Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
Colar em provas escolares, quando se é criança ou adolescente, é considerado pela psiquiatria, um forte indicativo de possível transtorno de conduta, na juventude, e transtorno da personalidade antissocial na vida adulta. Prova disso, é que a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) abrem capítulos específicos para a cola. Analisando esta informação, pode-se aferir que:
A cola não pode ser considerada como desvio de conduta, pois implica apenas num comportamento escolar.
Considerando-se a cola como doença, os indivíduos que a cometem, têm respaldo legal para fazê-lo, pois não têm consciência do ato.
Como ato ilícito que é, a cola sempre é punida como infração grave ou gravíssima, de atentado ao pudor e a ética social.
O hábito de colar, mesmo que inicialmente de uma forma inocente, pode levar a formação de uma conduta de desvio em outras situações cotidianas.
Como o ato de colar é pouco frequente, fazendo parte de uma estimativa irrisória, não se faz necessária uma preocupação maior com o problema.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A concepção sistêmica da adolescência extrapola os fatores individuais e coloca-se como processo relacional que se dá em um contexto familiar e sociocultural. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito às implicações da concepção sistêmica da adolescência para as ações educativas.
I Os programas devem incluir não apenas os adolescentes, mas também os demais segmentos envolvidos, destacando-se: a família, a escola, as instituições e os grupos de pares.
II Se a família como um todo não conseguir mudar seu funcionamento a partir da adolescência dos filhos, estará impedindo que eles cresçam e se desenvolvam. Assim, pela desestruturação familiar, o adolescente fica duplamente condenado, e o educador social fica impossibilitado de ajudá-lo.
III A política atual não permite incluir os pais de adolescentes nos espaços educativos e pedagógicos, em virtude dos custos e da falta de profissionais especialistas no quadro.
IV Por trás do fato de existirem crianças e adolescentes excluídos da escola, nas favelas, no trabalho precoce, em situação de risco, está a família desassistida pela política oficial, em especial quando se trata do enfrentamento das problemáticas com os filhos adolescentes.
V A violência doméstica é um fator de risco preponderante para o aumento de adolescentes em situação de rua, afastados do ambiente familiar e comunitário.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Situando a adolescência como uma fase específica do desenvolvimento humano que se caracteriza por mudanças e transformações múltiplas fundamentais para que o ser humano possa atingir sua maturidade e se inserir na sociedade no papel de adulto, julgue os itens subsequentes.
I A adolescência é muito mais do que uma etapa de transição. É um espaço precioso para receber influências, em especial do mundo extrafamiliar. Por essa razão, pode-se prescindir de ações socioeducativas integradas com as famílias.
II A adolescência, no contexto da realidade brasileira, deve ser abordada como uma realidade hegemônica, apesar da grande diversidade e da desigualdade das regiões e municípios brasileiros, tanto em seus aspectos naturais quanto nos sociais e culturais.
III Se, por um lado, encontra-se na sociedade atual o fenômeno da adolescência prolongada, a realidade brasileira aponta para um significativo contingente populacional de crianças que, pelas condições de pobreza de suas famílias, ficam impedidas de viver plenamente essa etapa do desenvolvimento, na medida em que são obrigadas a uma inserção precoce no mercado de trabalho.
IV A adolescência traz desafios constantes, que exigem disponibilidade e competências específicas. As ações educativas bem sucedidas no enfrentamento de tais desafios favorecem o desenvolvimento dos potenciais que essa fase da vida abriga.
V A falta do cuidado adequado com o adolescente pode representar não apenas o desperdício do potencial do jovem, mas sua exposição a situações de risco em relação ao seu desenvolvimento e, por vezes, riscos à sua própria vida.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A literatura especializada aponta que a delinquência juvenil é, frequentemente, praticada no contexto dos grupos de jovens. Acerca do trabalho junto aos grupos de adolescentes, assinale a alternativa correta.
Todos os grupos juvenis são organizados para cometer violência; portanto, o educador deve evitar trabalhar com grupos.
As lideranças dos grupos de adolescentes apresentam periculosidade e não merecem oportunidades porque tendem a manipular os mais fracos.
Os jovens vivem em grupo porque precisam dissimular seus atos de violência.
As disputas entre gangues juvenis representam um dos maiores desafios para o trabalho socioeducativo na atualidade.
A força ou a pressão grupal não contribui para a prática de violência por adolescentes.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Analise as afirmativas abaixo que se referem aos benefícios relativos à assistência social no Brasil.
I - O acesso aos benefícios da assistência social no Brasil é submetido a teste de meios para comprovar a renda familiar.
II - BPC é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social, do Sistema de Previdência Social e do Sistema Financeiro da Caixa Econômica Federal.
III - O BPC é dirigido a idosos e pessoas com deficiência, cujo valor pago por mês é de um salário mínimo.
IV - Os benefícios eventuais, embora não previstos em Lei Federal, vêm beneficiando a população pobre através do pagamento de auxílio por natalidade ou morte, ou para atender a necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
IV, apenas.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Considerando que a adolescência é um tempo de moratória entre o fim da dependência característica da infância e o início dos deveres, das responsabilidades e das obrigações próprios da idade adulta, assinale a alternativa correta.
O adolescente é um sujeito de direitos, não podendo receber sanções da lei.
Pela sua condição de minoridade, o adolescente fica isento de assumir seus atos de violência.
O cometimento de delitos pelo adolescente não pode receber conotação infracional.
O ECA inocenta totalmente o adolescente, reconhecendo-o como ser em desenvolvimento, alvo apenas da proteção judicial.
Por meio de medida socioeducativa, integrando aspectos sancionatórios e pedagógicos, o adolescente é inserido em um processo de responsabilização por seus atos.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Assinale a alternativa que apresenta uma das diretrizes pedagógicas preconizadas pelo SINASE.
Inclusão de ações afirmativas.
Consolidação de parcerias.
Diretividade no processo socioeducativo.
Realização de avaliações periódicas.
Estabelecimento de uma progressividade nas atividades dos adolescentes.
Os Centros de Referência da Assistência Social CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, responsáveis por executar os serviços:
De proteção social especial de alta complexidade.
De proteção social especial de média complexidade.
De proteção social básica.
De proteção social especial.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Ainda com relação ao ato infracional e suas vicissitudes, julgue os itens que se seguem.
I O primeiro e mais decisivo passo para o adolescente que pratica um delito vencer as dificuldades pessoais é a reconciliação do jovem consigo mesmo e com os outros.
II A reincidência caracteriza a trajetória dos adolescentes que cometem atos infracionais. Devido à condição de periculosidade constante, torna-se inviável conquistar uma nova forma de inserção na sociedade.
III O ato infracional deve ser considerado comportamento isento de motivação pessoal, uma vez que os adolescentes vivem pressionados pela condição de pobreza.
IV Os adolescentes em medida socioeducativa necessitam de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos.
V As omissões e transgressões, que violentam a integridade do adolescente e desviam o curso de sua evolução pessoal e social, exprimem-se nas mais diversas formas de conduta divergentes ou mesmo antagônicas à moralidade e à legalidade da sociedade que o marginalizou.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A proteção social de Assistência Social consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios para redução e prevenção do impacto das vicissitudes sociais e naturais ao ciclo de vida, à dignidade humana e à família como núcleo de sustentação afetiva, biológica e relacional, e é hierarquizada em:
Proteção próativa e proteção préativa.
Proteção à integridade e proteção à integração.
Proteção social básica e proteção social especial.
Proteção social especial e ação protetiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...