Questões de Serviço Social do ano 2017

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Analise as afirmativas a seguir concernentes à questão da longevidade da população e seu impacto no setor saúde.

I. Os processos de transição demográfica e epidemiológica no Brasil são claramente homogêneos e estão associados, em grande parte, às desiguais condições sociais observadas no país.

II. O conceito de expectativa de vida saudável é usado para definir a média do número de anos que uma pessoa é capaz de viver livre de doenças.

III. A cronicidade das doenças mais prevalentes entre os idosos deve ser levada em consideração para a organização dos serviços de saúde.

Estão corretas afirmativas:

  • A. I, II, e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Analise as afirmativas a seguir concernentes à proteção e aos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.

I. A internação psiquiátrica involuntária é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.

II. Pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos não poderão ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente, ou de seu representante legal, e sem a devida comunicação aos conselhos profissionais competentes e ao Conselho Nacional de Saúde.

III. O paciente há longo tempo hospitalizado ou para o qual se caracterize situação de grave dependência institucional, decorrente de seu quadro clínico ou de ausência de suporte social, será objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A educação em saúde possui as seguintes abordagens:

  • A. terapêutica; potencializadora; comportamental; participativa.
  • B. educativa; preventiva; radical; e de desenvolvimento pessoal.
  • C. compreensiva; transformadora; igualitária; emancipadora.
  • D. investigativa; prescritiva; terapêutica; social.
  • E. preventiva; instrumental; curativa; e de autocuidado.

Sobre as ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias no âmbito do trabalho do/a Assistente Social, considere as afirmações a seguir.

I- A orientação e o acompanhamento a indivíduos, a grupos e a famílias são compreendidos como ações de natureza socioeducativa, as quais se afastam de ações que interferem diretamente na vida desses sujeitos, garantindo, assim, a objetividade e a externalidade da atuação do/a Assistente Social.

II- A proposição das ações socioeducativas pelo/a Assistente Social requer o conhecimento do território em que ele/ela atua, bem como das demandas dos usuários, tanto as singulares como as de grupos de usuários.

III- A consolidação das ações socioeducativas desenvolvidas pelo/ a Assistente Social decorre do quanto estática ela é, ou seja, deve-se evitar a reconstrução continuada dessas ações.

IV- O processo reflexivo, um dos pilares das ações socieducativas, é desenvolvido na trajetória da relação entre o/a Assistente Social e o/a usuário/a. Essa relação pauta-se pelo pressuposto da responsabilização do/a usuário/a por suas condições sociais.

V- A socialização das informações, pilar das ações socioeducativas, constitui-se no compromisso da garantia do direito à informação como pré-condição para que indivíduos, famílias e grupos não só viabilizem os seus direitos, mas também usufruam de todo o conhecimento socialmente produzido.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I, II, V.
  • B. I, III, IV.
  • C. II, IV, V.
  • D. II e V.
  • E. III e IV.

O desafio da promoção da cultura de um atendimento humanizado na área da saúde pressupõe, EXCETO:

  • A. Centralidade dos sujeitos na construção coletiva do SUS.
  • B. Ações focadas na escuta e na redução de tensão.
  • C. Participação do usuário nesse processo.
  • D. Investimento em educação permanente das equipes.

O estabelecimento de políticas de formação continuada na área da prevenção do uso indevido de drogas para profissionais da educação e a implantação de projetos pedagógicos de prevenção nas instituições de ensino público e privado, alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos conhecimentos relacionados a drogas constituem:

  • A. orientações e normas emanadas do Conselho Nacional Antidrogas – Conad.
  • B. princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
  • C. atividades de atenção e reinserção social do usuário e dependente de drogas.
  • D. atividades de prevenção do uso indevido de drogas.

Na década de 1980, a eficácia e eficiência das políticas sociais eram verificadas por meio de parâmetros economicistas. Ao longo das últimas décadas foram ampliados os elementos constitutivos de elaboração de políticas públicas, planos, programas e projetos sociais, bem como de avaliação e monitoramento destes. A construção de um painel de monitoramento tem como função

  • A. descrever os elementos quantitativos do programa.
  • B. apresentar os índices qualitativos do projeto.
  • C. verificar a atual situação da ação desenvolvida.
  • D. acrescentar indicadores sociais de processo.
  • E. representar a dinâmica relacional entre indicadores.

Lançado no ano de 2006, o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária traz explícita a mudança do olhar e do fazer as políticas públicas para a infância, a adolescência e a juventude, no sentido de que tais políticas devem promover a inclusão social e buscar a superação das vulnerabilidades sociais. Nessa perspectiva, o Plano indica a necessidade de políticas extensivas aos demais atores sociais do Sistema de Garantia de Direitos, “... implicando a capacidade de ver as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos e de maneira indissociável de seu contexto sociofamiliar e comunitário”, retratando a tendência da ideia de

  • A. focalização nesse segmento.
  • B. centralidade da família.
  • C. multidimensionalidade específica.
  • D. práticas institucionalizantes.
  • E. transformação social.

Nos diversos espaços sócio-ocupacionais dos assistentes sociais, as ações de caráter individual são concretizadas em serviços caracterizados como plantão social, organizados para atender à demanda espontânea dos cidadãos, contando com estes profissionais à disposição para o atendimento. Tradicionalmente, no Serviço Social, o plantão social requer desses profissionais atividades rotineiras e burocratizadas, tidas apenas como prestação de ajuda e de auxílio materiais. É correto afirmar que o plantão pode representar uma possibilidade real de viabilização do acesso da população aos serviços sociais, porém essa possibilidade só se efetiva se a ação profissional ocorrer nessa perspectiva e considerar

  • A. os recursos humanos existentes.
  • B. os aspectos burocráticos da instituição.
  • C. as condições institucionais reais.
  • D. os requisitos metodológicos determinantes dos objetivos institucionais.
  • E. as normativas institucionais para o atendimento.

Entre os diversos estudiosos de redes de políticas, é consenso que, diante dos novos desafios impostos ao Estado, as formas tradicionais de organização estatal fundamentadas no paradigma burocrático são consideradas insuficientes e inadequadas para a gestão de suas funções. Embora considerem que a gestão de redes seja uma grande lacuna nos estudos atuais desse campo, afirmam ser possível essa forma de gestão. Na busca por um novo paradigma, consideram como elementos- -chave, para a análise e a gestão das redes, os atores, os recursos, as percepções e

  • A. as regras.
  • B. o planejamento.
  • C. os fluxos.
  • D. a dinâmica.
  • E. as situações.
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