservadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura) tinham concepções diferenciadas e tinham, respectivamente, como correntes teóricas os ideais

  • A. neotomistas, positivistas e liberalistas.
  • B. iluministas, sociológicas e da filosofia da libertação.
  • C. funcionalistas, fenomenológicos e marxistas.
  • D. conservadores, pragmáticos e marxistas.
  • E. teoricistas, liberalistas e fenomenológicos.

Ao integrar uma equipe de trabalho heterogênea, o assistente social deve buscar

  • A. assegurar a integridade de suas fronteiras sócio-ocupacionais e construir uma proposta de trabalho diferenciada como parte do exercício interdisciplinar.
  • B. coordenar o trabalho interdisciplinar e estabelecer seus objetivos a partir do caráter epistêmico da produção de conhecimento na sua área de atuação.
  • C. encontrar o seu lugar no trabalho com outros profissionais e identificar, no seu âmbito interventivo, os conteúdos favoráveis a uma atuação interdisciplinar.
  • D. estabelecer uma prática interdisciplinar pautada na hierarquização dos saberes e usar disciplinas instrumentais para o alcance dos seus objetivos.
  • E. legitimar o seu espaço profissional no processo grupal e reafirmar as características de sua formação generalista no trabalho interdisciplinar.

O processo de renovação no Serviço Social instaura um pluralismo teórico, ideológico e político, rompendo com o viés da homogeneidade de visões e práticas. A erosão do Serviço Social tradicional se deu a partir da(o):

  • A. Abertura política e do golpe de 1964.
  • B. Movimento de reconceituação.
  • C. Renovação do conservadorismo.
  • D. Instauração do neotomismo.
  • E. Ruptura conservadora.

A efetivação dos investimentos interdisciplinares orientados pelo projeto ético-político profissional do Serviço Social requer

  • A. partilha de saber com outros segmentos profissionais e com os movimentos sociais.
  • B. abertura ao ecletismo e ao debate plural com os especialistas de outras áreas.
  • C. valorização das linguagens particulares no trabalho em equipe multiprofissional.
  • D. junção de diversos conhecimentos especializados nas parcerias interprofissionais.
  • E. sobreposição de vários conteúdos técnicos na abordagem com a população usuária.

No capitalismo contemporâneo observou-se uma múltipla processualidade. De um lado a desproletarização do trabalho industrial fabril, ou seja, houve uma diminuição da classe operária industrial tradicional. De outro lado, efetivou-se uma expansão do trabalho assalariado e uma ampliação do assalariamento no setor de serviços. Verificou-se também uma enorme heterogeneização do trabalho. Essa heterogeneização seria traduzida como

  • A. incorporação do trabalho feminino e exclusão dos mais jovens e idosos.
  • B. exclusão da força de trabalho dos mais experientes.
  • C. incorporação de novas tecnologias.
  • D. efeito da diminuição dos postos de trabalho.
  • E. divisão especializada das frentes de trabalhos, baseado no modelo Taylorista.

Um dos objetivos de um programa social consiste na melhoria da gestão de programas preexistentes, otimizando a prestação de serviços aos usuários sem aumentar os custos. Considerando-se essa tendência de racionalização dos gastos, no processo de avaliação, deve haver uma preocupação com a

  • A. adaptabilidade
  • B. autonomia
  • C. eficiência
  • D. participação
  • E. flexibilidade

Num projeto de intervenção, o assistente social definiu os elementos que servirão para medir a efetividade das ações que ele pretende realizar, quantificando e qualificando o trabalho proposto. Esses elementos são os

  • A. indicadores
  • B. métodos
  • C. objetos
  • D. objetivos
  • E. recursos
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