Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Democracia e cidadania na sociedade contemporânea - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo Couto (2004), na construção dos direitos no Brasil, pesa a determinação de elementos fundamentais da formação histórica brasileira. São eles a
organização da ordem e progresso da estrutura econômica e social, no contexto de desenvolvimento do capitalismo financeiro, na formulação das políticas setoriais.
grande propriedade territorial, as relações de poder apoiadas nas relações de dependência pessoal, no compadrio e da ideologia do favor.
questão social, que considera a desigualdade como resultante da organização social progressista, a grande propriedade territorial e a organização democrática.
composição do Estado populista, a carta dos direitos humanos e a organização da economia mercantil.
construção da história do escravismo, a formulação do Estado burocrático e a instalação do modelo firmado no pressuposto de ordem e progresso.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Iamamoto (2009), ao abordar a temática das competências profissionais no âmbito do projeto do Serviço Social brasileiro contemporâneo, em uma perspectiva históricocrítica, compreende que esta deve
ser institucionalmente permitida e autorizada pelas instâncias burocráticas dos organismos empregadores.
ater-se à trama submersa dos conhecimentos para explicar as estratégias de ação.
ser capaz de desvendar os fundamentos conservantistas e tecnocráticos do discurso da competência burocrática.
estar acoplada a um discurso neutro da cientificidade.
estar ancorada em uma estratégia de ocultamento e dissimulação do real.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
De acordo com Baptista (2000), o termo planejamento, pela perspectiva de sua dimensão lógico-racional, refere- se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Enquanto o processo permanente supõe ação contínua sobre um conjunto dinâmico de situações em um determinado momento histórico. O processo metódico de abordagem racional e científica supõe uma _____.
sequência de atos decisórios, ordenados em momentos definidos e baseados em conhecimentos teóricos, científicos e técnicos.
sequência de matriz de relações, em que prescindem as variáveis dependentes das variáveis independentes.
sequência do roteiro de análise de plano.
sequência de retomada do processo caracterizada pelo momento em que são delineadas novas políticas.
sequência de avaliações sobre as questões vistas como uma totalidade parcial integrada à totalidade mais ampla.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Nos anos 90, o serviço social caminhou de forma decisiva para a ruptura com sua matriz tradicional e construiu uma configuração marcada
pelo posicionamento a favor da neutralidade axiológica associada ao aprimoramento técnico, o que se constitui em um caminho mais curto para a eficiência, eficácia e efetividade social.
pela adoção de um projeto profissional vinculado a um projeto societário que se coloca notadamente contra a exploração e discriminação de qualquer natureza com a perspectiva de construção de uma nova sociedade.
pela influência sistêmica que permite a leitura organicista e integradora da realidade social.
pela adoção de uma tendência hegemônica construída sob os marcos da fenomenologia que concebe o conhecimento da realidade social em um trajeto dialético das partes para um todo.
pelo redimensionamento do mundo do trabalho e a adoção do método compreensivo de inspiração weberiana.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas em um processo dinâmico e contínuo. Estas operações são definidas, segundo Ferreira (1965), como sendo as seguintes: de reflexão, de decisão, de ação e de retomada de reflexão. Com base nestas assertivas, analise as proposições abaixo, marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Reflexão diz respeito ao conhecimento de dados, à análise e estudo de alternativas, à superação e reconstrução de conceitos e técnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicação e quantificação dos fatos sociais.
( ) Decisão indica o conjunto de ações que viabilizarão a execução do processo.
( ) Ação representa os objetivos finais, as metas a serem alcançadas.
( ) Retomada da reflexão é a fase de crítica dos processos e dos efeitos da ação planejada, com objetivo de fundamentar as ações posteriores do planejamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
V V F V
F V V V
V V F F
V F F V
V F V F
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Um novo espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social surgiu a partir da institucionalização das instâncias públicas de controle democrático, que são os Conselhos. Pensar o trabalho profissional nesses espaços, fundamentado no projeto ético-político profissional em vigor, requer
ter clareza de que a qualidade da participação nesses espaços já está definida a priori porque são espaços que alimentam as posturas populistas no trato da coisa pública.
atribuir, aos espaços de participação da sociedade, o papel de agentes fundamentais na transformação do Estado e da Sociedade.
contribuir para a ampliação de uma cultura política crítica e democrática necessária ao efetivo controle democrático dos sujeitos coletivos, que buscam na arena pública a defesa e garantia dos direitos sociais.
considerá-los como espaços de legitimação do poder dominante, incentivando a participação elitista e burocrática.
compreendê-los como instrumentos de colaboração e estrutura burocrática de aprovação de políticas sociais para amenizar os conflitos sociais.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à construção e aos desafios do projeto ético-político do serviço social no Brasil, assinale a opção correta.
Do ponto de vista estritamente profissional, o projeto ético-político profissional do serviço social implica, em primeiro plano, o compromisso do profissional com a realização dos objetivos finalísticos da instituição a qual se vincula.
O projeto ético-político do serviço social brasileiro foi construído no início dos anos 60 do século passado, como resposta à instauração da ditadura militar.
São necessários recursos políticos e organizativos, assim como debates e investigações teóricas e práticas, para que determinado projeto profissional seja adotado hegemonicamente pela respectiva categoria profissional.
O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, conhecido como o Congresso da Virada, reforça a perspectiva ético-política vinculada a vertente funcionalista.
O projeto ético-político profissional do serviço social consiste tão somente em um conjunto de leis e normas voltadas ao estabelecimento de uma prática profissional pautada em uma visão humanista e solidária.
A formação é um processo que integra indivíduos sociais, a partir de suas condições de comunicabilidade. Em relação à formação profissional em serviço social, pode-se afirmar que
na prática a teoria é outra.
deve ser mantida a dicotomia entre saber e fazer.
a prática é desvinculada dos processos históricos.
o discurso teórico não existe como uma abstração.
a prática deve ser sempre priorizada.
Serviço Social - Leis importantes para Serviço social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as previsões legais relativas à área de serviço social, assinale a opção correta.
Os fundamentos da formação profissional, nos quais se fundam as diretrizes curriculares dos cursos de serviço social, contrapõe-se ao atual projeto ético-político hegemônico dos assistentes sociais.
A avaliação e a elaboração de parecer por equipe multiprofissional devem confluir em uma única conclusão de caráter também multiprofissional.
Na lei de regulamentação da profissão de assistente social Lei n.º 8.662/1993 , são estabelecidas as atribuições privativas do assistente social, tais como a relativa à elaboração de provas e à presidência e composição de bancas de exames e comissões julgadoras de concursos, ou de outra forma de seleção para assistentes sociais por meio da qual sejam aferidos conhecimentos inerentes ao serviço social.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social Resolução CFESS n.º 273/1993 e alterações , constitui dever do assistente social apoiar e(ou) participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
Caso uma pessoa seja contratada para prestar serviços de assistência social e a denominação do cargo por ela ocupado seja genérica, é dispensável sua inscrição no conselho regional de serviço social.
É o principal instrumento de trabalho do assistente social
a institucionalidade.
as políticas partidárias.
a linguagem.
os objetivos institucionais.
os aspectos diretivos institucionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...