Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A utilização do número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão constitui-se em:
uma opção profissional.
uma direção opcional para o exercício profissional.
uma diretriz das instituições de ensino.
umdireito a ser adquirido sempre que necessário.
um dever do Assistente Social preconizado no Código de Ética Profissional.
As questões técnico-operativas da intervenção profissional dos Assistentes Sociais, inscritos no contexto do projeto da profissão, articulam-se às:
propostas de harmonização e ajustamento.
dimensões teórico -metodológicas e ético-políticas.
exigências institucionais a serem atendidas.
intervenções que contribuam para a manutenção da ordem.
ações de consolidação da estrutura social vigente.
A Assistência Social é a política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas como proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e à pessoa portadora de deficiência:
independentemente de contribuição à Seguridade Social.
dependendo da receita obtida pelas contribuições dos segurados.
definida por meio das redistribuições prestadas pelas contribuições da Previdência Social.
com receitas remanejadas pelas contribuições dos segurados à Assistência Social.
de acordo com as contribuições fornecidas pelos segurados à área da Assistência Social.
O assistente social, ao receber uma denúncia que em determinada entidade social o acesso aos benefícios e serviços só seriam concedidos condicionados à participação do usuário em atividades religiosas, deve
esclarecer ao usuário que esse procedimento é possível em função do que estabelece a Constituição Federal de 88, no art. 5º, em seu inciso VII, é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
encaminhar o denunciante ao conselho tutelar, pois esta é a primeira instância de recursos nos casos de abusos de poder, pois o artigo 136 em seu inciso IV da Lei nº 8.069/1990 afirma que compete a essa instância: encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal.
gravar a narrativa da denúncia e encaminhá-la ao Conselho Regional de Serviço Social, pois o código de ética profissional prevê o compromisso do assistente social com a prestação de serviços sociais governamentais e não governamentais.
oficializar ao denunciante que não lhe compete tomar nenhuma atitude, pois tem sua prática pautada pela Lei que regulamenta a profissão e esta prevê como um de seus princípios a neutralidade políticaideológica.
orientar esse usuário quanto ao fato da entidade estar violando o princípio constitucional de 1988, previsto no art. 5º em seu inciso VIII − ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei, além das providências em termos de encaminhar a denúncia.
O assistente social possui responsabilidades profissionais em sua relação com os usuários. Constitui-se como dever, na atual regulamentação,
exercer a autoridade profissional do assistente social e proceder a tomada de decisão pelos usuários para garantir seu bem estar.
contribuir para o fortalecimento da burocratização na relação com os usuários, incidindo, dessa forma, qualificadamente sobre os serviços prestados.
esclarecer aos usuários, após ter estabelecido vínculos, o que necessariamente ocorre, na véspera de seu processo de desligamento, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.
limitar-se a prestar as informações estritamente necessárias, no âmbito que a instituição julgar imprenscindível, dos programas disponíveis no espaço institucional.
respeitar democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios do Código em vigor.
Para Raichelis (2009), a transformação das sequelas da questão social em objeto de intervenção do Estado instaura um lugar específico do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho na esfera estatal. Para esse exercício profissional, é necessário ter como referência
que a profissão parte da premissa de sua construção a-histórica e a-política de lhe deu o significado que possui na atualidade, independentemente da dinâmica da vida social na qual se insere.
que a estruturação desse espaço sócio-ocupacional foi determinado pela dinâmica harmônica e de consenso que emerge no âmbito estatal em suas relações com as classes sociais.
o compromisso ético-político da profissão, estabelecendo que sua postura profissional, em todos os espaços, deve ser de destensionamento e despolitização da luta pelos direitos.
a afirmação do modelo de política social voltada aos mais pobres entre os mais pobres na perspectiva de refilantropização da questão social.
a direção do desenvolvimento da sociabilidade pública capaz de refundar a política como espaço de criação e generalização de direitos.
O serviço social se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho considerando, dentre outros aspectos,
a evolução do modelo de proteção social própria da rede filantrópica que historicamente cuidou dos segmentos mais vulneráveis, sobretudo parcelas populacionais que não compunham o escopo do mundo do trabalho.
o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana, processos apreendidos sob o ângulo das novas classes sociais emergentes e das modificações na composição dos grupos e frações de classes.
a necessidade de especialização da prática profissional vinculada aos campos que iniciaram a atenção na esfera pública, ou seja, a saúde e a previdência social.
o aumento da pobreza resultante da questão social, um fenômeno típico da sociedade escravocrata que se aprimora com a exploração do trabalho e a desigualdade social do modelo anticapitalista.
que não há conexão com o desenvolvimento das forças produtivas e, por conseguinte, com a intervenção estatal, decorrendo a profissão do desenvolvimento de práticas vinculadas às iniciativas privadas.
Considerando os efeitos do trabalho do assistente social nas condições materiais e sociais daqueles que a sobrevivência depende do trabalho, segundo Iamamoto, assinale a alternativa INCORRETA.
Tem efeito na reprodução da força de trabalho, sendo a única mercadoria que cria mais valor do que custou.
Tem efeitos na sociedade como profissional que incide no campo de conhecimentos, valores, comportamentos e cultura.
Interfere na reprodução sociopolítica ou ideopolítica dos indivíduos sociais.
Os efeitos da sua ação existem, mas não são objetivos.
O assistente social não produz diretamente riqueza, mas é um profissional que é parte do trabalhador coletivo.
Segundo Martinelli (1993), alguns princípios são fundamentais, dentro da perspectiva materialista, no que se refere à construção de mediações:
I. Princípio do reconhecimento do ser social: a forma como o homem produz sua vida material expressa sua inserção na rede de relações sociais, bem como o nível de sua consciência social.
II. Princípio da atividade: retrata seu mundo interior, a unidade de sua consciência.
III. Princípio da sistematização: todo o fenômeno deve ser revelado na sua condicionalidade, portanto é preciso definir sua natureza, relações e base de seu surgimento.
IV. Princípio da materialização da ideia: consiste na realização e efetivação da transformação do projeto em algo real.
V. Princípio da totalidade: todo o fenômeno é multidimensional e deve ser apreendido enquanto totalidade composta por determinantes políticos, econômicos, sociais, culturais e históricos.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas;
Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas;
Somente as alternativas III, IV e V estão corretas;
Somente as alternativas III e V estão corretas;
Somente as alternativas IV e V estão corretas.
Os assistentes sociais fazem uso de instrumentos técnico-operativos para a realização de seu trabalho. Entre esses instrumentos está a visita domiciliar que, segundo AMARO (2003), a visita domiciliar é uma prática profissional investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos em seu próprio meio _________. Assinale a alternativa correta que completa a frase de AMARO:
Social e de grupo;
Familiar e individual;
Social e familiar;
Individual e de grupo;
Social e comunitário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...