Questões de Serviço Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Myrian Veras Baptista, (2000, pp.113-114), afirma: “a avaliação é o momento de maior conteúdo dialético do planejamento, na medida em que nega para superar. [...] elementos fundamentais da dialética são reconhecíveis no momento da avaliação”.

Assinale a alternativa que apresenta, segundo a autora, a “dimensão da contradição” presente no momento da avaliação no processo de planejamento:

  • A.

    Não pode ser esquecido que as determinações da sociedade maior se impõem na conjuntura e na ação que se realiza no trabalho localizado.

  • B.

    A avaliação é uma negação do planejado e do realizado para superação. Quando se avalia, coloca-se em questão a proposta, sua realização e seus resultados.

  • C.

    A ação planejada, objeto do planejamento, ocorre no cotidiano, diante das questões imediatas, e o que vai determinar o desempenho é o controle que o planejador e o executor do planejamento tenham sobre as variáveis da objetividade posta pela sociedade.

  • D.

    Nesta dimensão, não se trata de apenas recuperar o processo histórico, mas também de saber interpretá-lo e reconstruí-lo na particularidade da intervenção.

  • E. Na avaliação, será feita, a partir do presente, uma análise crítica do passado, tendo-se a perspectiva de uma intencionalidade social que não está explícita na prática imediata e tem de ser apreendida através da busca de sua significação social.

Segundo Myrian Veras Baptista (2000, p.97), “A planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicitadas em documentos que representam graus decrescentes de níveis de decisão.” Nesse sentido, considere as assertivas a seguir:

I. Quando o documento se dedica a um setor, uma área ou a uma região.

II. Quando o documento se refere a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro.

III. Quando o documento se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção.

IV. O documento é o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades a serem desenvolvidas, estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.

 V. O documento delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidade.

Cada assertiva refere-se respectivamente a:

  • A.

    Programa, plano, projeto, projeto, plano.

  • B.

    Plano, programa, projeto, plano, programa.

  • C.

    Projeto, programa, plano, plano, projeto.

  • D.

    Programa, projeto, programa, plano, plano.

  • E.

    Plano, plano, programa, projeto, plano.

Segundo Martinelli (1994, p.137), “instrumental é o conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional”. Para Magalhães (2003, p.43), “a utilização do instrumental pressupõe interações comunicativas que podem ser efetuadas face a face ou por meio da escrita. No primeiro caso, estão a entrevista, o grupo, a reunião de equipe, a visita domiciliar e, no segundo, os relatórios e os laudos.” Tendo presente a entrevista enquanto instrumental do Serviço Social, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    As peculiaridades da linguagem devem ser observadas, porque fornecem indícios importantes para avaliação. Tal fato significa “falar igual”, para que o usuário se sinta à vontade e acolhido.

  • B.

    Um bom entrevistador ouve muito e fala pouco, ou seja, deixa o usuário falar à vontade; mesmo que este seja prolixo e repetitivo, não há pressa.

  • C.

    Quando na entrevista é utilizado um roteiro, este não pode se caracterizar como questionário.

  • D.

    Na relação de igualdade estabelecida com o usuário é permitido ao profissional de Serviço Social estabelecer críticas e aconselhar os usuários sobre seus serviços.

  • E.

    Silêncios também são diálogos que comunicam mensagens, por isso o assistente social deve interrompê-los e questionar o usuário quanto ao seu significado.

O combate à violência contra o idoso é uma demanda presente no âmbito da saúde para a equipe multiprofissional. Não sendo atribuição privativa do Serviço Social, a responsabilidade pela notificação é função de toda a equipe. Assim sendo, segundo o art. 19 do Estatuto do Idoso, os casos de suspeita ou confirmação de violência contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos profissionais de saúde que atuam em serviços de saúde públicos e privados nos seguintes órgãos:

I. Autoridade Sanitária

II. Conselho do Idoso

III. Conselho Tutelar

IV. Disque Idoso

V. Defensoria Pública

VI. Ministério Público

VII. Ouvidoria Municipal de Saúde

VIII. Autoridade policial.

Está(ão) CORRETA(s):

  • A.

    Apenas as opções I, II, III, IV e VII.

  • B.

    Apenas as opções I, II, VI e VIII.

  • C.

    Apenas as opções II, IV, V, VI e VIII.

  • D.

    Apenas as opções I, II, III, V, VI e VII.

  • E.

    Apenas as opções II, III, IV, V, VI e VIII.

Tendo como referência os parâmetros para atuação do assistente social na saúde (CFESS, 2010), é CORRETO afirmar:

  • A.

    As ações socioassistenciais têm-se constituído como as principais demandas aos profissionais de Serviço Social inseridos na saúde.

  • B.

    A avaliação socioeconômica em saúde deve ser utilizada como critério de elegibilidade e/ou seletividade estrutural, tendo presentes os limites ou a capacidade de atendimento dos serviços de saúde.

  • C.

    As visitas domiciliares são importantes instrumentos a serem utilizados por assistentes sociais que atuam na saúde, como meio de verificação de dados fornecidos pelos usuários.

  • D.

    O uso das terapias individuais, de grupo, de família ou comunitária, no campo da saúde, potencializa e amplia o espaço ocupacional do assistente social e o qualifica para atuação neste espaço, sendo recomendada pelo conjunto CFESS/CRESS, conforme Resolução n. 569 de março de 2010.

  • E.

