Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A regulação, o financiamento e a prestação dos serviços de saúde constituem-se nas três macro- funções dos sistemas de serviços de saúde, segundo Eugênio Vilaça. Sobre a regulação é correto afirmar que
a regulação estatal, a auto-regulação, a regulação social e a regulação mercadológica são as formas sob que se pode apresentar a regulação dos sistemas de serviços de saúde. Seus modelos reguladores correspondentes são: o modelo tecnocrático, o modelo de auto-regulação profissional, o modelo democrático e o modelo baseado no livre mercado.
a regulação é um ramo da economia da saúde que consiste na mobilização de recursos financeiros para fins de criação de fundos de assistência à saúde nos níveis primário, secundário e terciário.
há uma única forma de regulação. Essa ficou definida, em 1988, quando a Constituição da República Federativa do Brasil instituiu o Sistema Único de Saúde, delegando ao Poder Público essa função.
são papéis reguladores: os de normalização, os de promotoria, os de superintendência e os de coordenadoria
Serviço Social - O Serviço Social nas ONGs - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O Assistente Social contribui para a ruptura de uma cultura de tutela, vigente na relação entre os segmentos subalternizados e a gestão governamental, na implementação de programas de combate à pobreza para segmentos em situação de risco e vulnerabilidade social o Assistente Social deve
desenvolver ações pautadas na defesa dos valores individuais.
desenvolver uma atitude crítica em relação aos grupos subalternos, identificando suas estratégias de falseamento da situação de pobreza em que se encontram.
criar condições efetivas de participação dos usuários na gestão e no controle dos serviços prestados pelas organizações governamentais e não-governamentais.
criar condições efetivas de adesão dos usuários aos objetivos e às metas do programa, de modo a anular resistências e outras formas de confronto.
envolver os usuários no processo de prestação de serviços, para reduzir despesas administrativas e privilegiar o atendimento dos mais pobres na população-alvo
Serviço Social - Supervisão e assessoria técnica no Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
É dever do Assistente Social, no atendimento ao usuário,
Discorrendo acerca do que os gestores deveriam saber em relação aos sistemas de serviços de saúde, Eugênio Vilaça afirma que
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que se equivalem, segundo as próprias definições da Organização Mundial de Saúde – OMS .
embora a OMS indique como apropriada a expressão sistema de serviços de saúde, na verdade, não há diferença entre sistema de saúde e sistema de serviços de saúde. Costuma-se empregar largamente a primeira denominação – sistema de saúde –, em razão de seu uso ter, de fato, antecedido ao da segunda.
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são distintos. Um sistema de serviços de saúde é menos que um sistema de saúde. O sistema de serviços de saúde é um sistema social temático e unissetorial que apresenta uma arquitetura e uma fisiologia
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que concorrem entre si. E que a OMS prefere que se adote, para não se incorrer em erro, uma forma mais completa que incorpora o sentido de ambas: sistema de serviços e saúde.
Costa elenca como núcleos de objetivação do trabalho do Assistente Social nos serviços de saúde:
o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; o desenvolvimento de atividades de apoio pedagógico e técnico-político.
a interpretação de normas e rotinas; o planejamento e assessoria; a redefinição das competências ocupacionais; a cooperação vertical e a cooperação horizontal
a implementação dos serviços parciais; o planejamento e assessoria; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; a cooperação vertical e a cooperação horizontal.
o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; a implementação dos serviços parciais; a redefinição das competências ocupacionais
Segundo Costa, o trabalho do Assistente Social na área da saúde cumpre um papel de fundamental importância. Assinale-o
Romper o "elo orgânico" entre os níveis diversos do Sistema Único de Saúde e, ao mesmo tempo, reforçar a cooperação horizontal
Homogeneizar as demandas dos usuários para que ganhem força de pressão, redundando, assim, numa maior qualidade na prestação de serviços de saúde.
Promover tanto uma interação interna entre os distintos níveis de prestação de serviços de saúde quanto uma interação entre as políticas de saúde e as demais políticas sociais e/ou setoriais.
Demarcar o lugar específico da política de saúde em relação às outras políticas sociais e/ou políticas setoriais
Marque a opção NÃO compatível com o que se define por Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira.
A precedência da gestão pública da política, o alcance de direitos sócio-assistenciais pelos usuários, a matricialidade sócio-familiar, a territorialização, a valorização da presença do controle social e, também, a informação, monitoramento, avaliação e sistematização de resultados são alguns dos eixos estruturantes da gestão do SUAS
Dentre os princípios organizativos do SUAS, é possível citar: a descentralização político- administrativa com competências específicas e comando único em cada esfera de governo; a articulação intersetorial de competências e ações entre SUAS e o Sistema Nacional de Previdência Social, gerando vínculos entre sistemas contributivos e não contributivos.
Tendo em vista o respeito ao princípio da universalidade, o SUAS põe em suspenso as diversidades das regiões que sejam decorrentes de características culturais, socioeconômicas e políticas, uma vez que há que se reconhecer que os usuários de um sistema único devem ser tratados de forma igualitária.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Todo projeto de pesquisa social deve conter:
1. o problema de pesquisa, os questionamentos do pesquisador sobre a realidade.
2. estado da arte sobre o problema, de forma aprofundada.
3. definições precisas quanto aos procedimentos de amostragem, instrumentos e técnicas de coleta de dados.
4. hipóteses de trabalho ou as respostas iniciais do pesquisador ao problema de pesquisa.
5. a indicação da unidade de análise a ser focalizada.
Estão corretas as afirmativas
1 e 2 apenas.
3, 4 e 5 apenas
1, 4 e 5 apenas.
2, 3, 4 e 5 apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O final dos anos 80 e o início dos anos 90 do século passado, no âmbito da organização da categoria profissional, foram marcados pela construção das bases legais que amparam o exercício profissional estabelecendo os direitos e os deveres assegurados no Código de Ética e na Lei de Regulamentação da Profissão. Estes conformam o projeto ético-político que, nos últimos anos, vem norteando as ações das entidades e da categoria profissional. A partir desse contexto, julgue os itens que se seguem.
A relação entre ética e práxis profissional requer a visualização dos processos sociais histórico-concretos, por meio de reflexão e elaboração teórica capaz de identificar não só os desafios, mas, também, as alternativas a serem enfrentadas.
A assistência social, ao ser alçada à condição de política pública pelo texto constitucional de 1988, passou a ter sua formulação e execução "acompanhada por mecanismos institucionais de democratização e de controle social" (Raichelis, 2006), que são:
os Conselhos de Assistência Social e a Secretaria Nacional de Assistência Social
o Conselho Nacional de Política Social e a Secretaria Nacional de Assistência Social.
os Conselhos e as Conferências de Assistência Social.
o Ministério Público e a Secretaria Nacional de Assistência Social
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...