Questões de Serviço Social do ano 2003

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Maria José, paciente internada em estado grave, precisa de cuidados médicos/especiais, ao mesmo tempo em que sua família precisa ser orientada quanto aos direitos que ela tem, como enquanto paciente do hospital. Tomando como referência os estudos de Olegário(1998), qual das opções abaixo é incorreta, em suas orientações, quanto aos direitos da referida paciente?

  • A. Receber visitas esporadicamente e apenas em horários compatíveis com a disciplina hospitalar.
  • B. Ter informações claras, simples e compreensivas, adaptadas à sua condição cultural, sobre as ações diagnósticas e terapêuticas.
  • C. Consentir ou recusar procedimentos ou terapêuticas indicadas.
  • D. Ter seu prontuário médico elaborado de forma legível e poder consultá-lo a qualquer momento.

Dentre as opções relacionadas, assinale a incorreta, no que se refere às atribuições do Serviço Social nos programas de saúde, conforme o CFESS.

  • A. Realizar, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matérias específicas de Serviço Social.
  • B. Estimular pesquisas científicas na área médica, psicossocial e demográfica em função de subsidiar as ações de controle sobre a população.
  • C. Promover o estudo socioeconômico para fins de elegibilidade dos usuários aos serviços assistenciais oferecidos pelas instituições.
  • D. Estabelecer encaminhamentos e orientações sociais, junto aos indivíduos e às populações relacionados a fenômenos sociais associados à área da saúde.

De acordo com o Conselho Federal do Serviço Social(CEFSS), a função de assistência que o assistente social exerce na área da saúde é

  • A. prestar assessoria técnica junto à população usuária dos serviços de saúde e organizações não governamentais(ONGs) quanto à gestão democrática dos programas institucionais de saúde.
  • B. prestar assessoria técnica junto à direção, às chefias e às equipes multiprofissionais de instituições de saúde na elaboração de planos, programas e projetos específicos da área.
  • C. prestar serviços concretos com vistas à solução de problemas imediatos, apresentados pela população usuária, dentro dos recursos e critérios institucionais e/ou por meio de encaminhamentos a recursos da própria instituição ou da comunidade.
  • D. prestar serviços de apoio pedagógico à população usuária, no que se refere ao processo saúde-enfermidade, quer em nível individual ou coletivo, em consonância com suas atribuições específicas.

A matéria-prima do trabalho do assistente social (ou da equipe interprofissional em que se insere) encontra-se no âmbito da

  • A. questão social em suas múltiplas expressões, como saúde, relações de gênero, pobreza, habitação popular, urbanização de favelas, crianças e adolescentes em situação de risco e de infração com a lei e outros
  • B. questão social em suas múltiplas expressões, como saúde, relações de gênero, pobreza, habitação popular, urbanização de favelas, crianças e adolescentes em situação de risco e de infração com a lei e outros
  • C. questão social vivenciada pelo idoso pobre, indigente e excluído que precisa de assistência integral em toda a dimensão de sua vida.
  • D. questão da saúde vivenciada pelos segmentos subalternizados, doentes e excluídos, carecendo de cuidados médicos.

No rico debate dos anos 80 sobre a profissão do Serviço Social, Iamamoto(1982) considera a profissão como uma

  • A. especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho, partícipe do processo de produção e reprodução das relações sociais.
  • B. prática de ajuda e manutenção do equilíbrio psicossocial do trabalhador, na medida em que reduz os focos de tensão, e intervém na qualificação da força de trabalho do homem, adequando-o aos padrões vigentes.
  • C. atividade que Intervém na reprodução da força de trabalho, e socializa parcela dos custos dessa reprodução, partilhando-a com toda população.
  • D. profissão voltada para intervir na realidade social, como partícipe do processo de produção e reprodução das relações sociais, cuja preocupação é estabelecer adequação entre a teoria e a prática.

De acordo com Iamamoto (1998), considerando o rumo ético-político exigido pelo atual projeto da profissão, demanda-se para o profissional de Serviço Social uma competência crítica capaz de decifrar a gênese dos processos sociais, suas desigualdades e as estratégias para enfrentá-las. Estamos falando de uma competência

  • A. técnico-burocrática, teórica, administrativa e ética, que dá ênfase ao "como fazer" em detrimento "do que e para que fazer", sem leitura crítica da realidade.
  • B. teórico-metodológica, técnica, ética e política, que subordina o "como fazer", "ao", "o que fazer", "e este ao" e "dever ser", sem perder de vista seu enraizamento no processo social.
  • C. técnico-administrativa, ética, política e organizacional, que privilegia o "como fazer", sem leitura do contexto social.
  • D. teórico-burocrática, técnica, ética e política, que subordina "o que fazer", "ao como fazer", sem perder de vista seu enraizamento no processo social.

Com base no art. 5º da lei que regulamenta a profissão de Serviço Social e dispõe sobre as atribuições privativas do assistente social, assinale a opção incorreta.

  • A. Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
  • B. Planejar, organizar e administrar programas e projetos na área de Serviço Social.
  • C. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgão da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.
  • D. Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social

Uma das frentes de luta que movem os assistentes sociais nas microações cotidianas que compõem o seu trabalho é

  • A. colocar os direitos sociais como foco do trabalho profissional, tanto defendendo-os em em sua normatividade legal quanto traduzindo-os praticamente, viabilizando, assim, a sua efetivação social.
  • B. concretizar os direitos sociais, priorizando os excluídos, defendendo-os em sua efetivação no âmbito exclusivo da assistência viabilizada por meio do Estado.
  • C. viabilizar a efetivação dos direitos sociais, priorizando sua concretização por meio da prestação dos serviços sociais em instituições filantrópicas, dirigindo-os para amplos setores da população pobre e excluída.
  • D. colocar os direitos sociais na pauta de seu trabalho profissional, defendendo-os em sua normatividade legal, porém exigindo uma ação focalista e racional em sua efetivação social.

Historicamente, o assistente social, localizado na linha de frente das relações entre a população e a instituição, tem sido um profissional que atua na implementação de políticas sociais

  • A. de corte beneficente, as quais explicam, por si sós, a questão social posta na sociedade, base do trabalho do assistente social.
  • B. exclusivamente de corte público, as quais se constituem nos elementos privilegiados para pensar a fundação do Serviço Social na sociedade.
  • C. exclusivamente de corte privado não restando dúvida quanto ao fato de ser essa a determinação fundamental na constituição da profissão de Serviço Social.
  • D. de corte público ou privado, não restando dúvida quanto ao fato de ser essa a determinação fundamental na constituição da profissão de Serviço Social.

O atual Código de Ética Profissional do Assistente Social (artigo 5º . capítulo I, título III) estabelece deveres desse profissional para com os usuários. Assinale a opção em que se encontra um desses deveres.

  • A. Comprometer-se com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
  • B. Posicionar-se em favor da eqüidade e da justiça social, de forma a assegurar universalidade de acesso aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.
  • C. Defender o aprofundamento da democracia, como socialização da participação política e da riqueza produzida.
  • D. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.
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