Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Maria Inês de Souza Bravo, estudiosa do Serviço Social na saúde, tem trazido para o debate da categoria o questionamento quanto ao porquê de o campo da saúde ter se transformado no principal campo de absorção profissional. Sobre esse questionamento, apontam-se como principais conclusões:
A consolidação da Política Nacional de Saúde no país com a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões e, posteriormente, os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
A repercussão significativa e positiva no Serviço Social das propostas de medicina integral e medicina preventiva, surgidas nos Estados Unidos na década de 1950, e seus desdobramentos na década de 1960 com a medicina comunitária.
A ênfase no trabalho em equipe multidisciplinar, adotado na área da saúde, com o novo conceito de saúde (OMS, 1948), enfocando os aspectos biopsicossociais.
A absorção, nas décadas de 1945 e 1950, de grande número de assistentes sociais pelos Centros de Saúde, instituídos na década de 1920.
A perspectiva voluntarista adotada pelo Serviço Social no movimento de reconceituação na década de 1980.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Maria Inês de Souza Bravo e Murilo Castro de Matos, em artigo intitulado Reforma sanitária e projeto éticopolítico do serviço social, publicado no livro Saúde e Serviço Social, pela editora Cortez em 2004, apresentam um breve resgate sobre a trajetória histórica do serviço social na área da saúde. Nesse sentido, conforme os autores, é CORRETO afirmar:
I. É no bojo do processo histórico-econômico e político, marco da conjuntura brasileira dos anos 1930, que ocorre a formulação da política de saúde, que teve caráter nacional, bem como o surgimento das primeiras escolas de serviço social.
II. A conjuntura de 1930 a 1945 caracteriza o surgimento da profissão no Brasil, com influência européia, e a área da saúde foi a que concentrou maior quantitativo de profissionais de serviço social.
III. Em 1945, com as exigências e necessidades do modelo capitalista implantado, bem como em função do término da 2ª Guerra Mundial, a ação profissional do serviço social na saúde também se amplia transformando-se no setor que mais absorveu os assistentes sociais.
IV. O conceito definido em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em que saúde é vista como ausência de doenças.
Está(ão) CORRETA(s):
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas III e IV.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas II e IV.
Em sua obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil (1982), Raul de Carvalho aponta que o discurso originário do bloco católico, ao qual pertenciam as primeiras profissionais do Serviço Social, tem como característica fundadora:
Vínculos ideológicos com a burguesa brasileira.
A origem de classe social desse agrupamento.
Influência técnica e teórica das escolas norte-americanas.
Vocação de apostolado social.
Após a Segunda Guerra Mundial e no contexto da guerra fria, aparece no Brasil a proposta de Desenvolvimento de Comunidade. Inicialmente, foi estimulada por agências internacionais interessadas, ideologicamente, na expansão do modo de produção capitalista como forma de enfrentar o avanço de ideologias comunistas em países do terceiro mundo. A concepção de sociedade do Desenvolvimento de Comunidade apresentava entre suas bases ideológicas os seguintes pressupostos:
Crescimento e neutralidade.
Desenvolvimento social e humanização.
Conflito social e integração comunitária.
Contradição social e equilíbrio econômico.
Os estudos de Ana Maria de Vasconcelos indicam que os profissionais de Serviço Social apontam que a precarização do trabalho e dos direitos nesta área desmobiliza sua ação profissional. Considerando as práticas que a política de democracia de massa na saúde e na seguridade solicita, o paradoxo desta declaração reside:
Na suposição de que aquilo que é de fato o seu objeto passa a ser considerado um obstáculo na prática do assistente social.
Na constatação de que os profissionais do Serviço Social sofrem igualmente as consequências da precarização do trabalho e, do mesmo modo, ficam imobilizados para projetos mais amplos.
Na condição dos profissionais do Serviço Social que se posicionam diante da diversidade e complexidade das demandas e se envolvem cotidianamente com a contradição entre a teoria e a prática.
o fato de que mesmo com todos os recursos teóricos e metodológicos, o Serviço Social ainda lida com o problema social.
Jose Paulo Netto e Marilda Villela Iamamoto apresentam confluências e divergências no seu diálogo na teorização do Serviço Social. Entre as divergências, ressaltamos o conceito de questão social. Para Iamamoto, cabe ao profissional examinar as expressões da questão social, enquanto que, para Jose Paulo Netto, o profissional deve estar atento às:
Refrações da questão social.
Paradigmas expressos pela questão social.
Problematizações advindas da questão social.
Objetivações motivadas pela questão social.
De acordo com Ana Elizabete Mota, a partir de 1980, a burguesia brasileira ascende à postura de classe dirigente superando o conceito de classe dominante através da constituição de uma cultura política da crise. Esse movimento se caracteriza pelas seguintes ideias centrais:
A ascensão social de setores da classe média e a expansão do desenvolvimento econômico.
O pensamento privatista e a constituição do cidadão consumidor.
A ênfase na eficácia e a superação dos obstáculos ao desenvolvimento social.
O conceito de eficiência e a ampliação do mercado de consumo interno e externo.
A negação da construção histórica da sociedade decorre de uma naturalização da questão social e provoca nos indivíduos uma inação frente às possibilidades de sua interferência no desenvolvimento da sociedade. Essa postura é característica:
Do pensamento baseado no determinismo histórico.
Do pensamento conservador.
Do pragmatismo.
Do pensamento dialético.
De acordo com Jose Paulo Netto, na obra Capitalismo Monopolista e Serviço Social, o conceito de ethos individualista significa:
A sociedade é responsável pela corrupção dos indivíduos, os quais nascem bons.
Todos os indivíduos têm direitos naturais e individuais.
Os indivíduos são responsáveis pelo seu próprio destino.
Os indivíduos têm como meta exclusiva o seu próprio bem-estar.
Podemos afirmar que nas pesquisas que têm por objeto o trabalho e a intervenção do Assistente Social:
Não ha distinção direta e específica entre o exercício investigativo em sentido estrito e atitude investigativa voltada para a intervenção profissional.
O uso de dados qualitativos exclui a utilização de dados quantitativos.
A metodologia qualitativa tem como pressupostos epistemológicos os mesmos paradigmas que a pesquisa quantitativa, divergindo apenas no que concerne aos indicadores utilizados.
Entre as metodologias qualitativas destacam-se a história de vida, observação participante e estudos etnográficos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...