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Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.
Tratando-se de instituições geriátricas de caráter privado e filantrópico, os gestores do SUS não têm o poder de fiscalizar e aplicar normas de funcionamento do trabalho realizado nas referidas instituições.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A profissão de serviço social alcançou o seu amadurecimento científico a partir da década de 90 do século XX, com a ampliação da produção acadêmica e bibliográfica, a formação de grupos de pesquisa filiados às instituições de fomento, bem como a ampliação dos cursos de pós-graduação strictu sensu. O método que se tornou referência nas produções do serviço social foi a dialética materialista, que constitui um instrumento de análise da realidade. Assinale a alternativa que apresenta uma característica do método citado.
A lógica dialética introduz na compreensão da realidade o princípio da harmonia.
A contradição é algo que ocorre eventualmente na história, fator que explica a transformação social.
A realidade humana deve ser analisada por meio do mergulho na interação interpessoal.
Os fenômenos econômicos são produtos da produção e da reprodução da sociedade pelos sujeitos históricos.
A história dos fatos econômicos e sociais é feita frequentemente sem conexão com a história das ideias.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.
Quando idosos abrigados em instituições de longa permanência (ILPI) necessitam de assistência médica ou de enfermagem permanente, é recomendada a sua permanência na referida instituição, de forma a impedir o seu sofrimento psíquico e o agravamento das condições de saúde.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Para Paulo Freire (1968), a autonomia é compromisso ético que estabelece exigências para educando e educador: dedicação e zelo pela vida acadêmica, disposição de sempre buscar amadurecer e qualificar seus conhecimentos. A autonomia pressupõe uma concepção emancipatória de educação. Assinale a alternativa que corresponde às ideias defendidas pelo autor acerca da pedagogia da autonomia no processo de desenvolvimento do adolescente.
Torna-se autônomo quem constrói em si mesmo a capacidade de fazer e impor a lei.
O sujeito aprende quando passa da heteronomia para a autonomia, isto é, quando se emancipa dos seus pais.
O ato de ensinar propicia ao sujeito a experiência profunda de assumir-se. Essa assunção de nós mesmos, por vezes, implica a exclusão do outro.
Ensinar, na perspectiva emancipatória, é socializar-se, aceitando sem recusas e críticas a autoridade dos superiores.
Educar é investir na formação de um ser humano autônomo, capaz de transformar-se e consciente de que não é possível transformar o mundo.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da política nacional do idoso, julgue os itens a seguir.
O idoso quando desabrigado e sem família tem o seu atendimento priorizado em órgãos públicos e privados, que prestam serviços a esse segmento populacional.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Paulo Freire lutou para alfabetizar e conscientizar a gente pobre brasileira. Com base nas ideias defendidas por ele com relação ao desenvolvimento da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta.
Paulo Freire acreditava nos homens e na criação de um mundo em que fosse menos difícil amar.
Como cientista da educação, Paulo Freire não se comprometeu com posições de fé.
A luta pela educação do povo pobre renova a tradição da educação libertadora.
É preciso acreditar nos homens oprimidos, pois eles também são capazes de pensar certo.
Paulo Freire afirmava que ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.
Serviço Social - Supervisão e assessoria técnica no Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Na perspectiva da mediação de conflitos, assinale a alternativa correta.
A não violência proposta pela prática da mediação de conflitos é sempre confundida com a passividade diante do mal e da justiça.
Ao mediador, cabe conduzir o processo, centralizando em sua pessoa todos os canais de comunicação.
A ação do mediador de conflitos não tem compromisso com a responsabilização das pessoas pelos atos de violência cometidos. Assim que encontrar as provas necessárias, o mediador deve encaminhar os culpados à justiça para cumprir sentença judicial.
A resolução de conflitos de forma não violenta é um princípio da mediação de conflitos.
Toda a intervenção de mediação precisa ter presente uma autoridade para garantir o encaminhamento da solução do problema.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Assinale a alternativa correta, considerando a conceituação da mediação de conflitos.
Cultura da paz na perspectiva da mediação é conviver com os conflitos ou até provocá-los, se for o caso, para fazer que cada um assuma seus compromissos na efetivação da ordem democrática.
A paz, como bem reforça o senso comum, é a ausência de guerras e a submissão calada à ordem instituída.
Mediar conflitos é fazer calar a parte mais fraca, para garantir a palavra daquele que está com a razão.
Dialogar significa reconhecer a outra pessoa como um ser humano, capaz de pensar, mas o mediador reconhece que as pessoas em conflito são incapazes de fazer acordos e cumpri-los dentro do prazo determinado.
Mediação é, necessariamente, conciliação.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Analisando os Textos I e II, na perspectiva de se considerar aspectos sociais e culturais na prática de planejamento do espaço, conclui-se que
o Texto I contradiz parcialmente o Texto II.
o Texto I nega completamente o Texto II.
o Texto II complementa especificamente o Texto I.
o Texto II retifica conceitualmente o Texto I.
os Textos abordam aspectos estranhos entre si.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Constitui desafio histórico da Secretaria Especial de Direitos Humanos, que participou na criação do SINASE,
a necessidade de fiscalização e monitoramento dos programas de execução socioeducativo.
a redução dos recursos orçamentários específicos da área, mantendo a otimização dos recursos já existentes.
a inclusão do adolescente em conflito com a lei em programas especializados e independentes das demais políticas públicas e sociais.
a liberação do sistema socioeducativo do compromisso com os egressos.
o reordenamento institucional das unidades de internação pela epidemia do crack.
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