Questões de Serviço Social

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A respeito das ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens de 42 a 44.

Nas ações socioeducativas com indivíduos, a socialização das informações deve ocorrer sempre no âmbito do espaço institucional, vinculada à normatividade legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na atualidade, o gerenciamento da força de trabalho apresenta estratégias de persuasão, tendo em vista que o objetivo dos dirigentes empresariais é

  • A. estabelecer as regras do jogo ditadas pela desconfiança e pelo confronto aberto entre patrões e empregados.
  • B. capturar a subjetividade operária com a supressão dos mecanismos coercitivos e o incentivo à sua emancipação.
  • C. estimular a participação dos trabalhadores nas decisões estratégicas da empresa e na repartição dos seus lucros.
  • D. reconhecer a luta pelo direito de organização nos locais de trabalho e por melhores condições laborais.
  • E. sitiar os comportamentos transgressivos e rebeldes das lideranças fabris, convertendo-as em colaboradoras.

No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças na organização da produção e do trabalho incidem na prática do Serviço Social por dois vetores. Um deles é a

  • A.

    substituição das metodologias de ação

  • B.

    alteração dos objetos de intervenção

  • C.

    eliminação das atividades privativas

  • D.

    diminuição da intensificação do trabalho

  • E.

    atualização das demandas profissionais

Myrian Veras (2000) em seu livro Planejamento Social coloca que, enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas, que, conforme Ferreira (1965), citado pela autora, são as de

  • A.

    aprendizagem, aplicação, compreensão, avaliação.

  • B.

    orientação, reflexão, aplicação, interação.

  • C.

    reflexão, decisão, ação, retomada de reflexão.

  • D.

    compreensão, estruturação, decisão, aprendizagem.

Determinados autores pontuam que a análise e a avaliação de políticas sociais buscam apreender as configurações dessas políticas, tais como dimensões, significados, abrangências, funções e efeitos, ou seja, todos os elementos que conferem forma e significado às políticas sociais. Com relação à análise e avaliação de políticas sociais, julgue os itens subsequentes.

A avaliação e a análise de políticas sociais são processos independentes e que não se complementam, pois tratam as políticas sociais a partir de abordagens conflitantes e contraditórias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às estratégias profissionais e ao instrumental técnico-operativo utilizado no processo de trabalho profissional , considere:

I. O parecer social é parte integrante do estudo social e para a sua concretização o assistente social deve primar pela observação e compreensão da realidade do indivíduo ou fato estudado.

II. O laudo social é um instrumental utilizado para a construção de um conhecimento sistematizado e complexo da realidade do usuário.

III. O Serviço Social tem como seu objeto de investigação, para a construção de laudos sociais, a realidade socioeconômica e as diferentes expressões da questão social.

IV. O parecer social é um instrumento de inclusão e não de julgamento de valor.

V. O parecer social deve ser indicativo de fatores do usuário, uma vez que faz referência ao estudo social.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e V.

  • E.

    I, IV e V.

A respeito das ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens de 42 a 44.

A família, que tem papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos políticos e econômicos, além da capacidade de produção de subjetividades, não é apenas uma construção privada, mas também uma construção pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Desde o início da industrialização no Brasil, a gestão de pessoal foi deixada em segundo plano, uma vez que a mão de obra sempre foi considerada abundante, barata e facilmente substituível. Dois eixos, no entanto,marcaram a definição dos modelos de gestão de recursos humanos nas empresas brasileiras, que são o (a)

  • A. desenvolvimento da força de trabalho e o controle de qualidade.
  • B. disciplinamento da força de trabalho e a concessão de benefícios.
  • C. participação da força de trabalho e a pesquisa de clima.
  • D. qualificação da força de trabalho e o plano de carreiras.
  • E. retenção da força de trabalho e a avaliação de desempenho.

Considerando a reflexão do Serviço Social no campo da saúde do trabalhador, é possível identificar dois aspectos que ameaçam a possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura com o tradicionalismo profissional nas empresas. Um deles, como desemprego, fragiliza os profissionais ao ameaçar sua sobrevivência. O outro que reforça a herança conservadora é a(o)

  • A.

    radicalização do movimento sindical

  • B.

    desagregação do trabalho voluntário

  • C.

    constrição das negociações cooperativas

  • D.

    retrocesso da modernização conservadora

  • E.

    recrudescimento das estratégias funcionalistas

No que concerne à trajetória da política de saúde no Brasil, julgue os itens de 59 a 64.

No período da ditadura militar, criou-se, mediante intervenção estatal, um complexo médico-industrial no setor de saúde brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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