Questões de Serviço Social do ano 2017

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As primeiras formas de oposição organizadas dos trabalhadores à exploração capitalista surgiram bem antes de 1830. Foram manifestações espontâneas que podem ser mencionadas como parte do processo de resistência e luta social. Entre essas formas de lutas que antecedem a gênese da “questão social”, merece destaque o movimento de trabalhadores que tinha como alvo a destruição das máquinas . Esse movimento denomina-se

  • A. Cartista ou cartismo.
  • B. Ludita ou ludismo.
  • C. Liga dos comunistas ou dos justos.
  • D. Trade unios ou união de todos.
  • E. Spinning janny.

O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho coletivo. Sobre a questão social e suas expressões na sociedade, analise as afirmações a seguir e marque a INCORRETA.

  • A. Para pensar historicamente a questão social, é necessário romper com as constatações vazias, construindo uma lógica a partir da enumeração de fatos históricos e da sucessão de acontecimentos do passado. É necessário pensar a questão social orientada pela ideia de tempo, resgatando o processo histórico como contraditório e linear.
  • B. As manifestações concretas e imediatas da questão social têm como contraface a lei geral da acumulação capitalista desenvolvida por Marx em O capital, ou seja, as principais manifestações da questão social são decorrentes das contradições inerentes ao sistema capitalista.
  • C. A questão social é apreendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem como raiz comum a produção social, que é cada vez mais coletiva, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada.
  • D. Por questão social, queremos significar o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim a questão social está fundamentalmente vinculada ao conflito Capital e Trabalho.
  • E. A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do Mercado e do Estado.

Observe os conceitos apresentados por Minayo (2010), em seu texto “Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade”, e assinale a alternativa que se refere à transdisciplinaridade.

  • A. Constitui a justaposição de disciplinas, cada uma com suas teorias e metodologias próprias, a fim de obter uma visão do mesmo tema sob diversas perspectivas.
  • B. Resulta da capacidade de ultrapassar as fronteiras das disciplinas num processo de investigação que inclui articulação de teorias e conceitos, métodos e técnicas.
  • C. É uma estratégia para compreensão, interpretação e explicação de temas complexos presentes na definição de objeto, na discussão dos vários conceitos e propostas metodológicas.
  • D. É a múltipla articulação de áreas profissionais para solucionar um problema complexo da prática que requer conhecimentos de vários especialistas.

O Brasil, como país capitalista de desenvolvimento monopolista avançado, tem uma estrutura de classe capitalista e um Estado Burguês moderno e eficiente frente aos interesses do capital e está plenamente inserido na ordem capitalista mundial como um de seus polos estratégicos. O Estado tem então o papel fundamental de

  • A. administrar as mazelas que resultam da exploração e da opressão dos trabalhadores.
  • B. incrementar os direitos humanos e sociais de todos os cidadãos.
  • C. implantar a expansão universalizada da democracia.
  • D. intermediar os interesses de classes na posse do fundo público.
  • E. promover e implementar as revoluções passivas.

No mundo capitalista, as desigualdades são um desafio permanente, pela sua própria essencialidade. Nesse sentido, dá-se o processo de constituição das políticas sociais, mediadas pelo Estado e pela ação das classes sociais organizadas, as quais são determinadas pelas relações de

  • A. expoliação/alienação e hegemonia/submissão.
  • B. o empenho da despesa poderá exceder o limite dos créditos concedidos conforme percentual autorizado na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • C. apropriação/distribuição e dominação/subalternização.
  • D. riqueza/pobreza e subjugação/subalternização.
  • E. justiça/equidade e dominação/subalternização.

