Questões de Serviço Social do ano 2007

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A instrumentalidade do Serviço Social como mediação é o espaço para pensar nos valores subjacentes às ações no nível e na direção das respostas que estamos dando e pelas quais a profissão é reconhecida ou questionada socialmente." (GUERRA, Y. Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço social, In revista Serviço Social e Sociedade nº 62, 2000, p 11 - 17.)

Considerando a noção de instrumentalidade e processo de trabalho profissional de Yolanda Guerra, contida na citação acima, analise as seguintes proposições:

1- A autora se refere à dimensão técnico interventiva do Serviço Social, com especial ênfase nas habilidades relacionais indispensáveis à prática profissional.

2- A compreensão da instrumentalidade dos processos de trabalho da profissão ultrapassa os instrumentais técnicos da profissão, relegando-os ao desuso.

3- A utilização dos chamados instrumentos técnico-operativos da profissão recebe o impulso da sua intrínseca instrumentalidade, que responde pela direção sócio-política da ação.

4- A complexidade do processo de trabalho profissional, para ser desvendada, demanda à compreensão das mediações constitutivas tanto do ser social (universalidade), quanto dos procedimentos técnicos mais específicos, mediatizados na realidade (particularidade).

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    3.

  • D.

    3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O assistente social utiliza o planejamento estratégico para apropriar-se da realidade social de forma dinâmica, orgânica e crítica. Assim, o planejamento estratégico é:

1- um instrumento que utiliza a análise de situação, elaborada por um especialista, que orienta a definição de objetivos.

2- realizado a partir do consenso social entre os diferentes atores sociais, orientados por objetivos.

3- um meio de estabelecer o propósito da instituição em torno de missão, objetivos, programa de ação e prioridade na alocação de recursos.

4- um conjunto coerente e sistêmico de prioridades e decisões, que orientam a construção do futuro de uma instituição, em um horizonte de tempo e um determinado cenário.

Estão corretas apenas:

  • A.

    2 e 3.

  • B.

    1 e 4.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    2, 3 e 4.

Marque a Alternativa incorreta.

  • A. Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da Sociedade Civil constitui uma das atribuições privativas do Assistente Social;
  • B. Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e da coletividade constitui competência do Assistente Social;
  • C. Assessoria e consultoria a órgãos de administração publica direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social, constitui atribuição privativa do Assistente Social;
  • D. Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de unidade de Serviço Social constitui competência do Assistente Social;
  • E. Planejar, organizar e administra programas e projetos em unidade de Serviço Social é atribuição privativa do Assistente Social.

Com relação ao Código de Ética Profissional do Assistente Social e à lei que regulamenta a profissão de assistente social, julgue os itens seguintes.

É vedado ao assistente social aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário para obter vantagens pessoais e para terceiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisa sobre o trabalho social realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social constatou, no cotidiano dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes em 2.629 municípios brasileiros, cinco tipos de intervenções: visita às famílias; escuta, orientação e referência; grupos socioeducativos; oficinas de capacitação e campanhas socioeducativas. No que concerne ao desenvolvimento de tais intervenções, julgue os itens subseqüentes.

As informações obtidas em entrevista realizada pelo assistente social devem ser reveladas quando se tratar de situações que envolvam membros de uma mesma família.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na concepção de seguridade social incorporada na Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.

O financiamento da seguridade social brasileira apresenta caráter progressivo, uma vez que o Estado e os empregadores pagam a conta, desonerando os trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na concepção de seguridade social incorporada na Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.

As políticas de seguridade social brasileiras baseiam-se em dois modelos de políticas sociais: o modelo bismarckiano, originado na Alemanha, e o modelo beveridgiano, surgido na Inglaterra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta em relação à Lei Orgânica da Assistência Social, que dispõe sobre a organização da assistência social.

  • A.

    Compete à União responder pela concessão e manutenção dos benefícios de prestação continuada definidos no art. 203 da Constituição Federal.

  • B.

    Entre as instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, estão os conselhos estaduais de assistência social.

  • C.

    Mesmo com a implantação dos benefícios previstos no art. 20 da Lei n.º 8.742/1993, referente à criação do BCP, fica mantida, no âmbito da previdência social, a concessão de renda mensal vitalícia.

  • D.

    As entidades e organizações de assistência social que incorrerem em irregularidades na aplicação dos recursos que lhes forem repassados pelos poderes públicos terão cancelado seu registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), sem prejuízo de ações cíveis e penais.

O art. 198 da Constituição Federal de 1988, complementado pela Lei n.º 8.080/1990, enfatiza o atendimento integral como um dos aspectos centrais do direito à saúde. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, traduz a radicalidade da proposta em relação ao modelo baseado na medicina curativa e na atenção à doença.

  • B.

    O atendimento integral corresponde ao reconhecimento do todo indivisível que cada pessoa representa, o que traz como conseqüência a não-fragmentação da atenção e o reconhecimento dos fatores socioeconômicos e culturais como determinantes da saúde.

  • C.

    A integralidade não é atributo específico de uma profissão nem de um serviço, mas compreende distintas práticas profissionais interdisciplinares que se articulam no campo da promoção da saúde, por meio de diferentes serviços e instituições.

  • D.

    A integralidade impede a inserção diferenciada do assistente social na área da saúde, visto que mantém este e outros profissionais como elementos do campo paramédico.

Em qualquer área de atuação, constitui um facilitador da articulação entre os interesses e necessidades dos cidadãos e os interesses e necessidades do Estado por meio do trabalho profissional do assistente social,

  • A.

    o desconhecimento, por parte dos usuários e dos próprios profissionais, do que é garantido como direito do cidadão e dever do Estado.

  • B.

    a existência de políticas focalizadas que dificultam a crítica, a organização e o controle social, na medida em que atingem exatamente o não-cidadão, o mais pobre, o menos culto e o menos politizado.

  • C.

    a discussão, de forma fragmentada, dos diversos direitos (do paciente, à educação, à habitação etc.), que reforça o direito do indivíduo isoladamente e nega o direito do cidadão, suas conexões e interdependências.

  • D.

    a compatibilização no enfrentamento simultâneo dos direitos sociais e do sofrimento humano, com o objetivo de reforçar o respeito à individualidade emancipatória em oposição ao culto ao individualismo obsessivo.

  • E.

    a incapacidade para trabalhar com a perda e a perspectiva de morte, que leva os profissionais a uma prática limitada a compaixão, apoio, ajuda e aconselhamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...