Questões de Serviço Social do ano 2003

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Nas sociedades capitalistas,a questão social é tratada de maneira fragmentada, aparecendo recortada em questões de saúde, da infância e adolescência, da mulher, etc. Ao distinguir diferentes tipos de problemas, essa fragmentação:

  • A.

    permite uma atenção qualificada e particularizada pelo Serviço Social.

  • B.

    despolitiza a questão social, enfraquecendo a organização de classe.

  • C.

    permite o enfrentamento da questão social de modo coletivo ao reunir pessoas com os mesmos problemas.

  • D.

    assegura a elaboração de respostas duradouras e definitivas aos problemas sociais.

  • E.

    desresponsabiliza os sujeitos por suas dificuldades.

O grande desafio da pesquisa qualitativa consiste na demonstração de sua validade. A solução para essa dificuldade é:

  • A.

    aplicação de critérios quantitativos de validade.

  • B.

    amostragem aleatória e inferência estatística.

  • C.

    divulgação dos resultados.

  • D.

    integridade e responsabilidade do pesquisador na coleta e análise das informações.

  • E.

    observação participante sem perguntas preconcebidas.

A pesquisa social oferece subsídios importantes à avaliação institucional e ao planejamento das ações na área dos serviços sociais. Para assegurar a objetividade dos dados, faz-se necessário:

  • A.

    isolar o fenômeno das manifestações conjunturais.

  • B.

    limitar a participação dos sujeitos observados.

  • C.

    delimitar o cenário da pesquisa.

  • D.

    excluir as fontes secundárias.

  • E.

    privilegiar a expectativa da instituição.

No projeto de pesquisa, o referencial teórico revela as preocupações do pesquisador e assume também, outras funções, como:

  • A.

    facilitar o tratamento estatístico dos dados.

  • B.

    apresentar o estado da arte sobre o assunto e identificar as lacunas a serem supridas pelo estudo.

  • C.

    sinalizar para a definição da metodologia.

  • D.

    registrar conclusões sobre o estudo.

  • E.

    tratar da relevância do estudo.

O pesquisador tem necessidade de se posicionar epistemologicamente ante o objeto ou fenômeno a ser estudado. Na abordagem orientada pelo materialismo dialético:

  • A.

    a visão de mundo se fundamenta na ordem estrutural.

  • B.

    a realidade tem uma dimensão subjetiva e histórica.

  • C.

    o objetivo da pesquisa é procurar e testar teorias que explicam a estrutura dos fenômenos em movimento.

  • D.

    o indivíduo é considerado ontologicamente como sujeito na ordem do universo.

  • E.

    o objeto de estudo é constituído por elementos da realidade e das relações entre eles.

Um novo espaço ocupacional do assistente social focaliza a questão da sustentabilidade do desenvolvimento. Situações como as vivenciadas em cooperativas habitacionais - cujo lixo é depositado nas ruas, onde não há arborização, não há água nem saneamento e crianças trabalham - demandam do profissional uma atuação que contemple:

1) educação ambiental para crianças, adolescentes e seus familiares.

2) projetos de geração de emprego e renda para as crianças.

3) processos de mobilização da comunidade para reivindicar infra-estrutura do poder público.

4) a conversão do profissional em liderança comunitária local.

5) a realização de pesquisas para conhecimento dos hábitos dos moradores. Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 5

  • B.

    2 e 3

  • C.

    1 e 5

  • D.

    1, 3 e 5

  • E.

    1, 2, 3 e 5

A avaliação de políticas sociais, nos anos 90:

  • A.

    busca contribuir para melhorar a execução de programas sociais.

  • B.

    exige a visualização do beneficiário.

  • C.

    propõe-se a identificar e punir os responsáveis pela má execução de programas e projetos sociais.

  • D.

    pauta-se pelo padrão de ciência neutra e objetiva, excluindo qualquer concepção valorativa.

  • E.

    é atividade que, por exigir aprofundamento, não suporta uma ação interdisciplinar.

A avaliação participativa de políticas e programas sociais:

  • A.

    requer a participação apenas dos beneficiários ou usuários dos programas sociais.

  • B.

    destina-se exclusivamente à análise do impacto dos programas sociais sobre a população alvo.

  • C.

    deve ser flexível e criativa, adaptando-se aos diferentes contextos e públicos-alvo aos quais é dirigida.

  • D.

    privilegia o uso de instrumentos de aferição quantitativa e de análise estatística, voltando-se para os processos de implementação dos programas.

  • E.

    coloca os usuários ou beneficiários dos programas sociais na condução do processo avaliativo.

A análise de uma política social ou de um programa em elaboração, tendo em vista antecipar aspectos a serem considerados no processo decisório, é uma avaliação:

  • A.

    ex-post

  • B.

    de monitoramento.

  • C.

    de eficiência.

  • D.

    ex-ante

  • E.

    de impacto.

O planejamento de políticas, programas e projetos sociais:

  • A.

    é elaborado, mediante a transferência de métodos de planejamento do setor privado para a esfera pública.

  • B.

    tem como pré-requisito a definição das atividades dos procedimentos de execução.

  • C.

    considera a análise das condições objetivas da realidade, prescindindo da compreensão de sua dinâmica.

  • D.

    exclui a definição de recursos financeiros para sua execução.

  • E.

    exige a explicitação dos atores envolvidos, de suas necessidades, vivências e valores.

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