Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O SUAS − Sistema Único de Assistência Social materializa o conteúdo da LOAS − Lei Orgânica de Assistência Social, define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de Assistência Social, possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede sócio-assistencial bem como os eixos estruturantes dessa política. Dentre esses eixos, podemos citar:
matricialidade sóciofamiliar, universalização da proteção social e defesa social e institucional.
descentralização político-administrativa e territorialização, vigilância social e política de recursos humanos.
desafio da participação popular/cidadão usuário, financiamento e novas bases para a releção entre Estado e sociedade civil.
informação, monitoramento e avaliação nos subsistemas desse modelo de gestão.
defesa social e institucional, controle social e desafio da participação popular.
Serviço Social - Serviço Social e promoção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) 2005/IBGE, o Brasil tem aproximadamente 18.500.000 idosos, o que representa 10,5% da população do país. Em relação à Política Nacional do Idoso, julgue os itens seguintes.
Na área de cultura, esporte e lazer, é de competência exclusiva das entidades sociais do terceiro setor o desenvolvimento de atividades com vistas a valorizar o registro da memória e a transmissão de informações e habilidades do idoso aos mais jovens, como meio de garantir a continuidade e a identidade cultural.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O governo de determinado estado contratou uma equipe de profissionais para analisar e apresentar projetos capazes de alterar os indicadores sociais que expõem adolescentes e jovens ao risco de abandono escolar. Sinalizou, para tanto, a necessidade de ações articuladas entre distintos órgãos de natureza pública, bem como o envolvimento de diversos segmentos sociais no âmbito local. Nessa situação hipotética, considerando a intervenção profissional do assistente social na referida equipe, no sentido de atender à demanda apresentada, julgue os itens que se seguem.
Para a obtenção de informações qualitativas, é suficiente que o assistente social faça uso da observação como recurso para inferir sobre o porquê do comportamento dos jovens e suas famílias na comunidade local.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Foi solicitado a um assistente social, integrante em uma equipe de saúde mental, atuar em uma escola pública, no caso de um aluno adolescente que cumpre medida socioeducativa por tráfico e uso de droga. A proposta da escola é que se realize um trabalho preventivo, uma vez que os professores e pais demonstram preocupação com o uso de drogas. Neste caso, o assistente social, prioritariamente, entre outras ações, deve
propor a criação de um espaço de reflexão na escola, onde se reúnam professores, pais e funcionários para orientá-los quanto ao uso de drogas e demais dúvidas que envolvam o caso.
levantar, na Vara de Infância, todos os dados que envolvam o aluno quanto ao cumprimento da medida socioeducativa.
convocar a direção da escola para uma entrevista na Unidade de Saúde para melhor compreender e encaminhar o caso.
solicitar a presença da família e proceder o estudo do caso para posterior encaminhamento.
requisitar a presença da equipe técnica da instituição social que propôs a medida socioeducativa para obter informações sobre o uso de drogas.
Serviço Social - Serviço Social organizacional - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
No bojo do processo de reestruturação industrial, de flexibilização do processo produtivo de incisiva qualificação profissional, adaptabilidade e multiplicidade de competências, que exige do trabalhador maior participação e envolvimento, o trabalho se torna "parte" da produção em troca de uma série de políticas de incentivos simbólicos. Dessa forma, reeditam-se novos conteúdos para a prática do Assistente social, que irá corroborar com a formação de um comportamento produtivo compatível com as exigências atuais da empresa. Nesse entendimento, considera-se que
as empresas consideram o Serviço Social como instrumento promotor da adesão do trabalhador às novas necessidades e, para isso, refuncionalizam suas demandas sob o manto da inovação e da modernidade.
o assistente social como profissional liberal operacionaliza sua prática de forma a conciliar a demanda do usuário com o da instituição.
o profissional é solicitado a envolver o trabalhador no processo produtivo, já que, como participante da gestão, ele pode questionar a linha de decisão.
o trabalhador múltiplo é um exemplo do modelo taylorista de produção, que procura desenvolver todas as potencialidades necessárias ao processo produtivo.
o Trabalho do Serviço Social é de cunho educativo, que tem como vertente a vinculação dos direitos dos trabalhadores como forma de embate direto com a empresa , prática muito bem aceita pelas instâncias empregadoras.
Os serviços de proteção social básica, conforme disposto na Política Nacional de Assistência Social, serão executados
exclusivamente nos CRAS − Centros de Referência de Assistência Social e CREAS − Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
de forma direta nos CRAS − Centros de Referência de Assistência Social e de forma indireta nos CREAS − Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
de forma direta nos CRAS − Centros de Referência de Assistência Social e em outras unidades básicas e públicas de assistência social e de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social.
exclusivamente nos CRAS − Centros de Referência de Assistência Social.
preferencialmente pelas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS − Centros de Referência de Assistência Social.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Entre as características do serviço social contemporâneo destacase a orientação que a profissão possui na defesa dos direitos dos trabalhadores. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Com a aprovação do Código de Ética do Assistente Social atual é que ocorreu a ruptura do universo profissional com a base filosófica tradicional, conservadora, que norteava a ética da neutralidade, e a afirmação de um novo perfil do profissional, não mais como um agente subalterno e executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A categoria profissional é uma unidade não-identitária, nela estão presentes projetos individuais e societários diversos por isso mesmo a construção de um projeto profissional deve dar-se com a nítida consciência de que o ...... é um elemento factual da vida social e profissional, não devendo ser confundido com o ...... e com o ...... .
Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima
pragmatismo, fatalismo e conservadorismo.
dogmatismo, ecletismo e conservadorismo.
pluralismo, messianismo e marxismo.
pluralismo, ecletismo e liberalismo.
progmatismo, fatalismo e liberalismo.
A inserção da política de Assistência Social na Seguridade Social aponta para seu caráter de política de Proteção Social. Entendendo-se Proteção Social como formas institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros, conforme posto na PNAS − Política Nacional de Assistência Social ela deve garantir segurança de
rendimento, de autonomia e de participação.
concessão de benefícios, de controle social e convívio familiar e comunitário.
respeito, de dignidade e de promoção.
promoção, de participação e de centralidade na família.
sobrevivência, de acolhida e de convívio familiar.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
À luz do texto acima apresentado e do assunto nele mencionado, julgue os itens a seguir.
Desde final dos anos 70, do século passado, debate-se uma forma de combate à pobreza, de modo a garantir um mínimo de renda para os indivíduos ou famílias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...