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Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As formas de exploração do trabalho infantil definidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) incluem
I a escravidão, a venda e o tráfico de crianças, a servidão por dívida, a concepção de servo e o trabalho forçado ou obrigatório de crianças e adolescentes.
II a utilização, o recrutamento ou a oferta de crianças para prostituição, produção de pornografia ou atuações pornográficas.
III a utilização, o recrutamento ou a oferta de crianças para realização de atividades ilícitas, em particular a produção e o tráfico de drogas.
IV as atividades laborais que, por sua natureza ou pelas condições em que são realizadas, sejam prejudiciais à saúde, à segurança ou à moral das crianças.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
É solicitado do profissional de Serviço Social, além das rotinas institucionais, buscar apreender o movimento da realidade para detectar tendências e possibilidades nela presentes, delas apropriando-se e transformando-as em projetos e frentes de trabalho. Assim, a conjuntura não condiciona unidirecionalmente as perspectivas profissionais; todavia impõe limites e possibilidades. Essa compreensão é muito importante para que sejam evitadas atitudes
politizadas e de militantismo.
fatalistas ou messiânicas.
assistencialistas ou libertadoras.
inovadoras e inócuas.
paliativas e temporárias.
As ações na área de assistência social são organizadas em sistema descentralizado e participativo, constituído pelas entidades e organizações de assistência social que articule meios, esforços e recursos, e por um conjunto de instâncias deliberativas compostas pelos diversos setores envolvidos na área. Sobre a organização e gestão da assistência social, é correto afirmar que:
A instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social é o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
As ações de assistência social, no âmbito das entidades e organizações de assistência social, observarão as normas expedidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) órgão responsável por sua fiscalização e controle.
As ações das três esferas de governo na área de assistência social realizam-se de forma articulada, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e à coordenação e execução dos programas, em suas respectivas esferas, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
A União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal não podem celebrar convênios com entidades e organizações de assistência social.
O funcionamento das entidades e organizações de assistência social não depende de prévia inscrição no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, conforme o caso.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das diversas medidas socioeducativas, assinale a opção correta.
A A internação constitui medida privativa da liberdade e independe de autorização judicial.
A aplicação do regime de semiliberdade não pode exceder ao prazo de seis meses.
Na aplicação da liberdade assistida, cabe ao orientador supervisionar a freqüência e o aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula.
A remuneração das tarefas realizadas durante a prestação de serviços à comunidade deve limitar-se ao valor mensal de até dois salários mínimos.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito das concepções de política social, cidadania e direitos sociais no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A política social possui identidade própria devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, em detrimento dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A relação setorialidade e intersetorialidade é uma construção contínua. É preciso combinar as duas dimensões: setorial e intersetorial, com dever do Estado e direito de cidadania. Para desenvolver uma estratégia da intersetorialidade democrática que consolide direito é preciso considerar princípios de gestão, que precisam ser combinados. Um dos princípios é o da valorização
da sociedade.
da homogeneidade.
da heterogeneidade.
da centralidade.
da especialidade.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é provisão não contributiva da Assistência Social, assegurada pela Constituição Federal, ao estabelecer o campo da seguridade social (art. 203 e 204). Sobre este benefício é INCORRETO afirmar que:
Ao compor o conjunto de garantias da Assistência Social, este benefício materializa-se como medida da seguridade social, por sua vez, cumprindo objetivos de proteger segmentos em situação de vulnerabilidade, mediante transferência de renda, no valor de um salário mínimo às pessoas idosas e às pessoas com deficiência sem meios de prover a sua sobrevivência.
O BPC integra o conjunto de cobertura do Sistema Único de Assistência Social/SUAS constituindo, como prestação de transferência de renda, as ofertas da proteção social especial, dada a sua natureza e nível de complexidade.
Começou a ser concedido somente a partir 1996.
O BPC teve uma trajetória inicial apartada da assistência social, desarticulada das demais ações, experimentando um distanciamento do ponto de vista da condução da política, sem visibilidade e sem sua apropriação.
Dentre as iniciativas para imprimir um novo modo de conceber e gerir o BPC, o advento do Sistema Único de Assistência Social foi fundamental e, com este, a nova política – PNAS/2004 e a Norma Operacional Básica – NOB/SUAS/2005, vislumbrando o lugar do BPC.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sobre a prática de ato infracional e a aplicação de medidas socioeducativas, julgue os itens seguintes.
I É considerada como ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal.
II São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos de idade, sujeitos às medidas previstas em lei, cuja idade deve ser considerada à data de apuração do ato infracional.
III A medida de internação poderá ser aplicada quando se tratar de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência contra a vítima.
IV A medida socioeducativa aplicada ao adolescente autor de ato infracional independe de sua capacidade de cumpri-la.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
São elementos constitutivos da esfera pública:
poder instituído, marketing e representação de ideais.
transparência de informação, sociedade política e sociedade civil.
terceiro setor, poder estatal e cidadania.
representação de interesses coletivos, democratização e controle social.
mercado, sociedade civil e direito social.
As contradições existentes no cenário brasileiro tensionam a proposta do Sistema de Seguridade Social e, conseqüentemente, ameaçam a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Nesta perspectiva, podese afirmar que:
A implantação do SUAS irá requerer a defesa da Seguridade Social, como uma questão estratégica de enfrentamento ao contexto nacional, numa perspectiva condizente com o modelo excludente e subordinado ao capital estrangeiro vigente em nosso país.
Este tema não assume particular importância frente ao projeto ético-político da categoria profissional do assistente social.
Diante desta realidade urge romper definitivamente, e em todas as instâncias, com a prática profissional participativa conectada com a mobilização e organização popular.
A ausência da participação da sociedade civil na implantação do SUAS poderá ser responsável pela implantação de um modelo capaz de romper com a concepção do velho paradigma da assistência social.
Para a efetiva implantação do SUAS não basta democratizar por meio de uma participação institucionalizada, como é o caso da criação dos conselhos gestores, para que haja avanço na ampliação do acesso aos direitos sociais.
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