Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Os efeitos da reestruturação produtiva também adentram o universo do Estado brasileiro. Na década de 90 do século XX, temos a proposição, no governo de Fernando Henrique Cardoso, de reforma do Estado que, por se tornar plataforma prioritária desse governo, ganha status de Ministério (MARE), sob o comando de Bresser Pereira. Entre as justificativas para a reforma, se argumentava a necessidade de diminuir o déficit público, ampliar a poupança pública e a capacidade financeira do Estado para concentrar recursos em áreas em que é indispensável a sua intervenção direta, enquanto que as políticas sociais poderiam ser operadas pela sociedade civil, visando aumentar a eficiência dos serviços sociais oferecidos ou financiados pelo Estado, atendendo melhor o cidadão a um custo menor, zelando pela interiorização na prestação dos serviços e ampliação do seu acesso aos mais carentes. Essa lógica serviu de base para:
1. a elaboração do marco legal para o terceiro setor.
2. a criação do Programa Comunidade Solidária.
3. a instituição da legislação sobre Organizações Sociais (OS).
4. a aprovação de lei sobre voluntariado.
5. a revogação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e aprovação de nova legislação de filantropia.
Assinale a alternativa correta.
Somente os itens 3, 4 e 5 são verdadeiros.
Somente os itens 1, 2, 3 e 5 são verdadeiros.
Somente os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.
Somente os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.
Somente os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Na análise da sociedade burguesa, a leitura marxiana considera que as crises fazem parte da natureza do capital e que elas possuem ciclos mais ou menos curtos. O capitalismo funciona através de um equilíbrio instável entre produção, consumo, concorrência, mercado, oferta e demanda. Essas crises, no decorrer do desenvolvimento da tradição marxiana, foram consideradas de diferentes maneiras (os ciclos de Kondratiev e as ondas longas de Mandel). É mais ou menos consenso na literatura da vertente crítica e progressista que a crise atual tem uma particularidade, pelo seu caráter regressivo e destrutivo, que está afetando profundamente a esfera da produção, das relações de trabalho, das relações sociopolíticas e das ideologias. Identifique a alternativa que corresponde à crise contemporânea para o autor David Harvey:
Crise sistêmica.
Crise estrutural e crônica.
Era da instabilidade macroeconômica paralisante.
Transição do fordismo à acumulação flexível.
Cooperação complexa.
No modelo privatista, são identificadas demandas institucionais trazidas ao profissional de serviço social regido por essa lógica de atenção à saúde. Assinale a alternativa que trata de uma demanda institucional pautada no modelo privatista.
Busca de democratização do acesso às unidades e aos serviços de saúde.
Atendimento humanizado.
Estímulo às abordagens individuais.
Incentivo às práticas interdisciplinares.
Promoção do acesso democrático às informações.
Elaine Behring, em sua obra Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos, ao refletir acerca das mudanças advindas do paradigma pós-moderno, enumera um conjunto de caracteres que compõem esse cenário. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das características da pós-modernidade nas políticas públicas.
Desregulamentação do mercado de trabalho.
Dissolução do coletivo e do público em nome da liberdade econômica e do individualismo.
Burocratização do Estado.
Corte dos benefícios sociais.
Degradação dos serviços públicos.
A considerar a natureza e o papel do Estado na consecução das políticas sociais, tais como viabilização da acumulação do capital e reprodução social das classes subalternas, é correto afirmar que o Estado se torna
promotor e mantenedor de políticas sociais focadas na universalidade e equidade.
condutor e viabilizador de projetos societários mais compatíveis com a conjuntura social.
regulador e fiador das relações sociais constitutivas nesse processo de reprodução.
divulgador e articulador de um ideário desenvolvimentista e democrático.
controlador e único responsável pelas relações de produção de bens e riqueza social.
No processo de reestruturação produtiva no Brasil, ocorreram mudanças significativas no direcionamento da força de trabalho e um novo perfil se estabeleceu para as políticas de recursos humanos, dentre elas, a
criação de sistemas de avaliação coletiva, com indicadores de metas quantitativas.
contratação de novos empregados com exigência estritamente técnica.
criação de programas de formação profissional, com conteúdos comportamentais.
introdução de sistemas de avaliação e manutenção de benefícios para todos os trabalhadores.
expansão dos benefícios e serviços sociais oferecidos pelas empresas para os trabalhadores com estabilidade.
Serviço Social - Estado social de direito e Welfare State - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos à história da política social.
O fenômeno do welfare state configura-se por meio de sistemas nacionais de proteção social marcados pela homogeneidade de suas políticas, todas de caráter universal e redistributivo.
Serviço Social - Estado social de direito e Welfare State - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Sabendo que as concepções de política social supõem uma perspectiva teórico-metodológica e relacionam-se com as perspectivas políticas e as visões sociais de mundo, julgue os itens a seguir.
Tendo-se o mercado como órgão regulador das relações sociais, o bem-estar social tende a ser transferido para o Estado, enquanto o alívio da pobreza extrema é de responsabilidade exclusiva do trabalho voluntário de diferentes segmentos sociais.
Serviço Social - Estado social de direito e Welfare State - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo em vista que a relação entre Estado e sociedade civil deve ser compreendida a partir do modo como ela se articula ao longo da história, julgue os itens a seguir.
O estado de bem-estar deve ser identificado como uma instituição unívoca em todos os países capitalistas industrializados, em razão de seu processo histórico.
Com a consolidação do Welfare State, o nível e a qualidade dos empregos passaram a estar associados a um conjunto amplo de elementos que compôs as estratégias de pleno emprego dos países capitalistas, com grande força. Sobre os dispositivos previstos no Welfare State, analise as afirmativas abaixo.
I - As políticas macroeconômicas e a defesa do pleno emprego, a partir da utilização efetiva das forças produtivas capitalistas, foram o resultado histórico de um compromisso político estabelecido pelos principais atores sociais.
II - O sistema de relações de trabalho com parâmetros regulatórios básicos do mercado de trabalho, contribuía para o estabelecimento do maior ou menor grau de concorrência para a classe trabalhadora.
III - As políticas de bem-estar social, constituídas de fundos de fi nanciamento público, estabeleciam garantias mínimas de proteção social, podendo ainda atuar como elemento de sustentação da atividade econômica.
IV - As políticas de emprego estavam voltadas para a redução dos desajustes nas ocupações e nos rendimentos, para os problemas de qualificação profi ssional e de alocação de mão de obra.
São corretas as afirmativas
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...