Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a profissão de serviço social que possui uma dimensão política por excelência, assinale a alternativa correta.
O assistente social, necessariamente, precisa fazer uma opção político-partidária de militância.
Não deve haver preocupação do profissional quanto aos rumos acadêmicos da área.
A profissão não se encontra inscrita em relações de poder inerentes às relações sociais entre classes que estruturam a sociedade capitalista.
Atribuir visibilidade às desigualdades, desmandos, desrespeito aos direitos humanos e sociais, que marcam o cotidiano de trabalho do assistente social, é um meio de potencializar a dimensão política inerente ao trabalho.
A profissão deve manter-se imparcial diante da realidade social.
A realidade contemporânea impõe aos assistentes sociais alguns desafios e possibilidades que trazem um novo olhar sobre a profissão. NÃO é um pressuposto para análise da profissão na contemporaneidade
romper com uma visão endógena e focalista do serviço social.
entender a profissão hoje como um tipo de trabalho na sociedade.
recusar a ótica da totalidade na apreensão da dinâmica da vida social.
privilegiar a produção e reprodução da vida social, como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das classes que vivem do trabalho.
adquirir novas habilidades.
O benefício de prestação continuada poderá ser concedido para pessoas que cumpram, dentre outros requisitos,
a incapacidade da pessoa com deficiência para a vida independente e para o trabalho pelo prazo mínimo de 6 (seis) meses.
incapacidade de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa à família cuja renda mensal seja de até 2 (dois) salários-mínimos.
não acumularem com qualquer outro benefício no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória.
não esteja na condição de acolhimento em instituições de longa permanência, o que prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao respectivo benefício.
não cessação do benefício concedido à pessoa com deficiência, em razão do seu ingresso no mercado de trabalho, pois isso impede nova concessão do benefício.
Sobre o trabalho profissional no espaço de ação cotidiana, deve-se ter duas posturas diferenciadas. A primeira refere-se à necessidade de dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos e aos fatos cotidianos. A segunda diz respeito à capacidade de interrogar sobre o que são as coisas, os fatos e os porquês. Essas duas posturas constituem o que se pode chamar de atitude
neutra diante da realidade.
transformadora da realidade social.
crítica frente à realidade.
autônoma frente à instituição.
conservadora frente às necessidades do usuário.
A política de Assistência Social em vigor desde 2004 tem como diretrizes:
I. Descentralização político-administrativa, cabendo sua coordenação e normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.
II. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis; primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
III. Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos desafios atuais colocados à profissão de serviço social.
Defesa da Carta Constitucional de 1988.
Prática profissional reforçadora dos direitos sociais exclusivamente em sua normatividade legal.
Investimento em uma cultura pública democrática.
Participação em um amplo processo de construção da cidadania de bases sólidas e abrangentes.
Prática profissional centrada na defesa da ampliação progressiva da esfera pública.
A estrutura da previdência social brasileira nos dias atuais está composta com diferentes regimes são eles:
Regime Geral, administrado pelo IAP, os Regimes dos servidores públicos das três esferas de governo (União, estados e municípios) e previdência privada.
Regime Geral, administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social − INSS, os Regimes Próprios dos Servidores Públicos e Militares e a Previdência Complementar.
Previdência oficial, Previdência da Economia Solidária e Previdência complementar.
Previdência do INSS, Caixas de aposentadorias e previdência privada.
Regimes Próprios dos Servidores administrado pelo Instituto Nacional de Previdência, regime jurídico único dos para os Militares e Judiciário e a Previdência Complementar.
Sobre a contemporaneidade e o serviço social, analise.
I. As profundas transformações que atravessam o mundo contemporâneo exigem um repensar do serviço social.
II. Progressivamente, verifica-se uma tendência que aponta claramente para a privatização, descentralização e focalização no âmbito do planejamento e da efetivação das políticas sociais.
III. Do ponto de vista social, o excedente de força de trabalho aumenta.
IV. Observa-se um movimento de destruição/reconstrução de habilidades, surgindo o trabalhador polivalente, que passa a ser chamado a exercer várias funções, no mesmo tempo e com o mesmo salário.
V. A profissão dispõe de uma compreensão prático-interventiva, requerendo tanto uma competência teóricometodológica quanto técnico-política.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II
I, II, III
I, II, III, IV
II, III
I, II, III, IV, V
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) compõe o Sistema Único deAssistência Social (SUAS) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças / adolescentes até 1 6 anos e acompanhamento familiar por meio:
do Programa Sentinela e Pró-Jovem.
das Unidades Básicas de Saúde da Família.
das Entidades Representativas.
dos Conselhos de Direitos municipais e estaduais.
do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O projeto ético-político do Serviço Social, quanto aos seus compromissos, compreende
o espaço democrático de construção coletiva que indica a coexistência de uma única concepção de pensamento crítico, que não permite o pluralismo de ideias no seu interior.
a vinculação a um projeto de transformação da sociedade, tendo em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central.
a produção de conhecimentos ligados aos pressupostos filosóficos cujo horizonte é a manutenção da ordem.
a direção social às ações profissionais que favorecem as posturas teóricas conservadoras.
o voluntarismo político-profissional para o qual basta a boa vontade e um ideal para se transformar a realidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...