Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sócioeconômicos e culturais das desigualdades sociais. As competências e atribuições dos/as assistentes sociais, na política de Assistência Social nessa perspectiva e com base na Lei de Regulamentação da Profissão, requisitam, do(a) profissional, diversas competências, estratégias e procedimentos específicos, com destaque para:
I - Realizar pesquisas para identificação das demandas e reconhecimento das situações de vida da população que subsidiem a formulação dos planos de Assistência Social;
II - Elaborar, executar e avaliar os planos municipais, estaduais e nacional de Assistência Social, buscando interlocução com as diversas áreas e políticas públicas, com especial destaque para as políticas de Seguridade Social;
III - Realizar estudos sistemáticos com a equipe dos CRAS e CREAS, na perspectiva de análise conjunta da realidade e planejamento coletivo das ações, o que supõe assegurar espaços de reunião e reflexão no âmbito das equipes multiprofissionais;
IV - Organizar os procedimentos e realizar atendimentos individuais e/ou coletivos nos CRAS;
V - Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre acesso e implementação da política de Assistência Social.
É correto afirmar que:
A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1990, dispõe de um projeto pedagógico no qual a pesquisa assume relevante destaque uma vez que é através dela que se torna possível desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, base de fundação do serviço social enquanto especialização do trabalho. Sobre a pesquisa considere as afirmativas a seguir:
I É mais ou menos consensual que o serviço social desconheceu a pesquisa como parte constitutiva do perfil profissional em sua gênese.
II A partir dos anos 1990, com o início dos cursos de pós-graduação em serviço social, a pesquisa vem se consolidando no serviço social atestando sua maioridade intelectual.
III A pesquisa resulta em um conhecimento sempre provisório, parcial e histórico.
IV A sistematização de dados empíricos é um passo preliminar e necessário no processo de produção de conhecimento.
Assinale a alternativa correta:
São deveres do assistente social nas suas relações com os usuários:
A Proteção Social Especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social. Assinale a alternativa que contém a ocorrência de tais situações para a proteção social especial.
As provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública são chamadas de:
Ao longo dos anos 1990, inicia-se no Brasil um processo de profundas reformas, entre elas a Reforma do Estado, orientada para o mercado, com ênfase nas privatizações e desprezo as conquistas da Constituição Federal de 1988, sobretudo no âmbito da seguridade social. O principal documento orientador desse processo foi:
Nos anos 90 do século XX evidencia-se, no Brasil, uma importante mudança nos rumos da política econômica. Trata-se do chamado ajuste neoliberal. Nesse contexto as políticas sociais, atendendo as orientações macroeconômicas assumem as principais tendências:
Os elementos que dão materialidade ao chamado projeto ético-político do serviço social em sua dimensão jurídico-política são:
A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e, principalmente, das configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado na expansão monopolista do capital. Sobre a questão social, assinale a alternativa INCORRETA:
Uma das tendências que marcou o movimento de reconceituação do serviço social no Brasil condenou o projeto desenvolvimentista e sua impregnação no serviço social, batendo de frente com o modelo autocrático burguês, propondo um novo perfil profissional e o rompimento com o chamado modelo estrutural-funcionalista. Assinale que vertente foi essa:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...