Questões de Serviço Social do ano 2009

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A Constituição de 1988 inovou ao adotar o conceito de seguridade social. Com respeito à seguridade social brasileira, julgue os itens seguintes.

A partir de 1988, os segmentos saúde, assistência social e previdência social formularam e implantaram políticas articuladas, financiadas por recursos orçamentários provenientes do orçamento da seguridade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta:

  • A.

    O programa delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e responsabilidades.

  • B.

    O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. É a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões. É o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades a serem desenvolvidas, estabelecer os prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.

  • C.

    O plano é um documento mais detalhado, por setor, política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. É a setorização do programa.

  • D.

    Quando o documento refere-se a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro, se caracteriza como um programa. Quando se dedica a um setor, um área ou região, se caracteriza como um plano. E, quando se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção, é propriamente um projeto.

  • E.

    Todas as anteriores estão corretas.

As organizações públicas e privadas monitoram-se e avaliam-se considerando as relações execução-eficiência e decisão-eficácia. Isso incide diretamente nos modelos gerenciais adotados na organização do trabalho e, no caso da gestão pública, nas políticas sociais. Compreender esta relação é a necessidade imperiosa na gestão dos recursos e nos resultados alcançados.

Julgue os itens seguintes:

I Ao se apresentar diferentes parâmetros ou indicadores para avaliar a situação de uma dada realidade, constata-se a diversidade de enfoques que pode dimensionar as suas condições.

II. A avaliação como organizador de uma ação necessária em foco, deve desconsiderar qualquer aspecto da complexidade que torna a avaliação tanto um instrumento de conquista qualitativa, quanto um mecanismo de parcialização, fragmentação e desqualificação do real, senão ela não se consolida como estratégia ou ferramenta de gestão.

III. Avaliação é atribuição de valor, julgamento de mérito sobre o desempenho, o que torna evidente a necessidade de uma referência especial à relevância, aos procedimentos metodológicos adotados e até as estratégias adotadas, para que os resultados não se apresentem repletos de esterilidade.

IV. Em relação aos padrões que definirão os focos da avaliação, o avaliador deve ser infalível e completo quanto à granularidade presente nos diversos aspectos da realidade.

 

Assinale a alternativa com o(s) item(ns) correto(s)

  • A.

    II apenas.

  • B.

    III e IV apenas.

  • C.

    I e III apenas.

  • D.

    I apenas.

  • E.

    IV apenas.

As discussões hodiernas atualizam a agenda do assistente social na área de planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, tanto na iniciativa privada como no setor público.

Analise os itens a seguir:

I. A necessidade atual para seleção de projetos, requer que o processo de avaliação tenha etapas bem delimitadas segundo as metas propostas, o que confere legitimidade e seriedade para os diversos interlocutores que têm interesses diretos e indiretos no sucesso da operacionalização.

II A avaliação processual busca não uma resposta final, mas a compreensão de determinada situação, num determinado contexto, procurando estimular o aperfeiçoamento para dar continuidade à ação.

III A avaliação de programas sociais deve ser percebida de forma abrangente, o que demanda o uso de diversas abordagens e procedimentos metodológicos, além de exigir pesquisa avaliativa e a combinação de procedimentos qualitativos e quantitativos para apreender processos, resultados e impactos.

IV Transformações e demais impactos da ação social podem não ser perceptíveis imediatamente após o final da ação, sendo necessárias verificações após meses ou alguns anos, dependendo do tipo de programa. Daí a necessidade de indicadores e medidas para aferi-los "antes", "durante" e "depois".

 

Sobre as assertivas anteriores, assinale qual alternativa apresenta todas as incorretas.

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    III apenas.

  • C.

    III e IV apenas.

  • D.

    IV apenas.

  • E.

    Nenhuma.

Os critérios mais usuais de avaliação de uma ação planejada estão relacionados com a eficiência, a eficácia e a efetividade. Considere a resposta que materializa o conceito de eficiência.

  • A.

    A eficiência deve analisar a adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e o grau que os mesmos foram ou não alcançados.

  • B.

    A eficiência diz respeito ao estudo dos impactos, verificação dos objetivos e avaliação dos impactos financeiros.

  • C.

    A eficiência diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto planejado sobre a situação e à adequação dos objetivos definidos.

  • D.

    A eficiência incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados.

O Planejamento, na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Nesse sentido, quais operações são fundamentais no processo de planejamento.

I. Decisão, Retomada de Decisão e Reflexão.

II. Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.

III. Ação, Reflexão, Ação.

IV. Decisão, Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.

  • A.

    Somente a assertiva IV está correta.

  • B.

    Somente a assertiva III está correta.

  • C.

    Somente as assertivas II e IV estão corretas.

  • D.

    Somente as assertivas I, II e III estão corretas.

As exigências específicas para a estruturação dos serviços de proteção social da assistência social, bem como os fluxos entre a proteção básica e a proteção especial e as funções de vigilância e defesa social e institucional, trazem novos desafios e mais amplas responsabilidades para

  • A.

    a sociedade civil e os conselhos de direitos.

  • B.

    o gestor público e os usuários.

  • C.

    as entidades assistenciais e os usuários.

  • D.

    os usuários e os profissionais da assistência.

  • E.

    o gestor público e a rede socioassistencial.

Programas de Apoio Sociofamiliar são essenciais à promoção do direito à convivência familiar e comunitária e constituem um dos pilares do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. São características desses programas a

  • A.

    setorialidade e a interdisciplinaridade.

  • B.

    integralidade e a setorialidade.

  • C.

    disciplinaridade e a setorialidade.

  • D.

    integridade e a territorialidade.

  • E.

    interdisciplinaridade e a intersetorialidade.

No planejamento de questões da área social, os problemas para a montagem de sistemas de avaliação encontram- se, entre outros aspectos,

  • A.

    nos resultados de longo prazo que são mais tangíveis e mais significativos do que os resultados imediatos.

  • B.

    na descrição de parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo.

  • C.

    na existência de um referencial de estudos que permita determinar os efeitos de medidas macrossociais, em todas as dimensões do sistema.

  • D.

    na eficiência dos processos científicos e metodológicos de remuneração, de dados sociais e os de natureza qualitativa.

  • E.

    na dificuldade em estabelecer a natureza estatística da relação entre indicadores, quando o processo envolve mudanças a curto, médio ou longo prazo e estão naturalmente relacionados.

Enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas de reflexão, de decisão e de retomada de reflexão. Nesta dimensão de racionalidade, a análise desse processo identifica a

  • A.

    sinalização de um conjunto de meios e de forças buscando realizar intencionalidades globais.

  • B.

    importância do caráter político do planejamento e a necessidade de operá-lo sob uma perspectiva estratégica.

  • C.

    dimensão político-decisória que dá suporte ético político à sua ação técnico-administrativa.

  • D.

    importância de conhecimentos e estratégias que precisam ser consideradas.

  • E.

    dimensão ética do planejamento decorrente do fato de o mesmo favorecer o desenvolvimento de uma tecnologia.

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