Questões sobre Assistência Social no Serviço Social

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[...] permite o registro dos atendimentos /acompanhamentos a?s fami?lias que procuram o SUAS, por meio do NIS (nu?mero de identificac?a?o social), detalhando, deste modo, os quantitativos que anteriormente eram consolidados apenas no ni?vel da unidade no Registro Mensal de Atendimentos dos CRAS e CREAS (Formula?rio 1 do RMA). Disponi?vel online, seu acesso e? realizado pelo mesmo Sistema em que esta?o disponi?veis os formula?rios do Registro Mensal de Atendimentos [...] (BRASIL, 2016).


O instrumento de trabalho descrito utilizado no Sistema U?nico de Assiste?ncia Social (SUAS) e?:

    A)

    ( ) Prontua?rio SUAS.



    B)

    ( ) Sistema de Gesta?o do Programa Bolsa Fami?lia.



    C)

    ( ) Cadastro U?nico.



    D)

    ( ) Prontua?rio Eletro?nico Simplificado.



    E)

    ( ) Plano Individual de Atendimento.



Sa?o princi?pios organizativos do Sistema U?nico de Assiste?ncia Social (SUAS), EXCETO:

    A)

    ( ) Descentralizac?a?o poli?tico-administrativa com compete?ncias especi?ficas e comando u?nico em cada esfera de governo.



    B)

    ( ) Direc?a?o da universalidade do sistema por meio de: fixac?a?o de ni?veis ba?sicos de cobertura de benefi?cios, servic?os, programas, projetos e ac?o?es de Assiste?ncia Social de provisa?o partilhada entre os entes federativos; garantia de acesso aos direitos socioassistenciais a todos os que deles necessitarem; articulac?a?o de cobertura com as demais poli?ticas sociais e econo?micas, em especial as de Seguridade Social.



    C)

    ( ) Equidade: o objetivo desse princi?pio e? diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possui?rem direito aos servic?os, as pessoas na?o sa?o iguais e, por isso, tem necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a care?ncia e? maior.



    D)

    ( ) Sistema de gesta?o orc?amenta?ria para sustentac?a?o da poli?tica de Assiste?ncia Social atrave?s do Orc?amento Pu?blico, constitui?do de forma participativa, com provisa?o do custeio da rede socioassistencial para cada esfera de governo, a partir do ca?lculo dos custos dos servic?os socioassistenciais por elemento de despesa, necessa?rio para manter metodologia em padra?o adequado de qualidade e quantidade; transpare?ncia de prestac?a?o de contas; mecanismos de transfere?ncia direta do fundo; princi?pio de relac?a?o entre entes federativos, e clara definic?a?o de fontes de financiamento.



    E)

    ( ) Sistema de gesta?o de pessoas por meio, entre outros, da conti?nua capacitac?a?o de gestores e dos agentes operadores das ac?o?es de Assiste?ncia Social.



Ao longo do acompanhamento realizado no âmbito do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, deve-se primar pelo estímulo à participação dos usuários na vida pública do território, com a perspectiva de desenvolver competências para o enfrentamento coletivo da situação vivenciada, para a ressignificação de vivências e para a construção de novos projetos de vida, pautados na compreensão crítica da realidade social.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Renda e Cidadania e Secretaria Nacional de Assistência Social. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. SUAS e População em Situação de Rua v. 3. Brasília: Gráfica e Editora Brasília, 2011, p. 74 (com adaptações).

Considerando-se os eixos norteadores da organização, da oferta e da concepção da atuação profissional no âmbito do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, é correto afirmar que a ação mencionada no texto precedente e suas respectivas finalidades estão incluídas no eixo denominado

    A) relação com a cidadania e a realidade do território.

    B) trabalho em rede.

    C) acesso a direitos socioassistenciais.

    D) mobilização e participação social.

    E) ética e respeito à dignidade, diversidade e não discriminação.

No texto introdutório da Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua, apresentada à sociedade brasileira pelo governo federal em 2008, são mencionados alguns fatores que motivam a existência de pessoas em situação de rua. Entre os fatores chamados estruturais incluem-se

    A) ausência de moradia e inexistência de trabalho e renda.

    B) ausência de moradia e rompimento dos vínculos familiares.

    C) alcoolismo e mudanças econômicas e institucionais de forte impacto social.

    D) drogadição e perda dos bens.

    E) enchentes, incêndios e inexistência de trabalho e renda.

Entre os princípios da Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, instituídos pelo Decreto n.º 7.053/2009, estão incluídos

    A) o direito à convivência familiar e comunitária bem como a garantia de formação e capacitação permanente da população de rua.

    B) a liberdade de pensamento e o pluralismo de ideias.

    C) a valorização e o respeito à vida e à cidadania bem como o respeito à dignidade da pessoa humana.

    D) o atendimento humanizado e universalizado e a moradia provisória.

    E) o direito a habilitação e reabilitação e a reestruturação de serviços de acolhimento.

As seguintes funções da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foram descritas por Aldaíza Sposati no texto Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. Com base nesse texto, analise as seguintes afirmativas:


I. A vigilância social é a capacidade de detectar e monitorar as ocorrências de vulnerabilidade e fragilidade que possam causar a desproteção, além da ocorrência de riscos e vitimizações.


II. A defesa de direitos trata-se de uma preocupação com os procedimentos dos serviços no alcance de direitos socioassistenciais e na criação de espaços de defesa para além dos conselhos de gestão da política.


III. A proteção social inclui a rede horizontal de serviços e benefícios.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) II, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I e II, apenas.

A Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tipificou os serviços socioassistenciais em níveis de complexidade.
Com relação aos serviços tipificados, analise as seguintes afirmativas.
I. O serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) está inserido na proteção social de média e alta complexidade.
II. Os serviços de média e alta complexidade devem ser executados pelos centros de referência de assistência social (CRAS).
III. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos está inserido na proteção social básica.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) III, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) I, apenas.

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