Questões de Serviço Social do ano 2020

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Muitas políticas sociais estão diretamente relacionadas ao atendimento de famílias. Considerando o debate teórico sobre família, assim como o trabalho do assistente social nesse campo, é correto afirmar que:

    A) A família passou a ser um sujeito privilegiado de intervenção do Serviço Social a partir da Constituição Federal de 1988.

    B) No trabalho com famílias, o assistente social deve vincular a satisfação das necessidades sociais à competência ou incompetência individual /das famílias.

    C) Na década de 1990, a questão da família no Serviço Social teve pouca visibilidade se comparada à produção sobre política social e direitos sociais, embora tenha sido anunciada sua pertinência.

    D) As necessidades expressas nas famílias e pelas famílias são “casos de família” e, por conseguinte, as questões que as afligem se circunscrevem no campo da competência ou incompetência delas próprias enquanto sujeitos.

    E) Desde o final dos anos de 1920, houve uma grande incorporação da chamada terapia familiar de orientação sistêmica na prática dos assistentes sociais brasileiros, particularmente aqueles vinculados à área da saúde mental.

Tendo como base os fundamentos históricos e teórico- -metológicos da profissão e tomando como referência o Serviço Social na década de 1990, assinale a alternativa correta.

    A) A direção social que orienta o projeto hegemônico da profissão tem como referência a relação orgânica com o projeto da classe burguesa.

    B) O movimento de precarização e de mudanças no mercado de trabalho dos profissionais brasileiros ficou fora do debate dos assistentes sociais nessa conjuntura.

    C) As transformações societárias que caracterizam os anos de 1990 encontram um Serviço Social consolidado, maduro e que se afirma na sociedade brasileira ao longo dessa década

    D) A consolidação do projeto ético-político, teórico metodológico e operativo, que foi construindo, particularmente, sob a influência da tradição marxista, perde centralidade nos anos de 1990

    E) O chamado projeto ético-político profissional é descaracterizado pelo Código de Ética de 1993, pelas Diretrizes Curriculares de 1996 e pela Legislação que regulamenta o exercício profissional de 1993.

A partir do Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigência, assinale, a seguir, um de seus princípios fundamentais.

    A) Defesa dos direitos humanos e aceite do arbítrio e do autoritarismo.

    B) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial e exclusiva da profissão

    C) Recusa do pluralismo, como forma de assegurar o respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas

    D) Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero.

    E) Reconhecimento da liberdade como valor ético central com desconsideração das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, uma vez que as mesmas não dependem da ação profissional.

Considerando os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

    A) A ideário católico não está relacionado à gênese do Serviço Social brasileiro.

    B) O primeiro suporte teórico-metodológico para a qualificação técnica do Serviço Social, sua prática e modernização, foi buscado na matriz da teoria social crítica.

    C) A perspectiva marxista foi absorvida pelo Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras ao desenvolvimento da sociabilidade capitalista.

    D) A contribuição do Serviço Social brasileiro, em sua gênese, é marcada por uma intervenção sobre valores e comportamentos de seus “clientes” na perspectiva de sua integração à sociedade, ou melhor, nas relações sociais vigentes

    E) As tendências de análise e as interpretações acerca da profissão são derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade e se configuram como homogêneas, embora permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos

Considerando o denominado Projeto Ético-Político do Serviço Social, a partir de sua construção inicial pela categoria, é correto afirmar que:

    A) Efetiva-se integralmente na realidade.

    B) A dimensão jurídico-política da profissão é dissociada do Projeto Ético-Político profissional.

    C) Articula em si mesmo uma imagem ideal da profissão, assim como os valores que a legitimam, sua função social, seus objetivos e conhecimentos teóricos e saberes interventivos

    D) Está impresso em documento construído coletivamente e distribuído à categoria profissional pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para amplo conhecimento e divulgação

    E) É impossível identificar e/ou sistematizar os seus elementos constitutivos e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão, uma vez que se alteram dialeticamente.

A partir das definições presentes na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), considerando o disposto sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estão corretas as seguintes afirmativas, EXCETO:

    A) A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.

    B) A instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social tem como uma de suas responsabilidades normatizar e padronizar o emprego e a divulgação da identidade visual do SUAS.

    C) A chamada proteção social básica refere-se ao conjunto de serviços, programas e projetos que têm como um de seus objetivos contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários

    D) Os CRAS e os CREAS são unidades públicas estatais que possuem interface com as demais políticas públicas e articulam, coordenam e ofertam os serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.

    E) As proteções sociais básica e especial são ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao SUAS, respeitadas as especificidades de cada ação.

Tomando como referência o surgimento e o desenvolvimento do Serviço Social no período de 1930 a 1964, bem como a ação profissional na área da saúde, assinale a alternativa correta.

    A) Na década de 1930, a área da saúde foi a que concentrou maior quantitativo de profissionais.

    B) A formação profissional, em seus anos iniciais, não dispunha de disciplinas relacionadas à Saúde

    C) A conjuntura de 1930 a 1945 caracteriza o surgimento da profissão no Brasil, com influência estadunidense

    D) A partir de 1945 a influência europeia na profissão substituiu a norte-americana, que marcou os anos de 1930, tanto no nível da formação profissional quanto nas instituições prestadoras de serviços.

    E) A expansão do Serviço Social no país ocorre a partir de 1945, relacionada com as exigências e necessidades de aprofundamento do capitalismo no Brasil e às mudanças que ocorreram no panorama internacional, em função do término da 2ª Guerra Mundial.

Parte expressiva dos assistentes sociais trabalha com políticas sociais, nos mais diferentes espaços sócio-ocupacionais e esferas sociais, assim como em diversas funções. Sobre a profissão e a política social, assinale a afirmativa INCORRETA.

    A) As concepções da política social nem sempre supõem uma perspectiva teórico-metodológica.

    B) A política social é uma matéria fundamental na formação profissional dos assistentes sociais.

    C) A política social se configura, no contexto da estagnação, como um terreno importante da luta de classes.

    D) Para a política social, um conjunto de tendências e contratendências, que constituem o capitalismo maduro, traz consequências importantes

    E) As políticas sociais são concessões / conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre os interesses das classes sociais e seus segmentos envolvidos na questão.

Sobre o direito à saúde do idoso, a partir do Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta

    A) É permitida a exigência de comparecimento do idoso, mesmo se enfermo, perante órgãos públicos

    B) No caso dos idosos, os planos de saúde estão autorizados a cobrar valores diferenciados em razão da idade.

    C) Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, inclusive em caso de emergência daqueles de menor idade.

    D) Casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória somente pelos serviços de saúde públicos à autoridade sanitária.

    E) É dever do Poder Público o fornecimento aos idosos, gratuitamente, de medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como de próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Em relação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a alternativa correta.

    A) É o sistema descentralizado e participativo que organiza a gestão das ações na área de Serviço Social.

    B) O SUAS está isento de instâncias deliberativas em sua organização e funcionamento, em razão do processo de coordenação única no Ministério responsável pela política.

    C) O funcionamento das entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Sistema depende de prévia inscrição no respectivo Ministério responsável pela política.

    D) As ações ofertadas no âmbito do SUAS têm por objetivo a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice e, como base de organização, prescinde do território.

    E) Os recursos do cofinanciamento do SUAS, destinados à execução das ações continuadas de assistência social, podem ser utilizados para o pagamento dos profissionais que integram as equipes de referência, responsáveis pela organização e oferta daquelas ações, conforme percentual apresentado pelo Ministério de referência e aprovado pelo Conselho de direito relativo à política.

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