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O início dos anos 80 do século passado foi marcado pelo processo da redemocratização política, incluindo-se alterações nas relações entre Estado e sociedade e nos meios de tomada de decisão. Considerando a organização das políticas sociais no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A gestão participativa das políticas sociais pode ocorrer por meio da participação da sociedade nos órgãos colegiados e, também, nas respectivas conferências e fóruns, nas três esferas de governo.
O início dos anos 80 do século passado foi marcado pelo processo da redemocratização política, incluindo-se alterações nas relações entre Estado e sociedade e nos meios de tomada de decisão. Considerando a organização das políticas sociais no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A concepção de descentralização prevista na Constituição Federal apóia-se na transferência de responsabilidade para os municípios quanto ao financiamento dos serviços.
Considerando-se o enfrentamento institucional da problemática do alcoolismo, é correto afirmar que o(a):
uso abusivo e a dependência de álcool não são considerados, pelas autoridades nacionais, como uma questão de saúde pública, mas sim como problemática individual e privada.
Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e Outras Drogas preconiza a idéia da "sociedade liberta de drogas".
abordagem da problemática do alcoolismo deve considerála focalizadamente, direcionando políticas específicas que não podem ser integradas às políticas sociais gerais.
prevenção do alcoolismo requer recursos e instrumentos particulares e, por isto, não pode articular-se a outras ações voltadas para a promoção da atenção integral à saúde.
educação em saúde é estratégia fundamental nas políticas de prevenção do alcoolismo, bem como a superação do divórcio entre prevenção e assistência.
Analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta. Quanto às atitudes profissionais apropriadas ao nível de conhecimento e habilidades do assistente social na operacionalização de programas de política social se incluem:
I. Apreender e interpretar a significação social da política social dirigida à área comunitária bem como as implicações de suas contínuas alterações em face dos interesses da população usuária.
II. Desencadear processos educativos com base na implantação dos projetos institucionais, fazendo destes um meio eficaz de refletir com a população as causas dos seus problemas cotidianos, e o que fazer ante eles.
III. Descobrir processos educativos capazes de ajudar a comunidade a refletir sobre a realidade da política social de que está usufruindo, descobrindo os limites e as implicações dessa política.
IV. Conduzir o processo pedagógico de tal forma que a população não exija espaços nos serviços públicos, o que ajudará a evitar a criação de atitudes de cooptação.
V. Conduzir o processo pedagógico de modo a limitar a participação comunitária, tentando unificar visões e avaliando as experiências populares infrutíferas.
As atribuições profissionais no desenvolvimento da comunidade definem-se ante a problemática que bloqueia esse desenvolvimento e os objetivos do processo pedagógico que tentam atingir. Tais atribuições se definem ou se redefinem ante as situações de espaço e tempo de determinadas conjunturas. Assim, considera-se como uma das atribuições profissionais no processo de desenvolvimento da comunidade
associar a assistência aos estímulos para o trabalho.
associar a assistência ao aumento da eficiência do trabalhador.
decidir e controlar as ações definidas pelas exigências do trabalho.
operacionalizar os programas de políticas sociais, considerando a participação da população comunitária.
trabalhar os motivos individuais da população através de recursos psicossociais.
O SUS – Sistema Único de Saúde organiza-se de forma hierarquizada, por regiões sanitárias e níveis de complexidade. Esses níveis denominam-se
atenção primária, secundária e terciária à saúde.
atenção básica, intermediária e complexa à saúde.
unidade básica, especializada e de alta complexidade à saúde.
atenção preventiva, emergencial e urgência à saúde.
de unidade básica, pronto atendimento e hospitalar à saúde.
Na década de 90, operou-se uma mudança muito importante em termos do entendimento dos problemas sociais e das estratégias de enfrentamento da pobreza, recolocando a família em pauta. A família pobre, antes culpabilizada, é valorizada como um direito da criança. A ausência de condições materiais não é entendida como impedimento para permanência da criança na família. Essas mudanças se expressaram no Brasil com
o conselho municipal da criança e do adolescente e o conselho municipal da assistência social.
a lei orgânica da assistência social e o estatuto do idoso.
o estatuto do idoso e o estatuto da criança e do adolescente.
o estatuto da criança e do adolescente e a lei orgânica da assistência social.
o conselho municipal do idoso e o conselho municipal da assistência social.
Considerando o crescimento, a visibilidade e os princípios dos programas assistenciais, no contexto atual, bem como o consenso de que a família inspira cuidados, assinale a opção incorreta.
A mudança na organização das famílias, constatada pelo processo de empobrecimento acelerado e pela diminuição do grupo familiar, além do aumento das variedades de arranjos familiares (monoparentais, reconstituídas) é um fato. Contudo, tais formas de organização atendem às exigências impostas pela sociedade, pelos sujeitos que as compõem e pelos eventos da vida cotidiana.
As mulheres sozinhas, as famílias com chefia feminina e os casais velhos sem filhos tendem a ter inserções precárias no mercado de trabalho e são, portanto, mais vulneráveis às situações de pobreza.
A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar todos os direitos da cidadania ao idoso, garantindo-lhe a participação na comunidade e defendendo sua dignidade, seu bem-estar e seu direito à vida.
Atualmente, a lógica assistencial das ações públicas concentra-se nas famílias cujo provimento de condições de sobrevivência faliu, baseando-se no princípio e no reconhecimento do direito dessas famílias à proteção social, responsabilizando o Estado pela efetivação dessa assistência.
Os serviços de atenção à família continuam adotando concepções de papéis familiares tradicionais, em que é reproduzida a função da mulher vinculada ao cuidado da casa e dos filhos, e a do homem, vinculada ao provimento e ao exercício da autoridade familiar.
Uma das características da história recente das políticas sociais é o chamamento à participação da sociedade. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Desde a década de 1970, nos países industrializados, com o advento do padrão monetarista que elegeu o mercado como o principal agente do bem-estar, o pluralismo de bem-estar emerge como inovação, e com ele, a ênfase no chamado "terceiro setor".
No contexto brasileiro, a relação entre Estado, mercado e setores voluntários e informais sempre existiu, e nela tem prevalecido a priorização das necessidades da maioria da população.
Entendendo a esfera pública como aquela que realiza a aproximação dos objetivos e das estratégias da sociedade civil e do Estado, os interesses que nela devem estar representados são os dos principais agentes políticos.
A experiência brasileira com os conselhos municipais e estaduais, criados em nome da democratização da coisa pública, revela a efetiva participação da sociedade e sua capacidade de intervenção nas políticas sociais.
O princípio que fundamenta a organização das políticas de seguridade social é o da descentralização política e administrativa com a participação de diferentes segmentos sociais, e, para a sua garantia, faz-se necessária a abolição do princípio da centralização.
Serviço Social - Politica Social - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
A participação da sociedade nas políticas sociais de saúde, educação, assistência social, crianças e adolescentes, entre outras, faz-se através de conselhos setoriais que:
têm, em sua maioria, caráter deliberativo.
são compostos de forma a garantir a maioria de representação da sociedade civil.
são facultativos no âmbito municipal.
têm o papel de liberar recursos para a execução das políticas sociais.
são subordinados às deliberações do Executivo.
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