Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Muitas políticas sociais estão diretamente relacionadas ao atendimento de famílias. Considerando o debate teórico sobre família, assim como o trabalho do assistente social nesse campo, é correto afirmar que:

    A) A família passou a ser um sujeito privilegiado de intervenção do Serviço Social a partir da Constituição Federal de 1988.

    B) No trabalho com famílias, o assistente social deve vincular a satisfação das necessidades sociais à competência ou incompetência individual /das famílias.

    C) Na década de 1990, a questão da família no Serviço Social teve pouca visibilidade se comparada à produção sobre política social e direitos sociais, embora tenha sido anunciada sua pertinência.

    D) As necessidades expressas nas famílias e pelas famílias são “casos de família” e, por conseguinte, as questões que as afligem se circunscrevem no campo da competência ou incompetência delas próprias enquanto sujeitos.

    E) Desde o final dos anos de 1920, houve uma grande incorporação da chamada terapia familiar de orientação sistêmica na prática dos assistentes sociais brasileiros, particularmente aqueles vinculados à área da saúde mental.

A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para a adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude. Em tais casos, serão cadastrados para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de _____, contados a partir do acolhimento.

    A) 02 anos.

    B) 18 meses.

    C) 60 dias.

    D) 30 dias.

    E) 45 dias.

Quanto aos direitos sociais dos pacientes com doenças renais crônicas, julgue o item a seguir.


Em caso de falecimento do portador de doença renal crônica e se ele for beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), essa prerrogativa será transferida aos dependentes.

Tendo como base os fundamentos históricos e teórico- -metológicos da profissão e tomando como referência o Serviço Social na década de 1990, assinale a alternativa correta.

    A) A direção social que orienta o projeto hegemônico da profissão tem como referência a relação orgânica com o projeto da classe burguesa.

    B) O movimento de precarização e de mudanças no mercado de trabalho dos profissionais brasileiros ficou fora do debate dos assistentes sociais nessa conjuntura.

    C) As transformações societárias que caracterizam os anos de 1990 encontram um Serviço Social consolidado, maduro e que se afirma na sociedade brasileira ao longo dessa década

    D) A consolidação do projeto ético-político, teórico metodológico e operativo, que foi construindo, particularmente, sob a influência da tradição marxista, perde centralidade nos anos de 1990

    E) O chamado projeto ético-político profissional é descaracterizado pelo Código de Ética de 1993, pelas Diretrizes Curriculares de 1996 e pela Legislação que regulamenta o exercício profissional de 1993.

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, individual, intransferível, não vitalício e financiado com recursos da seguridade social alocados no Fundo Nacional de Assistência Social (FREITAS, 2010). No que concerne à fala do autor, a revisão do Benefício de Prestação Continuada, acontece há cada:

    A) 03 anos.

    B) 02 anos.

    C) 01 ano.

    D) 06 meses.

    E) 04 anos.

Em relação às possibilidades das atribuições dos(as) assistentes sociais na rotina de pacientes em tratamento de diálise, julgue o item a seguir.


Grau de satisfação do tratamento e aderência ao tratamento não são abordagens a serem consideradas na atuação do(a) assistente social, sendo mais relevante e técnico observar o envolvimento familiar e o grau de informação que os pacientes possuem a respeito do tratamento em nível socioeconômico e cultural.

A partir do Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigência, assinale, a seguir, um de seus princípios fundamentais.

    A) Defesa dos direitos humanos e aceite do arbítrio e do autoritarismo.

    B) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial e exclusiva da profissão

    C) Recusa do pluralismo, como forma de assegurar o respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas

    D) Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

    E) Reconhecimento da liberdade como valor ético central com desconsideração das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, uma vez que as mesmas não dependem da ação profissional.

Trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando-se objetivamente a questão ou situação social analisada e os objetivos do trabalho solicitada e apresentado; a analise da situação referenciadas em fundamentos teóricos, éticos e técnicos inerentes ao Serviço Social. Portanto, com base em um estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo (CFESS, 2003, p. 61). A citação acima fala de qual instrumental técnico?

    A) Relatório Social.

    B) Análise Institucional.

    C) Diagnóstico Social.

    D) Laudo Social.

    E) Parecer Social.

Em relação às possibilidades das atribuições dos(as) assistentes sociais na rotina de pacientes em tratamento de diálise, julgue o item a seguir.


A abordagem transdisciplinar é imprescindível para que os pacientes sejam vistos em sua totalidade.

Considerando os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

    A) A ideário católico não está relacionado à gênese do Serviço Social brasileiro.

    B) O primeiro suporte teórico-metodológico para a qualificação técnica do Serviço Social, sua prática e modernização, foi buscado na matriz da teoria social crítica.

    C) A perspectiva marxista foi absorvida pelo Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras ao desenvolvimento da sociabilidade capitalista.

    D) A contribuição do Serviço Social brasileiro, em sua gênese, é marcada por uma intervenção sobre valores e comportamentos de seus “clientes” na perspectiva de sua integração à sociedade, ou melhor, nas relações sociais vigentes

    E) As tendências de análise e as interpretações acerca da profissão são derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade e se configuram como homogêneas, embora permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...