Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabendo que as concepções de política social supõem uma perspectiva teórico-metodológica e relacionam-se com as perspectivas políticas e as visões sociais de mundo, julgue os itens a seguir.

Apesar de caracterizarem uma nova institucionalidade na democratização das ações públicas, os conselhos de políticas, de direitos e tutelares podem ser utilizados por aqueles que apostam na reiteração do conservadorismo político, fundamentado em tradicionais práticas clientelistas e no cultivo do favor e da apropriação privada da coisa pública, segundo interesses particularistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A questão social é a base de fundamentação do serviço social como especialização do trabalho. Considerando o serviço social e a questão sócia, julgue os itens abaixo e assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    O serviço social na atualidade se insere em um cenário composto pelas novas bases de produção da questão social.

  • B.

    A questão social assume novas características na contemporaneidade.

  • C.

    A questão social pode ser entendida exclusivamente como desigualdade.

  • D.

    Para apreender a questão social, os assistentes sociais captam as múltiplas formas de pressão social, de invenção e de re-invenção da vida construída no cotidiano.

  • E.

    A questão social é indissociável da sociedade capitalista.

O assistente social, no exercício de sua profissão, tem como uma de suas competências a realização do estudo social. Este tem a finalidade de

I. conhecer a realidade social do âmbito da intervenção.

II. analisar a expressão da questão social na qual se deve atuar.

III. compreender os acontecimentos ou situações que motivam sua intervenção.

É correto o que consta em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação à história da família contemporânea, que pode ser dividida entre dois períodos: o primeiro, do século XIX até os anos 60 do século XX, e o segundo, a partir dos anos 60 do século XX, julgue os itens seguintes.

De acordo com a perspectiva sistêmica, a família funciona como um complexo de elementos colocados em interação, em que o todo é considerado mais que a soma de suas partes, e cada parte só pode ser entendida no contexto desse todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Brasil também enfrentou um processo de reestruturação produtiva. Essa realidade constitui-se em um campo fértil para a eclosão da economia solidária que passa a compor o rol de proposições, tanto para organismos públicos como os não governamentais. O assistente social, ao atuar nessa área, deve partir do marco conceitual que a Economia Solidária é

  • A. a solidariedade entre os trabalhadores que se organizam autonomamente em associações para ajudar materialmente aqueles que estão desempregados.
  • B. uma proposta semelhante ao programa Comunidade Solidária, em que o Estado organiza a sociedade civil para estabelecimento de parcerias.
  • C. estratégia de desenvolvimento que organiza a produção, comercialização e consumo sob as bases da solidariedade, autogestão e cooperação.
  • D. proposta em que as empresas organizam fundos de amparo aos trabalhadores, com subsídio do fundo público, para custear eventuais despesas que não recebem cobertura previdenciária.
  • E. programa de capacitação que tem por objetivo contribuir com melhor planejamento para os gastos domésticos dos trabalhadores, envolvendo de forma solidária todos os membros da família.

Acerca da questão das drogas no âmbito da família, julgue os itens seguintes.

A falta de conhecimento detalhado dos pais a respeito do uso de drogas não é considerada impedimento para auxiliar os filhos a enfrentar problemas relacionados ao consumo de drogas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O respeito à diversidade humana é o primeiro passo para construirmos uma sociedade inclusiva e a informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação. Assim, conhecer os tipos de deficiência, a evolução das terminologias e mitos e verdades sobre o tema são fundamentais para uma intervenção profissional. Considere as afirmativas abaixo:

I. Via de regra, uma pessoa com deficiência é uma pessoa doente, necessitando de cuidados e atenções diferenciadas.

II. A deficiência impõe, em casos específicos, a necessidade de adaptações.

III. Não é correto utilizar o termo surdo-mudo, pois a pessoa surda fala a língua de sinais, e a terapia fonoaudiológica pode colaborar para o desenvolvimento da fala oral.

IV. Toda pessoa com paralisia cerebral possui um atraso no desenvolvimento cognitivo.

V. Conforme texto aprovado pela Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência, a terminologia atualmente adotada deve ser portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e V.

  • E.

    III e V.

Considerando o caráter pedagógico das atividades de serviço social e os vínculos que a profissão estabelece com as classes sociais, julgue os itens subsequentes.

A prática da mediação, que visa à conciliação de interesses entre as partes, pressupõe a compreensão da mediação em sua dimensão ontológica e reflexiva, ou seja, está presente em qualquer realidade e, para ultrapassar o plano do imediatismo, necessita reconstruir o movimento do real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sra. Joana, desempregada, reside com outras 4 pessoas em um barraco em precárias condições de habitabilidade. Moram com Joana, a filha de 20 anos, nutriz; a neta recém-nascida; o filho de 12 anos, evadido da escola; a filha de 5 anos, portadora de Síndrome de Down. Neste caso, dentre outras ações, um dos serviços a ser prestado, no âmbito da seguridade social, é:

  • A. inclusão em Programa na área da habitação para acesso à moradia.
  • B. atendimento da área de educação para o filho de 12 anos, com reinserção na escola.
  • C. inclusão da filha nutriz no benefício eventual de auxílio natalidade da área da assistência social.
  • D. inserção da neta, portadora de Síndrome de Down, no atendimento na área da educação especial.
  • E. atendimento da Sra. Joana pela área do trabalho, para inseri-la no seguro-desemprego.

Acerca da questão das drogas no âmbito da família, julgue os itens seguintes.

Caso haja confirmação do diagnóstico de dependência de drogas por um jovem, recomenda-se à família que providencie a internação do dependente, que é a intervenção com maiores chances de sucesso terapêutico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...