Questões de Serviço Social

Lista completa de Questões de Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A entrevista, como um importante instrumento de coleta de dados na pesquisa social:

  • A.

    é do tipo estruturada, quando o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido, de modo a obter respostas às mesmas perguntas, de todos os entrevistados

  • B.

    impede que os dados obtidos sejam quantificados e possam ser submetidos a tratamento estatístico.

  • C.

    exige a utilização de amostragem estatística na delimitação do quantitativo de sujeitos a serem investigados.

  • D.

    tem sua validade circunscrita a situações que possam ser verificadas pelo pesquisador, através de outros procedimentos.

  • E.

    é um instrumento construído com o obejtivo de medir a intensidade das opiniões e atitudes de maneira precisa e mensurável.

Para se evitar o risco de uma conclusão de fracasso imprecisa em relação a uma política pública ou um programa social, Arretche adverte que

  • A.

    o avaliador deve conhecer com precisão o desenho inicial dessa política ou programa, e proceder com a avaliação a partir dele. E considerar, ainda, que fatores de ordem moral e ética são grandemente responsáveis pelos desvios que provocam a distância entre o planejado e o finalizado.

  • B.

    o avaliador deve perseguir o grau de fidelidade dos responsáveis pela implementação da política pública ou programa social, àquilo que foi planejado, sob pena de serem incluídas no processo de avaliação variáveis alheias aos mesmos.

  • C.

    o avaliador deve tomar o desenho inicial desse programa ou política como único parâmetro.

  • D.

    o avaliador deve ter em mente que as políticas públicas ou programas sociais modificam-se no curso de sua implementação, razão por que entre o seu desenho inicial, com seus respectivos meios previstos por seus formuladores, e o produto final vai ser verificada uma distância decorrente de decisões econômicas, políticas e institucionais.

O final dos anos 80 e o início dos anos 90 do século passado, no âmbito da organização da categoria profissional, foram marcados pela construção das bases legais que amparam o exercício profissional estabelecendo os direitos e os deveres assegurados no Código de Ética e na Lei de Regulamentação da Profissão. Estes conformam o projeto ético-político que, nos últimos anos, vem norteando as ações das entidades e da categoria profissional. A partir desse contexto, julgue os itens que se seguem.

Os fundamentos sócio-históricos da ética têm origem na práxis consciente que possibilita ao indivíduo constituir-se como ser social e, em seu sentido mais profundo, agir com liberdade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei Federal N.° 8742, de 7 de dezembro de 1993, já desde 1988, a assistência social está inscrita como um dever do Estado e um direito do cidadão. Em relação à assistência social é ainda possível afirmar, corretamente, que

  • A.

    se trata de uma política de segurança social de amparo às crianças e aos adolescentes em situação de risco pessoal e social.

  • B.

    será prestada de forma seletiva àqueles que tenham, em algum momento, recolhido contribuição ao INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, visto que ela é um ramo da política de previdência social.

  • C.

    se trata de uma política de ordem social que visa assegurar proteção às crianças, aos adolescentes, aos idosos, à família, à maternidade

  • D.

    se trata de uma política de seguridade social que não exige prévia contribuição, e será prestada a quantos dela necessitarem

O estudo social no trabalho do assistente social tem como principal objetivo:

  • A.

    Adequar a intervenção profissional às peculiaridades da instituição em que atua

  • B.

    Buscar a verdade dos acontecimentos ou da situação apresentada pelo usuário.

  • C.

    Coletar dados sobre as condições socioeconômicas do usuário.

  • D.

    Aplicar técnicas de entrevista e outras do instrumental operativo do serviço social

  • E.

    Apoiar o processo de intervenção e sua dimensão teleológica.

A prestidigitação, nominação dada por Faleiros a uma função ideológica das políticas sociais no capitalismo, traduz-se

  • A.

    na intenção de mascarar as relações existentes entre os problemas da população e o contexto sócio- econômico do Estado capitalista.

  • B.

    na compreensão de que os problemas sociais merecem ser tratados de forma global e local simultaneamente

  • C.

    no esforço de assegurar o bem-estar de todos, eliminando-se as conseqüências mais drásticas do acirramento das lutas de classe

  • D.

    no desejo de fazer o proletariado constituir-se em "uma classe para si"

O final dos anos 80 e o início dos anos 90 do século passado, no âmbito da organização da categoria profissional, foram marcados pela construção das bases legais que amparam o exercício profissional estabelecendo os direitos e os deveres assegurados no Código de Ética e na Lei de Regulamentação da Profissão. Estes conformam o projeto ético-político que, nos últimos anos, vem norteando as ações das entidades e da categoria profissional. A partir desse contexto, julgue os itens que se seguem.

A materialização do projeto ético-político na gestão cotidiana, dos direitos, programas, projetos e serviços, manifesta-se pelo compromisso dos assistentes sociais com a qualidade dos serviços prestados à população, com exceção daquelas situações em que as condições de trabalho forem adversas, e tal compromisso colocar em risco o seu vínculo institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a opção que traz a correlação precisa acerca do modo como se opera a prevenção em seus respectivos níveis, segundo Leavel & Clarke.

  • A.

    Promoção da saúde e reabilitação (prevenção primária); diagnóstico precoce e proteção específica (prevenção secundária); saúde ocupacional e limitação da incapacidade (prevenção terciária).

  • B.

    Diagnostico precoce e tratamento imediato (prevenção primária); proteção específica com aconselhamento genético (prevenção secundária); reabilitação (prevenção terciária).

  • C.

    Promoção da saúde e proteção específica (prevenção primária); diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação de incapacidade (prevenção secundária); reabilitação (prevenção terciária).

  • D.

    Promoção da saúde, diagnóstico precoce (prevenção primária); proteção específica e tratamento imediato (prevenção secundária); diagnóstico específico e readaptação ocupacional (prevenção terciária)

A pesquisa-ação é uma alternativa à pesquisa convencional e tem como características fundamentais:

  • A.

    a participação das pessoas implicadas no problema pesquisado e uma ação destinada a resolver o problema em questão.

  • B.

    a coleta de dados realizada pelos participantes e o pesquisador como responsável pelas decisões.

  • C.

    a utilização do diálogo como ferramenta de investigação e o pressuposto da análise quantitativa.

  • D.

    a interação entre pesquisador e participantes e o pressuposto da modernização de procedimentos técnicos

  • E.

    a metodologia participativa e o pressuposto da generalização abstrata.

Algumas das técnicas mais empregadas em pesquisa qualitativa, segundo Dulce Baptista, são:

  • A.

    questionário, análise socioeconômica, estudos etnográficos, entrevista e pesquisa ação.

  • B.

    história de vida, história oral, observação participante, estudos etnográficos e entrevista

  • C.

    análise sociodramática, história oral, estudos etnográficos, questionário e análise preditiva.

  • D.

    história de vida, análise socioeconômica, questionário, análise multivariada e análise mercadológica

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...