Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do disposto na Lei nº 12.594 / 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assinale a afirmativa correta

    A) As funções executiva e de gestão do Sinase são de competência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

    B) O Sinase é coordenado pela União que implementa seus respectivos programas de atendimento a adolescente ao qual seja aplicada medida socioeducativa

    C) É dos estados a responsabilidade de elaborar o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo independente de conformidade com o Plano Nacional respectivo

    D) O Sinase se refere a um conjunto ordenado de princípios e regras, excetuando os critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas a adolescentes em conflito com a lei

    E) Ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) competem as funções normativa e deliberativa, sendo as de avaliação e de fiscalização competências exclusivas da União.

A permanente crítica e atualização é constitutiva da formação profissional em Serviço Social. Sobre os processos da formação profissional, é correto afirmar que:

    A) Macrodeterminações presentes na quadra histórica atual devem ser desconsideradas nos processos da formação profissional.

    B) No Brasil, a formação profissional dos assistentes sociais assume perspectiva distinta e colidente com as concepções hegemônicas de educação e de sociedade.

    C) A realidade social, desvinculada do desenvolvimento teórico-prático e ideopolítico da profissão, coloca demandas para a formação profissional em Serviço Social no momento atual da sociedade brasileira.

    D) Refletir sobre o processo educativo-formativo dos assistentes sociais requer cuidadosa avaliação crítica desse estágio do capitalismo, independente do significado da profissão na divisão sociotécnica do trabalho.

    E) O Ministério da Educação, ao suprimir princípios e conteúdos das matérias indicados para a formação do assistente social – precisamente o norte do projeto profissional, possibilitou que as unidades de ensino reafirmassem suas referências.

Considerando os princípios da chamada Seguridade Social e, também, especificamente a Política de Seguridade Social brasileira, assinale a alternativa correta.

    A) Desde 1923, as políticas de previdência, saúde e assistência social compõem o sistema de seguridade social brasileiro.

    B) As primeiras iniciativas de benefícios previdenciários que vieram a constituir a seguridade social no século XX nasceram na Inglaterra.

    C) A assistência social e a previdência, no âmbito da Seguridade Social brasileira, impedem a lógica de produção e reprodução do capitalismo

    D) O Brasil implantou um modelo de seguridade social sustentado predominantemente na lógica social e, portanto, do universalismo, superando a lógica do seguro

    E) O chamado modelo bismarckiano de Seguridade Social é considerado como um sistema de seguros sociais porque suas características se assemelham às de seguros privados.

Tendo como referência o trabalho do assistente social na esfera estatal, assinale a afirmativa INCORRETA.

    A) A esfera estatal concentra a minoria dos profissionais assistentes sociais assalariados em exercício

    B) É cada vez mais frequente e necessário o trabalho compartilhado com outros profissionais na coordenação e implementação de projetos em diferentes campos das políticas sociais

    C) Uma perspectiva de atuação interdisciplinar e intersetorial não leva à diluição das identidades e competências de cada profissão envolvida com as políticas sociais públicas; dentre elas, o Serviço Social

    D) O processo de descentralização das políticas sociais públicas, especialmente sua municipalização, isentou os assistentes sociais do desempenho de novas atribuições e competências, uma vez que a política social é sua matéria.

    E) O Serviço Social tem uma trajetória de trabalho direto com a população e proximidade com o seu modo de vida no cotidiano e, no âmbito estatal, isso se manifesta também na participação nos conselhos de direitos vinculados às políticas públicas.

O Projeto Ético-Político do Serviço Social, materializado nos instrumentos normativos que regulamentam e norteiam a profissão, tem fundamentação histórica e teórico-metodológica na teoria marxista e tem valores e princípios éticos humanísticos.

Sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social no Brasil, é CORRETO afirmar que:

    A) O projeto ético-político do Serviço Social está vinculado a uma perspectiva de conservação da ordem social vigente.

    B) O projeto ético-político expressa o reconhecimento da universalização do acesso aos bens e serviços sociais como valor ético central da prática profissional.

    C) O projeto ético-político do Serviço Social expressa a autoimagem da profissão, seus valores, sua função social, sua dimensão teórico-metodológica, dentre outros aspectos da práxis profissional.

    D) O projeto ético-político do Serviço Social pauta as bases da prática profissional apenas no âmbito das instituições sociais públicas, dada a responsabilidade do Estado em assegurar os direitos sociais.

