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A Constituição de 1988 inovou ao adotar o conceito de seguridade social. Com respeito à seguridade social brasileira, julgue os itens seguintes.
A partir de 1988, os segmentos saúde, assistência social e previdência social formularam e implantaram políticas articuladas, financiadas por recursos orçamentários provenientes do orçamento da seguridade social.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Assinale a opção correta:
O programa delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e responsabilidades.
O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. É a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões. É o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades a serem desenvolvidas, estabelecer os prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.
O plano é um documento mais detalhado, por setor, política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. É a setorização do programa.
Quando o documento refere-se a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro, se caracteriza como um programa. Quando se dedica a um setor, um área ou região, se caracteriza como um plano. E, quando se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção, é propriamente um projeto.
Todas as anteriores estão corretas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
As organizações públicas e privadas monitoram-se e avaliam-se considerando as relações execução-eficiência e decisão-eficácia. Isso incide diretamente nos modelos gerenciais adotados na organização do trabalho e, no caso da gestão pública, nas políticas sociais. Compreender esta relação é a necessidade imperiosa na gestão dos recursos e nos resultados alcançados.
Julgue os itens seguintes:
I Ao se apresentar diferentes parâmetros ou indicadores para avaliar a situação de uma dada realidade, constata-se a diversidade de enfoques que pode dimensionar as suas condições.
II. A avaliação como organizador de uma ação necessária em foco, deve desconsiderar qualquer aspecto da complexidade que torna a avaliação tanto um instrumento de conquista qualitativa, quanto um mecanismo de parcialização, fragmentação e desqualificação do real, senão ela não se consolida como estratégia ou ferramenta de gestão.
III. Avaliação é atribuição de valor, julgamento de mérito sobre o desempenho, o que torna evidente a necessidade de uma referência especial à relevância, aos procedimentos metodológicos adotados e até as estratégias adotadas, para que os resultados não se apresentem repletos de esterilidade.
IV. Em relação aos padrões que definirão os focos da avaliação, o avaliador deve ser infalível e completo quanto à granularidade presente nos diversos aspectos da realidade.
Assinale a alternativa com o(s) item(ns) correto(s)
II apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I apenas.
IV apenas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
As discussões hodiernas atualizam a agenda do assistente social na área de planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, tanto na iniciativa privada como no setor público.
Analise os itens a seguir:
I. A necessidade atual para seleção de projetos, requer que o processo de avaliação tenha etapas bem delimitadas segundo as metas propostas, o que confere legitimidade e seriedade para os diversos interlocutores que têm interesses diretos e indiretos no sucesso da operacionalização.
II A avaliação processual busca não uma resposta final, mas a compreensão de determinada situação, num determinado contexto, procurando estimular o aperfeiçoamento para dar continuidade à ação.
III A avaliação de programas sociais deve ser percebida de forma abrangente, o que demanda o uso de diversas abordagens e procedimentos metodológicos, além de exigir pesquisa avaliativa e a combinação de procedimentos qualitativos e quantitativos para apreender processos, resultados e impactos.
IV Transformações e demais impactos da ação social podem não ser perceptíveis imediatamente após o final da ação, sendo necessárias verificações após meses ou alguns anos, dependendo do tipo de programa. Daí a necessidade de indicadores e medidas para aferi-los "antes", "durante" e "depois".
Sobre as assertivas anteriores, assinale qual alternativa apresenta todas as incorretas.
I e II apenas.
III apenas.
III e IV apenas.
IV apenas.
Nenhuma.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Os critérios mais usuais de avaliação de uma ação planejada estão relacionados com a eficiência, a eficácia e a efetividade. Considere a resposta que materializa o conceito de eficiência.
A eficiência deve analisar a adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e o grau que os mesmos foram ou não alcançados.
A eficiência diz respeito ao estudo dos impactos, verificação dos objetivos e avaliação dos impactos financeiros.
A eficiência diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto planejado sobre a situação e à adequação dos objetivos definidos.
A eficiência incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O Planejamento, na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Nesse sentido, quais operações são fundamentais no processo de planejamento.
I. Decisão, Retomada de Decisão e Reflexão.
II. Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.
III. Ação, Reflexão, Ação.
IV. Decisão, Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.
Somente a assertiva IV está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e IV estão corretas.
Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
As exigências específicas para a estruturação dos serviços de proteção social da assistência social, bem como os fluxos entre a proteção básica e a proteção especial e as funções de vigilância e defesa social e institucional, trazem novos desafios e mais amplas responsabilidades para
a sociedade civil e os conselhos de direitos.
o gestor público e os usuários.
as entidades assistenciais e os usuários.
os usuários e os profissionais da assistência.
o gestor público e a rede socioassistencial.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Programas de Apoio Sociofamiliar são essenciais à promoção do direito à convivência familiar e comunitária e constituem um dos pilares do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. São características desses programas a
setorialidade e a interdisciplinaridade.
integralidade e a setorialidade.
disciplinaridade e a setorialidade.
integridade e a territorialidade.
interdisciplinaridade e a intersetorialidade.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
No planejamento de questões da área social, os problemas para a montagem de sistemas de avaliação encontram- se, entre outros aspectos,
nos resultados de longo prazo que são mais tangíveis e mais significativos do que os resultados imediatos.
na descrição de parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo.
na existência de um referencial de estudos que permita determinar os efeitos de medidas macrossociais, em todas as dimensões do sistema.
na eficiência dos processos científicos e metodológicos de remuneração, de dados sociais e os de natureza qualitativa.
na dificuldade em estabelecer a natureza estatística da relação entre indicadores, quando o processo envolve mudanças a curto, médio ou longo prazo e estão naturalmente relacionados.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas de reflexão, de decisão e de retomada de reflexão. Nesta dimensão de racionalidade, a análise desse processo identifica a
sinalização de um conjunto de meios e de forças buscando realizar intencionalidades globais.
importância do caráter político do planejamento e a necessidade de operá-lo sob uma perspectiva estratégica.
dimensão político-decisória que dá suporte ético político à sua ação técnico-administrativa.
importância de conhecimentos e estratégias que precisam ser consideradas.
dimensão ética do planejamento decorrente do fato de o mesmo favorecer o desenvolvimento de uma tecnologia.
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