    Tendo presentes as especificidades da atuação do Serviço Social no âmbito hospitalar, os limites e a dinâmica institucional, a intervenção do assistente social neste espaço caracteriza-se como uma abordagem funcionalista e pragmática.

Segundo os parâmetros para atuação dos assistentes sociais na política de saúde, são atribuições do assistente social:

  • A.

    Marcação de consultas e exames, bem como solicitação de autorização para tais procedimentos aos setores competentes.

  • B.

    Solicitação e regulação de ambulância para remoção e alta.

  • C.

    Identificação de vagas em outras unidades nas situações de necessidade de transferência hospitalar.

  • D.

    Participação do projeto de humanização da unidade na sua concepção ampliada, tendo como referência o projeto de Reforma Sanitária.

  • E.

    Convocação do responsável para informar sobre alta e óbito.

Os Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010 p.39) classificam a atuação do assistente social em quatro grandes eixos que correspondem às seguintes ações:

I. Democratizar as informações por meio de orientações (individuais e coletivas) e/ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população usuária.

II. Mobilizar e capacitar usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais para a construção e participação em fóruns, conselhos e conferências de saúde e de outras políticas públicas.

III. Elaborar planos e projetos de ação profissional para o Serviço Social com a participação dos assistentes sociais da equipe.

IV. Participar ativamente dos programas de residência, desenvolvendo ações de preceptoria, coordenação, assessoria ou tutoria, contribuindo para a qualificação profissional da equipe de saúde e dos assistentes sociais, em particular.

Assinale a alternativa que correlaciona, na ordem apresentada, essas ações aos quatro grandes eixos de atuação do profissional:

  • A.

    Mobilização, participação e controle social; atendimento direto ao usuário; investigação; planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional.

  • B.

    Assessoria, qualificação e formação profissional; investigação, planejamento e gestão; mobilização, participação e controle social; atendimento direto aos usuários.

  • C.

    Investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional; atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social.

  • D.

    Atendimento direto aos usuários; assessoria, qualificação e formação profissional; investigação, planejamento e gestão; mobilização, participação e controle social.

  • E.

    Atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional.

“Os assistentes sociais na saúde priorizaram suas ações no nível curativo e hospitalar”. (Bravo, 2004) Para justificar essa constatação, afirma-se:

I. A exigência do momento (década de 1970) concentrava-se na ampliação da assistência médica hospitalar, e os profissionais eram importantes para lidar com a contradição entre a demanda e o seu caráter excludente e seletivo.

II. A inserção do Serviço Social no espaço hospitalar era requisitada para atendimento a grupos e população no sentido de pensar o hospital não só como espaço de cura, mas também de prevenção.

III. O Serviço Social Médico, como era denominado, não atuava com procedimentos e técnicas do DC (Desenvolvimento de Comunidade), mas sim, e prioritariamente, com o Serviço Social de Casos, orientação inclusive da Associação Americana de Assistentes Médico-Sociais.

IV. O Serviço Social, desde a origem de sua inserção na área da saúde, configurou-se como uma profissão com atribuições específicas não se caracterizando como “para-médico”, o que aconteceu com muitas das profissões da área da saúde.

V. Nos centros de saúde, os “visitadores” conseguiam responder às atividades que poderiam ser absorvidas pelo assistente social.

Está(ão) CORRETA(s):

  • A.

    Apenas as afirmativas I, III e V.

  • B.

    Apenas as afirmativas I, II e IV.

  • C.

    Apenas as afirmativas II, III e V.

  • D.

    Apenas as afirmativas III, IV e V.

  • E.

    Apenas as afirmativas II, IV e V.

No que se refere ao movimento histórico vivido pela profissão e suas repercussões na área da saúde, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O processo de renovação do Serviço Social no Brasil está articulado às questões colocadas pela realidade da época; mas, por ter sido um movimento de revisão interna, não teve relação direta com outros debates, também relevantes, que buscavam a construção de práticas democráticas, com o movimento de Reforma Sanitária.

  • B.

    O principal veículo responsável pela elaboração teórica do Serviço Social, no período de 1965 a 1975, foi o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais (CBCISS), que difundiu a perspectiva de ruptura na produção teórica na área da saúde.

  • C.

    Nas décadas de 1965 a 1974, o Serviço Social na saúde sofre grandes mudanças motivadas pelo processo organizacional da categoria, pelo aparecimento de outras direções para a profissão e pelo aprofundamento teórico dos docentes e movimento geral da sociedade.

  • D.

    A perspectiva de ruptura presente no interior da categoria se fez presente por meio da participação massiva dos assistentes sociais na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1975, um dos marcos mais importantes na trajetória da política pública de saúde no Brasil.

  • E.

    No período de 1986 a 1995, o Serviço Social na saúde recebe influências da modernização que se operou no âmbito das políticas sociais, sedimentando sua ação na prática curativa, principalmente na assistência médica previdenciária, maior empregador dos profissionais.

Na área da saúde, o Serviço Social identifica, já na década de 1990, diferentes requisições profissionais, advindas de dois projetos políticos em disputa. Assinale a alternativa que se refere a esses dois projetos:

  • A.

    Projeto Neoliberal e Projeto Privatista.

  • B.

    Projeto Privatista e Projeto da Reforma Sanitária.

  • C.

    Projeto da Reforma Sanitária e Projeto da Democratização.

  • D.

    Projeto da Democratização e Projeto da Humanização.

  • E. Projeto da Humanização e Projeto da Reforma Sanitária.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...