Questões de Serviço Social do ano 2016

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O limite entre a busca do conhecimento para a garantia e efetivação de direitos e a invasão de privacidade de maneira arbitrária é tênue (Fávero,2009). Acerca das estratégias, dos instrumentos e das técnicas de intervenção do assistente social, assinale a assertiva correta:

  • A. Ao realizar uma entrevista não se faz essencial que o assistente social tenha informações prévias da situação a ser estudada, basta que tenha condições de obter elementos que possibilitem o avanço do diálogo e da entrevista para que não se torne uma inquirição.
  • B. Entrevista Estruturada - apresenta algumas questões norteadoras para direcionar a conversa, mas abre possibilidades para que o usuário traga outras informações.
  • C. Entrevista Semi-estruturada - neste tipo de entrevista as questões são direcionadas e foram previamente estabelecidas pelo profissional responsável pela entrevista.
  • D. Visita Domiciliar uma possibilidade de dialogar e conhecer a realidade sociocultural e familiar dos sujeitos, a partir de seu espaço de vivência.
  • E. Visita Institucional - consiste no momento em que o profissional realiza visita à residência dos sujeitos envolvidos no Estudo/Perícia que ele está realizando.

Dentre os seminários e congressos, qual representou um momento de ruptura com o monopólio conservador e da suposta postura de “neutralidade da profissão”?

  • A. II Congresso Brasileiro, realizado em Belo Horizonte.
  • B. III Congresso Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro.
  • C. I Seminário Latino-Americano de Serviço Social, realizado em São Paulo.
  • D. III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em São Paulo.
  • E. II Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Teresópolis.

Acerca dos três momentos característicos da renovação do Serviço Social Brasileiro, segundo Netto (2011), qual vertente teórica representa “a intenção de ruptura”?

  • A. A corrente teórica positivista sob uma perspectiva modernizadora que visa à transformação social e o enfrentamento das questões sociais.
  • B. A corrente teórica fenomenológica que objetiva analisar a realidade social e a correlação de forças entre as classes.
  • C. A corrente marxista sob o prisma modernizador que se difundiu na segunda metade dos anos de 1960.
  • D. A corrente positivista, a qual questionava a ordem política e tinha como pressuposto a adequação do Serviço Social às exigências da autocracia burguesa.
  • E. A corrente marxista que se delineou na abertura dos anos de 1980, cujo enfoque é a análise e o questionamento da sociedade de classes, com vistas à transformação social por meio do protagonismo da classe trabalhadora.

No contexto da utilização da Tecnologia da Informação (TI) pelos profissionais do Serviço Social, a expressão “modernização conservadora” é comumente utilizada para designar a

  • A. utilização de recursos modernos e sofisticados para reforçar práticas antigas e tradicionais.
  • B. mediação da relação entre profissional e beneficiário da política social por meio das tecnologias da informação.
  • C. não utilização de recursos tecnológicos de toda ordem para a realização do trabalho cotidiano na assistência social.
  • D. transformação do serviço social por meio da utilização de recursos informacionais que economizam tempo no trabalho.

Considerando a pesquisa, Percepções sobre desigualdade e pobreza: o que pensam os brasileiros da política social (LAVINAS, 2014), o posicionamento majoritário da população brasileira com relação às questões da pobreza, desigualdade e políticas sociais é pela

  • A. adesão a valores meritocráticos.
  • B. propensão a apoiar políticas universais.
  • C. aprovação da elevação do benefício do Bolsa Família.
  • D. concepção da situação de pobreza como falta de oportunidades.

O gráfico, a seguir, discutido por Lavinas (2014, p. 28), apresenta a opinião de brasileiros sobre algumas políticas sociais em vigor. Com base nas informações apresentadas no gráfico, a maioria

 

  • A. dos brasileiros acredita que o Governo possui formas de acabar com a miséria no país e que o Bolsa Família tira muita gente da pobreza.
  • B. da população crê no fim da pobreza e que o Governo deve aumentar o benefício do Bolsa Família para que as famílias saiam dessa situação.
  • C. dos brasileiros pensa que o programa Bolsa Família é necessário, as condicionalidades devem existir e o valor médio do benefício é baixo.
  • D. da população acredita que é necessário obrigar as crianças pobres a frequentarem a escola e postos de saúde, porém que os adultos não devem ser obrigados a trabalharem para receber o benefício.

Couto, Yazbek e Raichelis (2013), ao introduzirem questões para o debate acerca da Política Nacional de Assistência Social, sugerem a necessidade de uma revisão dos conceitos de vulnerabilidade e risco social. Segundo as autoras,

  • A. esses conceitos caíram recentemente em desuso no campo do Serviço Social e devem, portanto, ser substituídos por conceitos mais contemporâneos, como o de redes de atenção socioassistencial.
  • B. essas vulnerabilidades e riscos devem ser compreendidos a partir das histórias de vida e da trajetória dos beneficiários da assistência social e não a partir do contexto socioterritorial que eles vivem.
  • C. essas vulnerabilidades e riscos devem ser enfrentados como produtos de uma desigualdade que é inerente ao sistema capitalista e que, ao ser reproduzida, reproduz as mesmas vulnerabilidades e riscos.
  • D. essas vulnerabilidades e riscos podem ser mitigados de modo a equipar os sujeitos e descobrir suas potencialidades para que esses, por si próprios, consigam superar as mesmas vulnerabilidades e riscos.

Segundo Neri (2008, apud Amaro, 2015), há dois tipos de políticas sociais de enfrentamento da pobreza: as estruturais e as compensatórias. São exemplos de políticas compensatórias e estruturais:

  • A. Compensatórias: educação, seguro desemprego e Bolsa Família. Estruturais: transferência de renda; reforma agrária, microcrédito.
  • B. Compensatórias: transferência de renda; seguro desemprego e Bolsa Família. Estruturais: educação, reforma agrária, microcrédito.
  • C. Compensatórias: seguro desemprego; educação, reforma agrária. Estruturais: microcrédito; transferência de renda e Bolsa Família.
  • D. Compensatórias: educação, reforma agrária e microcrédito. Estruturais: transferência de renda; seguro desemprego; Bolsa Família.

O monitoramento e a avaliação são procedimentos técnicos de acompanhamento de programas sociais que visam a analisar a eficiência, a eficácia e a efetividade e aperfeiçoar a ação dos agentes envolvidos com o desenvolvimento social, dentre eles o Estado. De acordo com Rossi et al. (apud Januzzi, 2011), os diferentes tipos de avaliação relacionam-se com cada etapa do ciclo de vida dos programas sociais.

A correta associação entre a etapa do ciclo de vida e o tipo de avaliação é

  • A. etapa de formulação – avaliação de necessidades.
  • B. etapa de implementação – avaliação de processos.
  • C. etapa de tomada de decisão – avaliação de impacto.
  • D. etapa de definição da agenda – avaliação de resultados.

A Proteção Social constitui a garantia de inclusão a todos os cidadãos que encontram-se em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco, inserindo-os na rede de Proteção Social local. A Proteção Social é hierarquizada em Básica e Especial. A Proteção Social Básica tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). São serviços da Proteção Social Básica, exceto:

  • A. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
  • B. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
  • C. Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas;
  • D. Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
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