Questões de Serviço Social

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No planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, faz-se uso de indicadores sociais, tecnicamente definidos como:

  • A. dispositivo legal que estabelece a missão organizacional, os dirigentes e competências;
  • B. propósito específico a ser atingido ao longo de determinado período de tempo;
  • C. instrumento de natureza participante vinculado a coleta de depoimentos;
  • D. medida usada para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato;
  • E. estratégia de implementação de variáveis de desempenho dependentes ou independentes.

Pode-se identificar como uma das conseqüências mais marcantes do atual processo de globalização:

  • A. aumento do déficit público;
  • B. tendência ao pleno emprego;
  • C. rigidez dos investimentos de capital fixo;
  • D. perda de poder dos Estados-nação;
  • E. controle sobre a movimentação do capital financeiro.

A interdisciplinaridade pressupõe:

  • A. a perda da identidade das ciências;
  • B. a construção de uma ciência única;
  • C. a supremacia do saber filosófico clássico;
  • D. o diálogo solidário entre os campos científicos;
  • E. a justaposição entre diversas ciências.

A definição do objeto da pesquisa deve necessariamente estar amparada:

  • A. sobre os pressupostos teóricos;
  • B. no senso comum;
  • C. na contradição espaço-tempo;
  • D. sobre o real que se mostra;
  • E. nos resultados alcançados pelo estudo.

A respeito da pesquisa social, é correto afirmar que:

  • A. a coleta de dados através da história de vida constitui uma técnica de survey;
  • B. a entrevista não-estruturada tem como linha condutória um roteiro fechado;
  • C. a observação e a análise de discurso são consideradas técnicas de análise de dados;
  • D. as hipóteses devem ser formuladas após o término da fase de análise dos dados;
  • E. a observação participante e o grupo focal constituem técnicas de coleta de dados.

A partir dos anos 30, o Estado assume o papel de protagonista do desenvolvimento econômico e social no Brasil. São características marcantes desse período:

  • A. a formação das burocracias públicas e o compromisso com a competitividade;
  • B. a transformação do conflito industrial e de classe e os ajustes voltados para a desregulamentação;
  • C. a formação dos grandes monopólios estatais e o impulso à industrialização e à urbanização;
  • D. o investimento em infra-estrutura e sedimentação do modelo fundado no laissez faire;
  • E. a liberalização dos mercados e o saneamento das empresas públicas a serem privatizadas.

Accountability é um dos princípios essenciais da Reforma do Estado e pode ser definido como:

  • A. o controle de qualidade por meio de recursos humanos qualificados;
  • B. a competição saudável entre unidades organizacionais distintas;
  • C. a adoção do mérito como mecanismo de legitimação organizacional;
  • D. a contratação externa da maior parte dos serviços e bens públicos;
  • E. a responsabilização dos gestores públicos pelos resultados de suas ações.

Constitui um princípio norteador da Reforma do Estado que passa a ser implementada no Brasil a partir dos anos 90:

  • A. a separação entre as funções de formulação e execução;
  • B. mais ênfase nos meios que nos resultados da ação estatal;
  • C. a flexibilidade da gestão;
  • D. o enfoque no cidadão, traduzido pela ênfase no processo;
  • E. a terceirização das atividades exclusivas do Estado.

São deveres do assistente social, exceto

  • A.

    programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.

  • B.

    depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, desde que autorizado.

  • C.

    denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha.

  • D.

    contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.

  • E.

    empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários.

São deveres do assistente social nas suas relações com os usuários:

  • A.

    contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.

  • B.

    garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais.

  • C.

    democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.

  • D.

    devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.

  • E.

    todas estão corretas.

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