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Segundo Ricardo Antunes, a década de 1980 trouxe significativas transformações no mundo do trabalho. Essas transformações atingiram a classe trabalhadora em diversos aspectos. Entre eles pode(m)-se destacar:
as formas de relações no interior da fábrica;
o aumento do trabalho formal e a conseqüente terceirização;
a desproletarização e aumento do trabalho fixo e especializado;
a materialidade, a subjetividade e a forma de ser dos trabalhadores;
a introdução do fordismo e do taylorismo no interior das fábricas.
Para traçar os limites de uma forma de inserção na vida social, condição de classe e outras condições reiteradoras da desigualdade social, Yazbek (2001) utiliza os seguintes indicadores:
Na tradição do Serviço Social brasileiro, programas reformistas voltados para a defesa da pessoa humana, seu desenvolvimento integral e do bem comum, têm por base elementos cognitivos e valorativos voltados para:
Segundo o Código de Ética Profissional em vigor, consiste num dever do assistente social no exercício de seu trabalho:
A subjetividade dos indivíduos sociais é forjada por variadas mediações, entre as quais a família, o que sugere ser esse campo um espaço importante para abordagem do assistente social. O reconhecimento da família como socialmente condicionada orienta os profissionais para atuarem na:
Com uma visão determinista e a-histórica da realidade, o profissional tende a orientar o trabalho para rotinização e burocratismo. Isso porque esta perspectiva está sustentada na noção de:
A reconceituação do Serviço Social latino-americano dos anos 60 emerge orientada originalmente pelo debate sobre a:
A primeira fase de difusão da vertente ideopolítica Intenção de Ruptura fundamentou-se:
O registro e a apreciação dos dados da realidade do universo de trabalho é essencial para a qualificação do Serviço Social e por isso a sistematização da prática ganha especial relevo no cotidiano institucional. A sistematização da prática na vertente crítico-dialética é entendida como:
A natureza do conhecimento sobre o ser social é percebida de modo distinto pela tradição neokantiana e pela vertente crítico-dialética. Para esta última, a reflexão teórica se estrutura a partir da:
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