Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto abaixo como referência inicial e considerando o documento Políticas e Programas do MDS, julgue os seguintes itens.
A reorganização administrativa que levou à criação do MDS manteve como principal ponto da política social do governo federal o programa Fome Zero.
Serviço Social - Politica Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Nas últimas décadas, quando a família era desconsiderada em seu papel formador, havia um quase consenso de que o Estado e o mercado poderiam substituir a família nesse papel. Hoje, retoma-se a família como ancoragem principal na socialização de seus membros. Dessa maneira,o que está se recategorizando é o papel da família como
um lugar privilegiado de proteção e pertencimento dos indivíduos.
o locus de responsabilidade dos membros que a compõem e a desresponsabilização do Estado.
potencial protecional e único espaço de acolhimento.
ancoragem principal na socialização de seus membros e na garantia de vínculos relacionais que previnam riscos de isolamento social .
conservador e nostálgico, que empregue modelos tradicionais primados na moral e nos bons costumes.
Serviço Social - Politica Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Um fenômeno que, a partir dos anos 90, referenciou uma clara partilha entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil, que conjugou um frágil Estado-Providência com uma forte Sociedade-Providência, no Brasil e na América Latina, denominou-se
Os serviços de proteção especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direitos, exigindo uma gestão compartilhada com o:
Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do executivo.
O princípio de matricialidade sócio-familiar faz parte de um conjunto de ações da Política de Proteção Social de Assistência Social. Isto significa que o conceito de matricialidade implica
na segurança de acolhida provida por meio da oferta privada de espaços e serviços para a realização da proteção social.
na atenção às famílias e seus membros, a partir do seu território de vivência, com prioridade àquelas em situação de desemprego.
na atenção às famílias na perspectiva de fazer avançar o caráter curativo da proteção social de modo a fortalecer laços e vínculos sociais de pertencimento entre seus membros e indivíduos.
no fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social na própria família, não restringindo as responsabilidades públicas de proteção social para com os indivíduos e a sociedade.
na construção, restauração e fortalecimento de laços de pertencimento de natureza geracional.
O programa de famílias acolhedoras é um serviço de proteção social de média complexidade. Este programa prevê como metodologia
o aprimoramento da legislação existente, referente à adoção, tornando eficaz sua aplicação.
o aprimoramento dos instrumentos legais de proteção contra suspensão ou destituição do poder familiar.
o acompanhamento psicossocial das famílias de origem, com vistas à reintegração familiar.
a ampliação e utilização dos mecanismos de defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
a ampliação dos mecanismos de garantia e defesa dos vínculos comunitários nos programas de acolhimento institucional.
No contexto da sociedade brasileira contemporânea, a adolescência vem ocupando lugar de destaque pelas demandas que vêm sendo colocadas na agenda das políticas sociais. O aumento do índice de gravidez entre adolescentes tem sido cada vez mais preocupante para os profissionais. A política de proteção social, voltada para o atendimento de saúde do adolescente, é proporcionado pelo
CONANDA.
SUS.
CMDCA.
ECA.
PROSAD.
O conceito de Seguridade Social expresso na Constituição Federal de 1988 foi um dos grandes avanços no processo de redemocratização da sociedade brasileira, ainda que tenha se mantido restrito à Previdência, Saúde e Assistência Social. A implementação cotidiana das políticas de seguridade politizou-se mais, tornando-se um ambiente relevante de disputa de projetos societários. Neste sentido, a defesa da seguridade é balizada no projeto ético-político profissional do Serviço Social, tendo como concepção de seguridade um padrão de proteção social de qualidade
com cobertura universal para as situações de risco, vulnerabilidade ou danos aos cidadãos brasileiros, que incorpore outras políticas sociais.
focalista e privatista, integrado à realidade do investimento do grande capital especulativo.
inserido e mobilizado em torno das políticas setoriais, possibilitando um atendimento à população mais direcionado e eficaz.
onde a alocação dos recursos públicos é dimensionada dentro de uma perspectiva de otimização, sem distinção entre o publico e o privado.
sendo um espaço de disputa de recursos, uma disputa política de marcas clientelistas e patrimonialistas.
No contexto da reforma psiquiátrica no Brasil, a reabilitação psicossocial
parte do pressuposto de que há uma dimensão particular, única e irredutível de inscrição do sujeito na linguagem e na cultura, com desdobramentos sobre seu modo de estar no mundo, crê na implicação do sujeito nas respostas que constrói.
No contexto da reforma psiquiátrica no Brasil, a reabilitação psicossocial
fundamentada nos modelos sociopolíticos ou críticos considera que as culturas locais e as disponibilidades reais dos atores e dos recursos são os indicadores para a interpretação dos diferentes diagnósticos, a medicação, o tratamento e a reabilitação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...