Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos espaços sócio-ocupacionais, o Assistente Social é portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e apoiado em valores radicalmente humanos. Nessa linha, o seu trabalho, deverá ser pautado por:

    A) Socializar as informações aos usuários, enquanto uma das atividades que estão sob sua responsabilidade, realizando meros repasses de dados sobre as normas e recursos legais.

    B) Ampliar as possibilidades de condução do trabalho no horizonte do projeto profissional utilizando-se de estratégias técnicoprofissionais, sendo que as estratégias políticoprofissionais não devem compor o escopo de sua atuação profissional.

    C) Adotar posturas de colaborações e de consenso, substituindo práticas de confronto, que objetivem a incorporação de estratégias compreendidas como passivizadoras das lutas sociais presentes, esvaziando assim, o conteúdo político de demandas dos usuários, focando seu trabalho nas demandas sociais trazidas pelos mesmos.

    D) Adotar estratégias político-profissionais que ampliem bases de apoio no interior do espaço ocupacional e somem forças com segmentos organizados da sociedade civil, que se movem pelos mesmos princípios éticos e políticos.

    E) Preservar as análises unilaterais, que separam as relações sociais e suas contradições para o fortalecimento das leituras do trabalho com vieses fatalistas e messiânicos.

Em relação às possibilidades das atribuições dos(as) assistentes sociais na rotina de pacientes em tratamento de diálise, julgue o item a seguir.


A tipologia familiar não representa fator que influencia no tratamento de pacientes dialíticos.

Considerando o denominado Projeto Ético-Político do Serviço Social, a partir de sua construção inicial pela categoria, é correto afirmar que:

    A) Efetiva-se integralmente na realidade.

    B) A dimensão jurídico-política da profissão é dissociada do Projeto Ético-Político profissional.

    C) Articula em si mesmo uma imagem ideal da profissão, assim como os valores que a legitimam, sua função social, seus objetivos e conhecimentos teóricos e saberes interventivos

    D) Está impresso em documento construído coletivamente e distribuído à categoria profissional pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para amplo conhecimento e divulgação

    E) É impossível identificar e/ou sistematizar os seus elementos constitutivos e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão, uma vez que se alteram dialeticamente.

O processo de avaliação de política e programas sociais pode se constituir como um instrumento de conquista de direitos sociais e um dos pontos de sua força se encontra na capacidade de publicizar as informações. Nesta linha, suas principais características são:

I - Forma de pesquisa social aplicada, sendo, portanto, uma atividade sistemática, planejada e dirigida.

II - Identifica, obtém e propicia informações válidas e confiáveis suficientes e relevantes para fundamentar um juízo sobre o mérito ou valor de um programa ou atividade específica.

III - Serve de base para tomada de decisão racional sobre o desenvolvimento de programas ou ações.

Está correto o que consta em:

    A) I apenas.

    B) II apenas.

    C) III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I, II e III.

Em relação às possibilidades das atribuições dos(as) assistentes sociais na rotina de pacientes em tratamento de diálise, julgue o item a seguir.


Entrevista social, visitas domiciliares e orientação de pacientes e familiares são rotinas que devem ser adotadas pelo(a) profissional de Serviço Social no contexto do atendimento na área da nefrologia.

A partir das definições presentes na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), considerando o disposto sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estão corretas as seguintes afirmativas, EXCETO:

    A) A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.

    B) A instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social tem como uma de suas responsabilidades normatizar e padronizar o emprego e a divulgação da identidade visual do SUAS.

    C) A chamada proteção social básica refere-se ao conjunto de serviços, programas e projetos que têm como um de seus objetivos contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários

    D) Os CRAS e os CREAS são unidades públicas estatais que possuem interface com as demais políticas públicas e articulam, coordenam e ofertam os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.

    E) As proteções sociais básica e especial são ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS, respeitadas as especificidades de cada ação.

A análise de uma política social ou de um programa em elaboração, tendo em vista antecipar aspectos a serem considerados no processo decisório, é uma avaliação:

    A) Ex posteriori.

    B) De monitoramento.

    C) De impacto.

    D) Ex ante.

    E) De processo.

Quanto aos direitos sociais dos pacientes com doenças renais crônicas, julgue o item a seguir.


No Distrito Federal, por medida de lei, ficam reconhecidos, para todos os fins de direito, os indivíduos com doenças renais crônicas como pessoas portadoras de deficiência orgânica, tendo eles prioridade (atendimento preferencial) em agências bancárias, supermercados, lotéricas e serviços de saúde e assistência social, entre outros.

Tomando como referência o surgimento e o desenvolvimento do Serviço Social no período de 1930 a 1964, bem como a ação profissional na área da saúde, assinale a alternativa correta.

    A) Na década de 1930, a área da saúde foi a que concentrou maior quantitativo de profissionais.

    B) A formação profissional, em seus anos iniciais, não dispunha de disciplinas relacionadas à Saúde

    C) A conjuntura de 1930 a 1945 caracteriza o surgimento da profissão no Brasil, com influência estadunidense

    D) A partir de 1945 a influência europeia na profissão substituiu a norte-americana, que marcou os anos de 1930, tanto no nível da formação profissional quanto nas instituições prestadoras de serviços.

    E) A expansão do Serviço Social no país ocorre a partir de 1945, relacionada com as exigências e necessidades de aprofundamento do capitalismo no Brasil e às mudanças que ocorreram no panorama internacional, em função do término da 2ª Guerra Mundial.

No que concerne aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) A perspectiva de modernização conservadora do Serviço Social tinha uma relação conflituosa com a ideologia desenvolvimentista da autocracia burguesa ditatorial.

( ) A vertente de reatualização do conservadorismo representava a negação do perfil profissional tradicional.

( ) Não se pode explicar a expansão e modernização/refuncionalização do Serviço Social brasileiro sem analisar a dinâmica do regime ditatorial.

( ) Foi no contexto da crise do modelo de desenvolvimento econômico criado pela ditadura militar que surgiram as condições para o surgimento de vertentes críticas do Serviço Social, como a de reatualização do conservadorismo.

    A) V,F,F,V.

    B) V,V,V,F.

    C) F,F,VV.

    D) F,V,F,V

    E) F,F,V,F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...