Desde a metade do século XIX, com base em estudos biológicos e fisiológicos, a velhice foi tratada como uma fase da vida caracterizada pela decadência e pela ausência de papéis sociais. Na abordagem antropológica, duas tendências reagrupam os estudos sobre o envelhecimento: uma delas refere-se aos estudos holísticos, que buscam a forma de organização dos dados e do significado do envelhecimento a partir do interior de uma determinada cultura; a outra refere-se a uma abordagem estática dos fenômenos socioculturais, apoiando-se nos fatores que determinam a posição social dos idosos e o impacto desses fatores sobre eles. Nesses estudos, conforme Minayo e Coimbra Jr. (2011), a deterioração da condição dos idosos e a diminuição do prestígio são associadas

  • A. ao processo de modernização.
  • B. às relações de poder.
  • C. à falta de apoio familiar.
  • D. às suas conquistas acumuladas.
  • E. ao nível de satisfação pessoal.

Diante da cultura da violência, que assusta e ameaça a todos na sociedade contemporânea, o desafio está em vislumbrar como, em meio a uma sociedade contraditória e excludente, é possível criar referenciais positivos que revertam a trajetória de violência na qual se vê inserida parcela da juventude atual. Frente ao sentimento de pânico social, no caso específico das ameaças advindas dessa parte jovem da população, propõe-se a redução da idade de imputabilidade penal. Colocada como solução para os problemas e conflitos e referendada por políticos e pelos movimentos repressivos, essa proposta, conforme Costa (2005), relativiza a tarefa estatal de garantia de direitos individuais e

  • A. aamplia a política criminal.
  • B. compatibiliza o sentido de valorização social.
  • C. faz contraponto com os direitos sociais mais amplos.
  • D. apresenta assertividade.
  • E. revitaliza a política de atendimento à criança e ao adolescente.

Como afirma Costa (2005), na trajetória da violência, compreendida como envolvimento com o mundo do tráfico e do uso de armas, os jovens obtêm ganhos não encontrados facilmente em outros espaços sociais ou por meio de outro modo de vida na sociedade contemporânea que não o da criminalidade. Visibilidade, força e poder são alguns desses ganhos possibilitados pela mídia, pelo porte de armas, pela posição na hierarquia do tráfico e pela intimidação das pessoas, fazendo com que as possibilidades de status, autoestima e virilidade, pela inserção no mundo do tráfico, superem as parcas possibilidades do projeto de vida fora dele, possibilidades essas entendidas como vantagens

  • A. humanas.
  • B. concretas.
  • C. simbólicas.
  • D. materiais.
  • E. sociais.

Em seu estudo intitulado (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência, Sales (2007) demonstra que a figura do criminoso foi, desde a Polis Grega até a atualidade, objeto de representações sociais em torno das razões e dos impulsos que animavam seus atos. Barbárie, maldade, selvageria, loucura e anormalidade são tentativas de explicações para atos e manifestações violentas, explicações estas que giram sempre em torno do conceito de natureza humana. Afirma a autora que, mesmo com o avanço das reformas penais no século XIX, esse componente natural demonstra, ainda, seu vigor e que a forma impiedosa e cruel de combate e punição à violência e ao crime, na mesma medida em que foi praticado, na modernidade,

  • A. tornou-se expressão de um sem número de conflitos socioeconômicos e culturais.
  • B. aviva-se na perspectiva do pensamento liberal com elementos de humanidade.
  • C. foi substituída por mecanismos que consideram a objetividade dos atos.
  • D. atualiza-se como legítima produção de um mundo regulado pela razão.
  • E. reflete as contradições intersubjetivas e fomentadas por relações sociais mais amplas.

O Brasil viveu diferentes períodos históricos, nos quais a questão dos direitos humanos foi se colocando de modo diferenciado em relação à ação da sociedade na luta por tais direitos. Foi no período do enfrentamento à ditadura militar que a luta pelos direitos humanos ganhou força social e política. A forte repressão a todo tipo de manifestação e a violação de direitos políticos e sociais foram impulsionadores da discussão sobre direitos, quando esta passou a ganhar a conotação que tem hoje: de direitos humanos e sociais, incorporados ao discurso

  • A. democrático.
  • B. emancipatório.
  • C. individualista.
  • D. solidário.
  • E. alternativo.
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