Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As visitas domiciliares são importantes e estratégicos instrumentos que possibilitam uma melhor compreensão das condições de vida dos usuários, pois envolvem situação de moradia e relações familiares e comunitárias. Isso faz com que o assistente social tenha mais elementos para buscar o alargamento dos direitos sociais desse usuário. Essa perspectiva de trabalho indica a necessidade de:
verificação das informações fornecidas pela população
superação da noção de fiscalização dos modos de vida da população
aplicação de investimentos no monitoramento da rotina da família atendida
identificação da contradição existente entre direito social e acesso a serviços
rompimento da lógica dos atendimentos emergenciais presente nos plantões sociais
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A doutrina da situação irregular norteou por muitos anos do século XX as ações realizadas no campo da infância e da adolescência. A literatura do serviço social demonstra a forte presença dos traços dessa concepção na atualidade, em que o paradigma legal pauta-se na doutrina da proteção integral. Assinale a alternativa correta, de acordo com a doutrina da proteção integral.
Prevê o princípio da indivisibilidade dos direitos da criança, ou seja, não se trata de assegurar apenas alguns direitos, e sim, todos.
Centraliza o poder de decisão sobre as questões da infância no juiz.
Divide a infância em duas categorias distintas: as crianças e adolescentes que vivem em suas famílias; e os menores, entendidos como aqueles que estão fora da escola, são órfãos, abandonados, carentes e infratores.
Transforma questões sociais em jurídicas.
Constrói sistematicamente uma semântica eufemística, que condiciona o funcionamento do sistema à não verificação empírica de suas consequências reais.
Ao questionar a metodologia do Serviço Social, Vicente de Paula Faleiros coloca a necessidade de romper com as possibilidades predefinidas e propõe estratégias e táticas processuais. Ele esboça sua proposta metodológica a partir da compreensão do Serviço Social:
Como conjuntura política e relações de força.
Como produto da sociedade.
Como categoria que não desenvolvem teorias relacionadas com a práxis.
Como um processo de trabalho pedagógico.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As ações educativas com os usuários dos serviços de saúde devem reconhecer as barreiras socioculturais e econômicas, assim como os estigmas relacionados a valores morais e religiosos, contrapondo-se às práticas normatizadoras e distanciadas da realidade sociocultural da população.
O idoso que recebe o BPC, quando acometido por neoplasia e em situação de internação hospitalar, tem o benefício suspenso por estar sob a custódia do estado.
O assistente social pode conhecer, analisar e interpretar a realidade social dos usuários, considerando os aspectos particulares das diferentes expressões da questão social. O instrumento que possibilita essa abordagem e que tem como finalidade imediata a emissão de um parecer sobre essa realidade é:
entrevista
relatório social
visita domiciliar
estudo socioeconômico
instrução social processual
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de trabalho do assistente social estar ancorado em um referencial teórico crítico e analítico é hegemônica na atualidade. Com relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social, assinale a alternativa correta.
A perspectiva teórica fenomenológica radica-se nos conceitos de sistema, subsistema, estrutura, função, adaptação, integração, desvio e consenso.
O funcionalismo aposta na análise dos fenômenos estruturais, abordando o conflito, em detrimento do consenso.
A fenomenologia constitui o referencial hegemonicamente adotado no serviço social contemporâneo, o que pode ser comprovado por meio da formatação dos currículos de graduação em serviço social.
O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de todas as suas mediações e das correlações oriundas de uma perspectiva histórica.
O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, concebe a categoria mediação como estratégia de relação entre as classes sociais.
É comum a discussão entre assistentes sociais sobre o discurso da dicotomia entre a teoria e prática. Isso significa segundo alguns autores:
Um fortalecimento dos referenciais práticos metodológicos.
Resquícios de uma fragilidade de fundamentação teórico metodológica.
Clareza dos fundamentos que orientam a prática profissional, prevalecendo posturas conservadoras, autoritárias, discriminatórias, tecnocratas e clientelistas.
Características advindas de outras profissões.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.
Os serviços de internação domiciliares realizados por equipes multidisciplinares, considerando o perfil da atenção a ser prestada, os protocolos firmados e a priorização do atendimento ao idoso por meio das próprias famílias, estão ancorados em legislação que assegura os direitos sociais da pessoa idosa.
A concepção de saúde defendida pelo movimento da Reforma Sanitária enfatiza a importância da determinação social com base nas categorias de trabalho e reprodução social da vida. De acordo com os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na saúde, são dois os elementos que impactam o processo saúde-doença, a saber:
contexto / condições sociais
contexto / condições sociais
sistema de saúde / políticas sociais
meio ambiente / condições de trabalho
organização dos trabalhadores / condições ambientais
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Assinale a alternativa que define corretamente um elemento constituinte do processo de pesquisa.
Os objetivos em uma pesquisa delineiam as apreensões teórico-metodológicas, os procedimentos e os instrumentos a serem direcionados para o trabalho de campo.
A metodologia, ao apontar para o que se pretende com o desenvolvimento da referida pesquisa, procura dar uma visão geral em relação ao desejado.
A justificativa de pesquisa serve como orientação para possíveis explicações em relação aos questionamentos traçados.
O problema de pesquisa insinua uma assertiva que deve ser comprovada ou refutada.
O planejamento de um caminho de investigação pela via da pesquisa exige que seja traçado um recorte particular do tema a ser estudado, delineando o objeto de estudo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...