    E) O projeto ético-político pressupõe a construção de uma sociedade que possibilite o acesso aos bens e serviços sociais de acordo com as competências e capacidades individuais e coletivas.

“A inserção do Serviço Social na divisão do trabalho e as novas perspectivas daí decorrentes são um produto histórico.”
IAMAMOTO, Marilda V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994
Sobre o Serviço Social como especialização do trabalho coletivo, assinale V (verdadeiro) e F (falso).

( ) As condições e relações sociais atribuem um sentido histórico ao significado social da prática profissional do Assistente Social
( ) As circunstâncias sociohistóricas determinam socialmente a atuação profissional, a qual está estritamente relacionada com a consciência de classes dos/as assistentes sociais
( ) A definição e redefinição da prática profissional não está sujeita às situações históricas que se apresentam, dado o fato do Serviço Social ter um projeto ético-político consolidado.

A sequência está CORRETA em:

    A) V.V.F

    B) V.F.V

    C) F.V.F

    D) V.F.F

    E) F.F.V

“O significado sociohistórico da prática profissional só é desvendado a partir de sua inserção na sociedade, visto que o Serviço Social se afirma como instituição peculiar na e a partir da divisão do trabalho.”

IAMAMOTO, Marilda V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994 Sobre o processo de institucionalização do Serviço Social, analise as afirmações a seguir:

I - A institucionalização do Serviço Social está vinculada à criação de grandes instituições, principalmente a partir da década de 1940.
II - O processo de institucionalização do Serviço Social também se constitui como a profissionalização do Assistente Social, a qual se torna categoria assalariada.
III – Com a institucionalização do Serviço Social, a legitimação da profissão vinculou-se às demandas diretas dos usuários das instituições que tinham como finalidade assegurar os direitos das classes subalternas.

É CORRETO o que se afirma em

    A) II, apenas.

    B) III, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I e III, apenas.

    E) I, II e III.

É sabido que os/as Assistentes Sociais atuam nas diversas manifestações da Questão Social, compreendida aqui a partir das contradições entre capital e trabalho nas sociedades capitalistas. É, portanto, CORRETO afirmar que:

    A) A Questão Social é um conjunto de expressões das desigualdades políticas, sociais, econômicas das classes sociais no âmbito do modo de produção capitalista.

    B) O reconhecimento das expressões da Questão Social, como objeto de intervenção exclusivo do Serviço Social, é resultado do amadurecimento profissional ao longo da história.

    C) As expressões da Questão Social nos dias atuais são reconhecidas pelo Serviço Social como resultado da não adaptação dos sujeitos ao capital financeiro.

    D) O enfrentamento das expressões da Questão Social só é possível no âmbito das instituições estatais.

    E) A Questão Social, enquanto expressão concreta das contradições entre capital e trabalho no âmbito das sociedades capitalista, constitui-se objeto de intervenção do Serviço Social somente a partir do Código de Ética de 1993.

“(...) a luta pela afirmação dos direitos é hoje também uma luta contra o capital, parte de um processo de acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento social, que possa vir a contemplar o desenvolvimento de cada um e de todos os indivíduos sociais. Esses são, também, dilemas do Serviço Social.”

IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

Com base na Lei Nº 8662 de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão, são competências do/da Assistente Social, EXCETO.

    A) Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa dos direitos.

    B) Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.

    C) Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

    D) Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    E) Realizar ações terapêuticas com indivíduos, grupos e famílias a fim de melhor orientar sobre os direitos individuais e coletivos.

A instrumentalidade no exercício profissional dos/das assistentes sociais é aqui compreendida como “uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional”

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: CFESS/ABEPSS (org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

No tocante a instrumentalidade como mediação, é INCORRETO afirmar que:

    A) A instrumentalidade como mediação permite que os/as assistentes sociais reelabore a cultura profissional que privilegia a ação puramente instrumental.

    B) A instrumentalidade como mediação articula as múltiplas dimensões da prática profissional.

    C) A instrumentalidade como mediação permite que os/as assistentes sociais tenham condutas profissionais críticas e competentes diante da realidade social.

    D) A instrumentalidade como mediação privilegia a dimensão técnico-instrumental da atuação profissional a fim de possibilitar o enfrentamento mais qualificado às expressões da Questão Social.

    E) A instrumentalidade como mediação pressupõe a concretização das referências técnicas, teóricas, valorativas e políticas da profissão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...