Questões sobre Assistente Social

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As sociedades pré-capitalistas não privilegiavam as forças de mercado, mas assumiam algumas responsabilidades sociais. Algumas iniciativas pontuais com características assistenciais são identificadas como protoformas de políticas sociais. Eram legislações sociais

  • A. caritativas, filantrópicas e se desenvolviam numa concepção tomista.
  • B. protetivas, ampliadas e garantiam a manutenção da ordem social.
  • C. moralizadoras, assistencialistas e sustentavam-se no ideário do bem comum.
  • D. repressivas, meritocráticas e possibilitavam o acesso ao mercado de trabalho competitivo.
  • E. punitivas, restritivas e agiam na intersecção da assistência social e do trabalho forçado.

O exercício profissional do Assistente Social pode ser qualificado e adquirir competência na medida em que, no seu cotidiano, tenha como perspectiva

  • A. desvestir-se dos projetos profissionais em torno da construção de um campo puramente interdisciplinar.
  • B. desconstruir a leitura da compreensão da sociedade de classes e da questão social como eixos fundantes para a profissão.
  • C. reiterar o instituído, mantendo-se circunscrito ao seu relato e à elaboração de manuais prescritos voltados ao como fazer.
  • D. impulsionar o protagonismo político dos sujeitos na articulação e defesa de suas necessidades e interesses coletivos na cena pública.
  • E. valorizar as rotinas institucionais, considerando que os movimentos da realidade não são passíveis de serem apropriados pelo profissional.

Nos diversos espaços sócio-ocupacionais, onde estão inseridos os profissionais de Serviço Social, vários são os outros profissionais que compõem a equipe de trabalho. Assim, para um atendimento na totalidade e integralidade dos usuários, faz-se necessário um trabalho de equipe interdisciplinar, significando a

  • A. unificação das fronteiras disciplinares.
  • B. atuação dos profissionais de forma independente.
  • C. negação das especialidades de cada profissão.
  • D. atuação dos profissionais de maneira interdependente.
  • E. impermeabilidade do conhecimento.

A ampliação dos programas e serviços sociais que envolvem a expansão do mercado de trabalho de muitos profissionais da área social, vem alterando internamente as profissões, suas atribuições, competências e respostas profissionais. Esse processo tem retirado das profissões sua natureza, matéria, saberes interventivos e habilidades, valores, conteúdos concretos da sua especialidade profissional, outorgando-lhes múltiplas incumbências, distantes inclusive da sua cultura profissional. Assim, é impressa às profissões uma lógica gerencialista e tecnocrática, que responde a uma padronização própria de

  • A. sincretismo teórico.
  • B. pragmatismo metodológico.
  • C. racionalidade formal-abstrata.
  • D. prática política.
  • E. conservadorismo ideopolítico.

Os/as assistentes sociais brasileiros/as, independentemente do local de atuação ou política social em que atuam, das competências e atribuições a que recorram, afirmam, em sua maioria, que suas ações são pautadas pelo projeto ético-político do Serviço Social. Assim, ao nos apropriarmos do Código de Ética profissional, podemos apreender, além da sua dimensão normativa/legal, as dimensões conceitual, política e teleológica. Ora, remetendo-nos aos princípios fundamentais do Código, que reconhecem a liberdade como valor ético central, a essência desta determinação se pauta em exigências para atender sua efetiva materialidade, quais sejam:

  • A. o livre arbítrio, a equidade e o respeito à subjetividade dos indivíduos.
  • B. a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
  • C. a emancipação humana, a práxis e a justiça social.
  • D. a democracia, a solidariedade e o livre arbítrio.
  • E. o protagonismo social, a autonomia e a práxis política.

No que se refere às resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que orientam e normatizam o exercício profissional de assistentes sociais, julgue os próximos itens. Na emissão de opinião técnica sobre objeto de intervenção conjunta com outra categoria profissional, o assistente social deve destacar separadamente sua área de conhecimento, delimitar o âmbito de sua atuação, seu objeto, os instrumentos utilizados e a análise social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Completa as lacunas I, II e III correta e respectivamente:

  • A. estrutura sincrética − imediatismo − prática interventiva
  • B. teoria positivista − conservadorismo − práxis burocrática
  • C. teoria marxista − imediatismo − teleologia emancipadora
  • D. burocracia gerencialista − conservadorismo − prática política
  • E. superficialidade analítica − possibilismo − prática interventiva

No que se refere às resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que orientam e normatizam o exercício profissional de assistentes sociais, julgue os próximos itens. Ao profissional contratado sob a designação assistente social que esteja em desvio de função, é facultada a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Serviço Social, enquanto profissão inscrita na divisão sócio técnica do trabalho, sofreu modificações ao longo de sua história. Ao adotar a perspectiva crítica apoia-se

  • A. na vertente teórico-metodológica com inspiração marxista, no entanto, reconhece que a pluralidade sem hegemonia é o melhor caminho para o estabelecimento de um método de compreensão do campo profissional.
  • B. na perspectiva compreensiva que constrói um tipo ideal para análise e leitura da realidade com base numa vertente weberiana e supera totalmente os fundamentos judaico-cristãos.
  • C. no método fenomenológico, que permite ao serviço social compreender a totalidade da luta social a partir da reconstrução das partes e, com isso, reestabelecer um campo de intervenção a partir dos sujeitos concretos.
  • D. no método fenomenológico, que permite ao serviço social compreender a totalidade da luta social a partir da reconstrução das partes e, com isso, reestabelecer um campo de intervenção a partir dos sujeitos concretos.
  • E. na vertente teórico-metodológica com inspiração marxista e define seu compromisso com as demandas das classes subalternas, expressas em suas mobilizações.

No processo de formação dos profissionais de Serviço Social, muito se tem discutido frente à relação entre os objetivos e as atividades a serem desenvolvidas pelos/as assistentes sociais, Um dos posicionamentos presentes nessa discussão é que os profissionais de Serviço Social devem se colocar de maneira crítica e conscientemente diante do complexo de objetivos que atravessam o cotidiano institucional e os espaços sócio-ocupacionais do/a assistente social. Nesse sentido, faz-se necessário compreender e apropriar-se desse complexo de objetivos, que se expressam no movimento real, presentes em diferentes instâncias e níveis, implícita ou explicitamente, sendo eles:

  • A. políticos, técnicos e gerais.
  • B. teóricos, pedagógicos e éticos.
  • C. aparentes, ocultos e aplicáveis.
  • D. gerais, específicos e medidos.
  • E. institucionais, profissionais e dos trabalhadores.
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