Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A intersetorialidade se refere à articulação entre setores e saberes, para responder, de forma integrada, a um objetivo comum. É uma nova maneira de trabalhar, de governar e de construir políticas públicas, que possibilita a superação da fragmentação dos conhecimentos e das estruturas sociais, para produzir efeitos mais significativos na vida da população, respondendo com efetividade a problemas sociais complexos.
II. A promoção da articulação intersetorial depende de uma ação deliberada, que pressupõe a ideia de conexão, vínculo, relações horizontais entre parceiros, interdependência de serviços, respeito à diversidade e às particularidades de cada setor.
III. A intersetorialidade se materializa mediante a criação de espaços de comunicação, do aumento da capacidade de negociação e da disponibilidade em se trabalhar com conflitos. Sua efetividade depende de um investimento dos municípios e DF, na promoção da intersetorialidade local, bem como da capacidade em estabelecer e coordenar fluxos de demandas e informações entre as organizações e atores sociais envolvidos.
IV. A articulação intersetorial não está sob a governabilidade da política de Assistência Social. Para que aconteça, é necessário um papel ativo do poder executivo municipal ou do DF, como articulador político entre as diversas secretarias que atuam nos territórios dos CRAS, de modo a priorizar, estimular e criar condições para a articulação intersetorial local.
V. A articulação intersetorial deve envolver escolas, postos de saúde, unidades de formação profissional, representantes da área de infraestrutura, habitação, esporte, lazer e cultura, dentre outros.
Analise as afirmações a seguir:
A participação dos usuários nos Conselhos de Políticas Públicas tem sido um desafio para a sociedade brasileira.
PORQUE
De fato os usuários só poderão ter participação efetivamente qualificada e transitando para o status de sujeito de direitos se tiverem os instrumentos de análise da realidade.
A esse respeito, é possível concluir que:
Com base nos instrumentos do Serviço Social, relacione os procedimentos e instrumentos á consideração correta.
1. Parecer Social
2. Laudo Social
3. Perícia Social
4. Estudo Social
( ) É um instrumento utilizado para conhecer e analisar uma situação vivida por determinados sujeitos ou grupos de sujeitos sociais, sobre a qual o Assistente Social foi chamado a opinar.
( ) Avaliação , exame ou vistoria solicitada sempre que a situação exigir um parecer técnico de uma determinada área do conhecimento, subsidiando a tomada de uma decisão.
( ) Análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos, inerentes ao Serviço Social portanto, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo.
( ) Tem como estrutura : introdução, identificação, metodologia, relato analítico, conclusão ou parecer social.
A respeito das mediações e instrumentalidades no Serviço Social responda com (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) O conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos pelo assistente social ao longo do seu processo formativo, são parte do acervo de seus meios de trabalho.
( ) O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional especialmente nos seus aspectos sócio-econômico e culturais.
( ) No âmbito das políticas sociais, o estudo social não é utilizado na Previdência Social
( ) A instrumentalidade é a capacidade ou a propriedade, adquirida no exercício profissional, que permite ao assistente social objetivar sua intencionalidade em respostas profissionais de modo a modificar, transformar e alterar as condições relativas á produção material da sociedade, bem como a seu preparo técnico, teórico-metodológico e aos referenciais éticos e políticos que permeiam sua prática.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Instituto Machado de Assis - 2016
O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção, um direito social, e é dever do Estado garantir á pessoa idosa a proteção á vida e á saúde mediante a efetivação de políticas públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. A garantia desses direitos está determinada na legislação com o advento do Estatuto do Idoso Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Sobre os direitos fundamentais em de acordo com o Estatuto, analise o seguinte:
I A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 10% (dez por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como a acesso preferencial aos respectivos locais.
II O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.
III Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil, caso o idoso ou seus familiares não possuam condições econômicas de prover o seu sustento, impõem-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da previdência social.
IV O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso á educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.
Está (ao) correto (s) o (s) item (ns):
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Instituto Machado de Assis - 2016
A pessoa idosa pode ser inserida na sociedade de maneira qualificada, assumir papéis relevantes, e reiniciar um novo ciclo de trabalho. Há um crescente reconhecimento de que o idoso deve ter condição de trabalhar enquanto desejar e os direitos da idade devem ser reconhecidos e recompensados. Diante do contexto marque a alternativa incorreta:
Considerando que a cidadania moderna compõe-se, tradicionalmente, de três ordens de direitos, assinale aquele que, no decurso do século XX, foram os que mais tardiamente ingressaram na agenda pública brasileira.
Estudos de Arregui e Koga (2013) sinalizam que a vigilância socioassistencial tem, entre suas principais contribuições:
Segundo Sposati (2013), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) trata-se de um sistema:
Segundo Rizotti (2001), a criação e a extensão de direitos sociais, no período da ditadura militar no Brasil, atenderam a interesses governamentais traduzidos pela:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...