Questões de Serviço Social

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Pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Publicas Federais Lei 9.527/97, o prazo para o servidor empossado entrar em exercício, contados da data da posse, é de:

  • A.

    10 dias;

  • B.

    20 dias;

  • C.

    15 dias;

  • D.

    07 dias;

  • E.

    30 dias.

Para Iamamoto, apesar de o Serviço Social ser uma profissão regulamentada como uma "profissão liberal", ela não se realiza como tal. Para sustentar esta argumentação a autora afirma que:

  • A.

    o assistente social detém os meios necessários para a efetivação do seu trabalho profissional;

  • B.

    profissional de serviço social necessita de inserir-se no mercado formal de trabalho;

  • C.

    o assistente social consegue sua autonomia através da prática junto aos movimentos sociais;

  • D.

    as técnicas empregadas pelo assistente social dão sustentação e legitimidade ao trabalho realizado;

  • E.

    o assistente social não detém todos os meios necessários para o exercício profissional autônomo.

Segundo Iamamoto, pode-se considerar como manifestação original do Serviço Social no Brasil:

  • A.

    a criação do curso de serviço social na PUC de São Paulo em 1938;

  • B.

    a criação do curso de serviço social na PUC do Rio de Janeiro em 1939;

  • C.

    o Departamento de Assistência Social do Estado criado em 1935;

  • D.

    o surgimento do Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo em 1932;

  • E.

    o surgimento da Legião Brasileira de Assistência Social em 1942.

De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social - Lei8662/93 -, a condição para que um estudante de serviço social realize estágio é:

  • A.

    a participação obrigatória do assistente social supervisor nas atividades patrocinadas pela unidade de ensino;

  • B.

    a supervisão direta de um assistente social no gozo de seus direitos profissionais;

  • C.

    a apresentação, por parte do assistente social supervisor, do plano de estágio junto à unidade de ensino;

  • D.

    o registro da instituição junto ao Conselho Regional de Serviço Social;

  • E.

    a obtenção de uma licença junto ao órgão fiscalizador da profissão.

Segundo Yazbek, a assistência social constitui-se:

  • A.

    no conjunto de práticas que o Estado desenvolve de forma direta ou indireta junto às classes subalternas;

  • B.

    nas políticas compensatórias buscando a participação da sociedade civil na implementação das políticas assistenciais;

  • C.

    na política estrutural, que objetiva minimizar os efeitos do modo de produção capitalista na sociedade brasileira;

  • D.

    no reconhecimento de que o Estado é incapaz de resolver o problema da pobreza e exclusão social;

  • E.

    na iniciativa de redes solidárias e conselhos de direitos no sentido de atender a população carente.

A violência da pobreza é parte da experiência diária do profissional da área do Serviço Social que, historicamente, sempre teve a população pobre como alvo de sua atuação. As marcas da pobreza são visíveis no modo de vida dessa população, expressas no aviltamento do trabalho, no desemprego, na debilidade da saúde, no desconforto da moradia precária e insalubre, na alimentação insuficiente, na fome, na ignorância e na violência, entre outras. Nas unidades de saúde pública, é comum encontrar essa população nas filas do pronto-socorro, dos ambulatórios, do plantão do Serviço Social ou nas enfermarias. Trabalhando em uma dessas unidades, qual núcleo de objetivação do trabalho do assistente social, segundo Costa(2000), você utilizaria para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dessa população?

  • A. Procedimentos de natureza socioeducativa.
  • B. Agenciamento de medidas emergenciais.
  • C. Levantamentos de dados.
  • D. Atividades de apoio pedagógico e técnico-político.

Pode-se considerar como duas contribuições fundamentais no processo de "intenção de ruptura" do Serviço Social pós-64:

  • A.

    o método Belo Horizonte e a reflexão de Vicente de Paula Faleiros;

  • B.

    a reflexão de Marilda Villela Iamamoto e o método Belo Horizonte;

  • C.

    a produção bibliográfica de José Paulo Neto e Miriam Limoeiro Cardoso;

  • D.

    a teoria da dependência de Fernando Henrique Cardoso e a contribuição de Ruth Cardoso;

  • E.

    os documentos de Araxá e Teresópolis e a produção literária de Marilda Villela Iamamoto.

As informações sobre o óbito, em unidades hospitalares, são fornecidas pelos assistentes sociais por meio de

  • A. avisos pelas emissoras de rádio, cartas e atividades de apoio pedagógico.
  • B. contato por telefone, cartas e visitas domiciliares.
  • C. avisos pelas emissoras de rádio, visitas domiciliares e atividades de apoio pedagógico.
  • D. contato por telefone, avisos pelas emissoras de rádio e telegrama.

Para Raichelis, a Lei Orgânica da Assistência Social possibilitou:

  • A.

    a definição da assistência social como área filantrópica ligada ao Estado;

  • B.

    a consolidação da esfera federal e estadual no trato da questão social;

  • C.

    a ampliação da intervenção do Estado no trato da seguridade social;

  • D.

    a participação de diversos agentes sociais e a criação de novos espaços de debates;

  • E.

    a redução das ações das organizações nãogovernamentais nas políticas sociais.

Segundo Costa(2000), os núcleos de objetivação do trabalho do assistente social, no contexto da produção dos serviços públicos de saúde em Natal, são:

  • A. levantamento dos dados, coordenação de centros de estudos, interpretação de normas e de rotinas e encaminhamentos e/ou contatos com familiares.
  • B. levantamento dos dados, interpretação de normas e rotinas, agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial e desenvolvimento de atividades de apoio pedagógico e técnico-político.
  • C. desenvolvimento das atividades de apoio pedagógico e técnico-político, contatos com profissionais dos projetos sociais, elaboração da ficha individual, encaminhamento e levantamento dos dados.
  • D. atendimento de casos e apoio pedagógico, triagem para atendimento na unidade, interpretação de normas e de rotinas e visitas domiciliares.
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