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Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário. Na proteção básica, o trabalho do Assistente Social deve partir do pressuposto de que é função básica da família
prover a desassistência e a socialização dos seus membros.
constituir-se como referência moral, de vínculos afetivos e sociais.
ser agente de deleção de seus membros na relação com o Estado.
estar apta para desempenhar suas responsabilidades de forma ideal.
arrolar todas as atividades prejudiciais, envolvimento de seus membros na comunidade, solicitando intervenção estatal de repressão.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/2005), na proteção social, o princípio de matricialidade sociofamiliar significa que a(o)
família é o meio de sustentabilidade financeira e protagonismo social.
família é unidade econômica, de referência de cálculo de rendimento per capita, vinculada por laços consangüíneos que circunscrevem obrigações.
família deve ser apoiada e ter acesso a condições para responder ao seu papel no sustento, na guarda e na educação de suas crianças e adolescentes, bem como na proteção de seus idosos e portadores de deficiência.
fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social, na própria família, restringe as responsabilidades públicas de proteção social em relação aos indivíduos e à sociedade.
família é determinada apenas pelo grau consangüíneo de parentescos conferido, é a única guardiã do usuário da política.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No Brasil, o Sistema de Seguridade Social compreende três políticas sociais: a Saúde, Previdência e Assistência Social. Na lógica da natureza dos direitos de proteção social, a política de Assistência Social prevê a
gratuidade e não-contributividade.
contributividade e seletividade.
seletividade.
descentralização.
focalização.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Do ponto de vista teórico, a prerrogativa de controle social atribuída à sociedade civil nas políticas de saúde e assistência social, envolve o desenvolvimento e a afirmação de diferentes competências. que são:
Política, Técnica e Ética.
Política, Participativa e Técnica.
Política, Participativa e Técnica.
Participativa, Técnica e Ética.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sistema Único de Assistência Social (SUAS) orienta-se pelos princípios da democratização e da diretriz da descentralização, que se concretizam na implantação e fortalecimento das instâncias de articulação, de pactuação e de deliberação. De acordo com a NOB/SUAS estas instâncias são, respectivamente:
Fóruns, Comissões Intergestoras; Conselhos de Assistência Social.
Comissões Intergestoras; Fóruns; Conselhos de Assistência Social.
Conselhos de Assistência Social; Comissões Intergestoras; Fóruns.
Fóruns; Conselhos de Assistência Social; Comissões Intergestoras.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – (NOB/SUAS), os principais instrumentos de gestão, são:
Conferência de Assistência Social; Plano de Assistência Social; Orçamento da Assistência Social; Conselho de Assistência Social.
Plano de Assistência Social; Orçamento da Assistência Social; Gestão da Informação, monitoramento e avaliação; Relatório Anual de Gestão.
Relatório Anual de Gestão; Conselho de Assistência Social; Plano de Assistência Social; Gestão da informação, monitoramento e avaliação.
Conferência da Assistência Social; Relatório Anual de Gestão; Gestão de informação, monitoramento e avaliação; Plano de Assistência Social.
A regulação, o financiamento e a prestação dos serviços de saúde constituem-se nas três macro- funções dos sistemas de serviços de saúde, segundo Eugênio Vilaça. Sobre a regulação é correto afirmar que
a regulação estatal, a auto-regulação, a regulação social e a regulação mercadológica são as formas sob que se pode apresentar a regulação dos sistemas de serviços de saúde. Seus modelos reguladores correspondentes são: o modelo tecnocrático, o modelo de auto-regulação profissional, o modelo democrático e o modelo baseado no livre mercado.
a regulação é um ramo da economia da saúde que consiste na mobilização de recursos financeiros para fins de criação de fundos de assistência à saúde nos níveis primário, secundário e terciário.
há uma única forma de regulação. Essa ficou definida, em 1988, quando a Constituição da República Federativa do Brasil instituiu o Sistema Único de Saúde, delegando ao Poder Público essa função.
são papéis reguladores: os de normalização, os de promotoria, os de superintendência e os de coordenadoria
Discorrendo acerca do que os gestores deveriam saber em relação aos sistemas de serviços de saúde, Eugênio Vilaça afirma que
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que se equivalem, segundo as próprias definições da Organização Mundial de Saúde – OMS .
embora a OMS indique como apropriada a expressão sistema de serviços de saúde, na verdade, não há diferença entre sistema de saúde e sistema de serviços de saúde. Costuma-se empregar largamente a primeira denominação – sistema de saúde –, em razão de seu uso ter, de fato, antecedido ao da segunda.
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são distintos. Um sistema de serviços de saúde é menos que um sistema de saúde. O sistema de serviços de saúde é um sistema social temático e unissetorial que apresenta uma arquitetura e uma fisiologia
sistema de serviços de saúde e sistema de saúde são expressões que concorrem entre si. E que a OMS prefere que se adote, para não se incorrer em erro, uma forma mais completa que incorpora o sentido de ambas: sistema de serviços e saúde.
Costa elenca como núcleos de objetivação do trabalho do Assistente Social nos serviços de saúde:
o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; o desenvolvimento de atividades de apoio pedagógico e técnico-político.
a interpretação de normas e rotinas; o planejamento e assessoria; a redefinição das competências ocupacionais; a cooperação vertical e a cooperação horizontal
a implementação dos serviços parciais; o planejamento e assessoria; o agenciamento de medidas e iniciativas de caráter emergencial; a cooperação vertical e a cooperação horizontal.
o levantamento de dados para caracterização e identificação das condições socioeconômicas e sanitárias dos usuários; a interpretação de normas e rotinas; a implementação dos serviços parciais; a redefinição das competências ocupacionais
Segundo Costa, o trabalho do Assistente Social na área da saúde cumpre um papel de fundamental importância. Assinale-o
Romper o "elo orgânico" entre os níveis diversos do Sistema Único de Saúde e, ao mesmo tempo, reforçar a cooperação horizontal
Homogeneizar as demandas dos usuários para que ganhem força de pressão, redundando, assim, numa maior qualidade na prestação de serviços de saúde.
Promover tanto uma interação interna entre os distintos níveis de prestação de serviços de saúde quanto uma interação entre as políticas de saúde e as demais políticas sociais e/ou setoriais.
Demarcar o lugar específico da política de saúde em relação às outras políticas sociais e/ou políticas setoriais
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