Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, o SUAS – Sistema Único de Assistência Social é um novo modelo de gestão para a política pública de assistência social. Constitui-se
no estabelecimento de metas a partir de demandas ou necessidades com o objetivo de alcançar resultados integrados e promover impactos positivos nas condições de vida da população.
na minimização da ação estatal e flexibilização dos serviços públicos no campo social, transferindo para o setor público não estatal a responsabilidade de implementação dos benefícios sociais.
na regulação e organização em todo território nacional das ações socioassistenciais, com foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização.
no reconhecimento da presença de fatores sociais e econômicos que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social, utilizando na implantação dos serviços de proteção social básica e especial uma administração centralizada.
nos recursos passíveis de utilização, conforme critérios exclusivos dos gestores da assistência social, na busca de eqüidade e justiça social.
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal de base territorial localizada em áreas de vulnerabilidade social e tem como objetivos
oferecer o atendimento psicossocial para as famílias cuja problemática seja de maior grau de complexidade e executar políticas de promoção inclusiva.
executar políticas de promoção à inclusão produtiva e promoção do desenvolvimento de todos os membros da família em situação de exclusão social temporária.
promover atividades centradas no indivíduo e na comunidade, como estratégia de enfrentamento de desajustes comportamentais resultantes da pobreza, e coordenar a rede de serviços socioassistenciais.
favorecer o acesso da população em situação de pobreza a programas de caráter assistencialista e executar serviços de proteção social básica.
executar serviços de proteção social básica, organizar e coordenar a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.
As estatísticas de triagem, os relatórios das instituições e as entrevistas com usuários são instrumentos e técnicas que permitem identificar as necessidades sociais concretas dos usuários, subjacentes àquelas demandas concretas, desde que o profissional adote uma
Ao atuar junto ao Tribunal de Justiça cabe ao profissional de serviço social reunir informações sobre as condições sociais dos usuários que contribuam para a escolha mais adequada da sentença judicial. Segundo Yazbek, esta atuação deve levar em consideração que
há necessidade de ampliar as dimensões politizáveis da vida social, o que vai conferir novas possibilidades às ações dos subalternos e de seus aliados no enfrentamento de sua pobreza, exclusão e subalternidade.
muito embora a população a quem se destina os serviços assistenciais foram historicamente subalternizados, no âmbito sócio-jurídico o direito se coloca acima da questão de classe social.
a identidade dos usuários dos serviços sóciojurídicos é construída social e historicamente e neste contexto os chamados subalternos não são considerados como tal e sim como destituídos deste limite.
a subalternidade para a autora inicia-se na família, portanto ao escrever sobre o serviço social sóciojurídico a intervenção tem que ter como mediação o trabalho de matricialidade familiar.
há necessidade de se reduzir as dimensões politizáveis da vida social, pois estas se constroem no âmbito das organizações da sociedade civil de defesa de direitos.
Segundo Chuairir (2001), no judiciário tem se utilizado de técnicas alternativas que são:
caso, grupo e trabalho comunitário.
conciliação, arbitramento e mediação.
diagnóstico, planejamento estratégico e parecer técnico.
prevenção, informação e intervenção.
avaliação, intercessão e conciliação.
A atuação do assistente social no Tribunal de Justiça tem por objetivo:
trazer para o âmbito do judiciário a perspectiva assistencialista do direito à justiça.
prestar atendimento em equipe multiprofissional apenas no que concerne à interpretação da condição de vulnerabilidade dos usuários.
exercer suas atribuições apenas no que concerne a questões de conciliação familiar.
prestar assessoramento autônomo ao setor do direito, sobretudo no campo de criança e adolescente.
atuar com as manifestações da questão social em sua interseção com o direito e a justiça na sociedade.
O trabalho comunitário do assistente social deve considerar que
as regras de reciprocidade e lealdade surgem da boa vontade dos agentes comunitários.
o capital social tem um significado pautado no conceito de agenda intelectual.
a estrutura social firmada na confiança e colaboração deve contar com cidadãos atuantes e imbuídos de espírito público por relações políticas igualitárias.
o mais importante para garantir a unidade são as capacitações e treinamentos com base no princípio de produtividade individual e no capital social.
o capital social só pode ser gerado quando a compreensão enquanto fonte de energia acontece com o apoio de comunidades mais abastadas.
Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta no que se refere aos instrumentos utilizados pelo assistente social no trabalho institucional.
O parecer social é um processo metodológico específico de Serviço Social cuja finalidade é conhecer com profundidade, e de forma crítica, a situação objeto de intervenção profissional.
A perícia social é um documento específico elaborado pelo assistente social para a apresentação descritiva e interpretativa de uma situação social.
No laudo social, expressam-se, com detalhamento, os conteúdos do estudo realizado ao se tomar decisão quanto, por exemplo, à permanência, ou não, de uma criança sob os cuidados dos pais.
O relatório social consiste em documento elaborado por assistente social com a finalidade de informar e, por isso, deve estar fundamentado por seu juízo de valor.
O estudo social se apresenta, atualmente, como suporte fundamental para a aplicação de medidas judiciais dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na legislação civil referente à família.
O trabalho do Assistente Social, no mundo jurídico, inclui várias atribuições, dentre elas, destaca-se:
conscientizar os excluídos de que estes devem denunciar aos serviços jurídicos, qualquer forma de exclusão de que forem vítimas.
treinar os Profissionais da Equipe Interdisciplinar quanto às questões sociais, priorizando no processo os indivíduos com necessidade de laudo técnicosocial.
fazer os encaminhamentos e fornecer Atestados de Pobreza aos usuários dos serviços jurídicos.
participar de Programas de Prevenção e Informação de Direitos à população usuária dos serviços jurídicos.
formar membros da Equipe para tratar com as famílias, cuja desestruturação tenha como causa a prisão do responsável pela família.
A entrevista, a observação, a visita domiciliar e a documentação são instrumentos básicos de que o Assistente Social dispõe para a realização
do Planejamento Estratégico.
da Perícia Social.
de Parecer sobre Benefícios Sociais.
de Intervenção Preventiva.
de Denúncia Pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...