Questões sobre Assistente Social

Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Assistente Social possui instrumentos técnico-operativos para o desenvolvimento de seu trabalho. Ao atuar no Tribunal Regional do Trabalho, com relação a esse instrumental, é correto afirmar que a

  • A. orientação social é de responsabilidade do profissional. Não cabe a ele, realizar encaminhamentos com vistas a atender a uma necessidade e/ou direito da pessoa que está prestando atendimento e sim, realizar a orientação a esta pessoa, para que busque, por si própria, os caminhos para o atendimento à necessidade apresentada.
  • B. perícia social para conhecer e interpretar a realidade social é realizada pelo assistente social e não cabe a ele, intervir na situação para além dessa perícia.
  • C. visita domiciliar é comumente utilizada pelos profissionais da política de assistência social. Portanto, para evitar a duplicidade de atuação profissional, quando da necessidade do uso desse instrumento, deve ser demandado ao assistente social da Assistência Social.
  • D. entrevista é um instrumento utilizado pelo profissional, sendo que para desenvolvê-la, faz-se importante munir-se das informações referentes a antecedentes da situação a ser estudada, para obter elementos que possibilitem o avanço do diálogo.
  • E. articulação com a rede social se configura como função do Centro de Referência de Assistência Social − CRAS na execução da gestão territorial da Proteção Social Básica. Essa ação deve ser requisitada pelo Promotor ou Juiz.

Julgue os itens seguintes, relativos a estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção profissional do assistente social.

Ao optar pela realização de um evento participativo para elaborar uma proposta de ação, o assistente social deve estimular o envolvimento dos integrantes do grupo em uma perspectiva consultiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção profissional do assistente social.

O instrumental é uma categoria que se constrói a partir das finalidades da ação a ser desenvolvida e dos determinantes políticos, sociais e institucionais a ela relacionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Foi solicitado ao Assistente Social do Tribunal Regional do Trabalho a realização de estudo social de uma família. Na execução desse trabalho, o profissional deve

  • A. demonstrar a capacidade de conhecimento da realidade social restringindo-se às questões objetivas vivenciadas pela família, pois as subjetividades não devem ser consideradas.
  • B. ater-se às situações expressas em um primeiro momento, em sua imediaticidade, para manter o distanciamento neces sário do profissional.
  • C. solicitar que a Política de Assistência Social realize o estudo social, pois não é de sua competência profissional, e sim, com base nesse estudo, elaborar o relatório social.
  • D. partir do pressuposto de que nesse estudo deve considerar a dimensão do trabalho, da família, das políticas sociais, da cultura etc., sendo necessária a reflexão sobre o significado dessas dimensões e as relações que as determinam inseridas na totalidade do mundo social.
  • E. ater-se na prestação de informações claras e rápidas que envolvem a dinâmica familiar como: número de pessoas da família; situação de moradia − própria, alugada, cedida; número de cômodos, quantas pessoas trabalham para o sustento da família, grau de parentesco, idade das pessoas que compõem o núcleo familiar, escolaridade e tipos de documentos pessoais que os integrantes da família possuem.

Tendo em vista que, na atualidade, há muitos desafios e limites profissionais que se apresentam ao profissional de serviço social, julgue os itens a seguir.

O que hoje se tem chamado de produtivismo acadêmico não resulta em prejuízos na esfera do exercício profissional, uma vez que tal questão atinge uma pequena parcela de profissionais que se encontram no exercício da docência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Assistente Social é chamado a realizar o monitoramento e avaliação de um programa social na área da infância e adolescência. Para tanto, é necessária a produção de informação qualificada e sistematizada sobre o programa, tendo como foco a qualidade da gestão. Nessa linha, o profissional parte da compreensão de que

  • A. o aspecto principal a ser observado são as atividades de controle da Administração pública, por meio da legalidade dos atos administrativos.
  • B. o cumprimento das normas adequadas da Administração pública, ao alcance das metas e à execução de programas e orçamentos, é que trará, fundamentalmente, a eficiência, efetividade e eficácia necessária ao programa.
  • C. o processo instituído para correção de desperdícios, improbidade, negligência e omissão que demonstrará a seriedade da gestão do programa e, consequentemente, será o mecanismo de mensuração da qualidade dos resultados obtidos. Essa forma de realização do monitoramento e avaliação de programa faz parte da metodologia da nova governança instituída, que tem como objeto o bem-estar e os serviços sociais.
  • D. se ater na verificação da aplicação de recursos públicos segundo critérios técnicos, operacionais ou legais, desencadeará, automaticamente, a qualidade de gestão desejada.
  • E. é necessário, a partir da coleta regular de dados, o processamento e a transmissão dos dados, produção de indicadores com base nos dados, acompanhamento e a análise dos indicadores, avaliar os processos que favorecem ou dificultam a implementação do programa, suas dimensões organizacionais e institucionais, bem como, os resultados, que englobam o desempenho, referindo-se ao impacto e aos efeitos produzidos.

Tendo em vista que, na atualidade, há muitos desafios e limites profissionais que se apresentam ao profissional de serviço social, julgue os itens a seguir.

A perspectiva de prática centrada exclusivamente na relação singular entre o assistente social e o usuário de seus serviços, com ênfase nos aspectos procedimentais, apresenta-se como um dos facilitadores para o exercício profissional na atualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos fundamentos de elaboração de pesquisa e de intervenção social, julgue os itens seguintes.

O estudo de caso é generalizável a proposições teóricas, ou seja, ele pode expandir e generalizar teorias, mas não pode propor generalizações no sentido de enumerar frequências do acontecimento de um fenômeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao trabalho do assistente social em equipe, julgue os itens que se seguem.

O trabalho em equipe interdisciplinar possui uma dimensão relativa à construção do conhecimento, que diz respeito ao universo epistemológico, e uma dimensão relativa à ação interventiva, que diz respeito à práxis interventiva, ambas interligadas e interdependentes, com determinações e procedimentos diferenciados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Assistente Social, ao prestar atendimento a uma pessoa com deficiência, identifica o desconhecimento desta quanto ao direito de acesso ao passe livre no sistema de transporte coletivo interestadual. O profissional orienta que se considera, dentre os critérios/procedimentos de acesso ao benefício,

  • A. ser pessoa com deficiência física, mental, auditiva, visual, ou renal crônica com renda familiar mensal, per capita, de até 1 (um) salário mínimo.
  • B. renda familiar mensal, per capita, de até 1/4 (um quarto) do salário mínimo.
  • C. a necessidade do preenchimento de adesão do beneficiário em formulário específico para ser extensivo ao direito de acesso ao transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado que reside o solicitante.
  • D. a apresentação de Atestado (laudo) da Equipe Multiprofissional do Sistema Único de Assistência Social − SUAS, comprovando a deficiência ou a incapacidade do interessado.
  • E. o envio de documentos de identificação (Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Certificado de Reservista; Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Título de Eleitor; Carteira Nacional de Habilitação e Atestado) para o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado em que a pessoa residir.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...