Questões de Serviço Social do ano 2006

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O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário. Na proteção básica, o trabalho do Assistente Social deve partir do pressuposto de que é função básica da família

  • A.

    prover a desassistência e a socialização dos seus membros.

  • B.

    constituir-se como referência moral, de vínculos afetivos e sociais.

  • C.

    ser agente de deleção de seus membros na relação com o Estado.

  • D.

    estar apta para desempenhar suas responsabilidades de forma ideal.

  • E.

    arrolar todas as atividades prejudiciais, envolvimento de seus membros na comunidade, solicitando intervenção estatal de repressão.

Na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/2005), na proteção social, o princípio de matricialidade sociofamiliar significa que a(o)

  • A.

    família é o meio de sustentabilidade financeira e protagonismo social.

  • B.

    família é unidade econômica, de referência de cálculo de rendimento per capita, vinculada por laços consangüíneos que circunscrevem obrigações.

  • C.

    família deve ser apoiada e ter acesso a condições para responder ao seu papel no sustento, na guarda e na educação de suas crianças e adolescentes, bem como na proteção de seus idosos e portadores de deficiência.

  • D.

    fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social, na própria família, restringe as responsabilidades públicas de proteção social em relação aos indivíduos e à sociedade.

  • E.

    família é determinada apenas pelo grau consangüíneo de parentescos conferido, é a única guardiã do usuário da política.

No Brasil, o Sistema de Seguridade Social compreende três políticas sociais: a Saúde, Previdência e Assistência Social. Na lógica da natureza dos direitos de proteção social, a política de Assistência Social prevê a

  • A.

    gratuidade e não-contributividade.

  • B.

    contributividade e seletividade.

  • C.

    seletividade.

  • D.

    descentralização.

  • E.

    focalização.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Do ponto de vista teórico, a prerrogativa de controle social atribuída à sociedade civil nas políticas de saúde e assistência social, envolve o desenvolvimento e a afirmação de diferentes competências. que são:

  • A.

    Política, Técnica e Ética.

  • B.

    Política, Participativa e Técnica.

  • C.

    Política, Participativa e Técnica.

  • D.

    Participativa, Técnica e Ética.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sistema Único de Assistência Social (SUAS) orienta-se pelos princípios da democratização e da diretriz da descentralização, que se concretizam na implantação e fortalecimento das instâncias de articulação, de pactuação e de deliberação. De acordo com a NOB/SUAS estas instâncias são, respectivamente:

  • A.

    Fóruns, Comissões Intergestoras; Conselhos de Assistência Social.

  • B.

    Comissões Intergestoras; Fóruns; Conselhos de Assistência Social.

  • C.

    Conselhos de Assistência Social; Comissões Intergestoras; Fóruns.

  • D.

    Fóruns; Conselhos de Assistência Social; Comissões Intergestoras.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – (NOB/SUAS), os principais instrumentos de gestão, são:

  • A.

    Conferência de Assistência Social; Plano de Assistência Social; Orçamento da Assistência Social; Conselho de Assistência Social.

  • B.

    Plano de Assistência Social; Orçamento da Assistência Social; Gestão da Informação, monitoramento e avaliação; Relatório Anual de Gestão.

  • C.

    Relatório Anual de Gestão; Conselho de Assistência Social; Plano de Assistência Social; Gestão da informação, monitoramento e avaliação.

  • D.

    Conferência da Assistência Social; Relatório Anual de Gestão; Gestão de informação, monitoramento e avaliação; Plano de Assistência Social.

A regulação, o financiamento e a prestação dos serviços de saúde constituem-se nas três macro- funções dos sistemas de serviços de saúde, segundo Eugênio Vilaça. Sobre a regulação é correto afirmar que

  • A.

    a regulação estatal, a auto-regulação, a regulação social e a regulação mercadológica são as formas sob que se pode apresentar a regulação dos sistemas de serviços de saúde. Seus modelos reguladores correspondentes são: o modelo tecnocrático, o modelo de auto-regulação profissional, o modelo democrático e o modelo baseado no livre mercado.

  • B.

    a regulação é um ramo da economia da saúde que consiste na mobilização de recursos financeiros para fins de criação de fundos de assistência à saúde nos níveis primário, secundário e terciário.

  • C.

    há uma única forma de regulação. Essa ficou definida, em 1988, quando a Constituição da República Federativa do Brasil instituiu o Sistema Único de Saúde, delegando ao Poder Público essa função.

  • D.

    são papéis reguladores: os de normalização, os de promotoria, os de superintendência e os de coordenadoria

Discorrendo acerca do que os gestores deveriam saber em relação aos sistemas de serviços de saúde, Eugênio Vilaça afirma que

  • A.

    sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que se equivalem, segundo as próprias definições da Organização Mundial de Saúde – OMS .

  • B.

    embora a OMS indique como apropriada a expressão sistema de serviços de saúde, na verdade, não há diferença entre sistema de saúde e sistema de serviços de saúde. Costuma-se empregar largamente a primeira denominação – sistema de saúde –, em razão de seu uso ter, de fato, antecedido ao da segunda.

  • C.

    sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são distintos. Um sistema de serviços de saúde é menos que um sistema de saúde. O sistema de serviços de saúde é um sistema social temático e unissetorial que apresenta uma arquitetura e uma fisiologia

  • D.

    sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que concorrem entre si. E que a OMS prefere que se adote, para não se incorrer em erro, uma forma mais completa que incorpora o sentido de ambas: sistema de serviços e saúde.

Costa elenca como núcleos de objetivação do trabalho do Assistente Social nos serviços de saúde:

  • A.

    o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; o desenvolvimento de atividades de apoio pedagógico e técnico-político.

  • B.

    a interpretação de normas e rotinas; o planejamento e assessoria; a redefinição das competências ocupacionais; a cooperação vertical e a cooperação horizontal

  • C.

    a implementação dos serviços parciais; o planejamento e assessoria; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; a cooperação vertical e a cooperação horizontal.

  • D.

    o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; a implementação dos serviços parciais; a redefinição das competências ocupacionais

Segundo Costa, o trabalho do Assistente Social na área da saúde cumpre um papel de fundamental importância. Assinale-o

  • A.

    Romper o "elo orgânico" entre os níveis diversos do Sistema Único de Saúde e, ao mesmo tempo, reforçar a cooperação horizontal

  • B.

    Homogeneizar as demandas dos usuários para que ganhem força de pressão, redundando, assim, numa maior qualidade na prestação de serviços de saúde.

  • C.

    Promover tanto uma interação interna entre os distintos níveis de prestação de serviços de saúde quanto uma interação entre as políticas de saúde e as demais políticas sociais e/ou setoriais.

  • D.

    Demarcar o lugar específico da política de saúde em relação às outras políticas sociais e/ou políticas setoriais

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