Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
É frequente a afirmação de que o Serviço Social se torna profissão quando impõe uma base técnico-científica às atividades de ajuda, à filantropia. Em outros termos, quando se processa uma tecnificação da filantropia. Esse é o foco do discurso dos pioneiros e de grande parte da literatura especializada. Como afirma Iamamoto (2004), essa é uma visão de dentro e por dentro das fronteiras do Serviço Social, como se ele fosse fruto
de uma evolução interna e autônoma dos sujeitos que a ele se dedicam.
do padrão justo e igualitário de ações voltadas à pobreza.
do modelo de atendimento específico de uma dada realidade.
da expressão de desejos da classe dominada.
de um modelo exclusivamente liberal para conquista de isonomia social.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta aos primeiros anos da década de 1930, como fruto da iniciativa particular de vários setores da burguesia, fortemente respaldados pela Igreja Católica, e tendo como referencial o Serviço Social europeu. De acordo com Martinelli (2006), a ação cristianizadora do capitalismo era uma forma peculiar de ação política, estrategicamente concebida pela sociedade burguesa constituída para consolidar sua hegemonia de classe. A autora afirma que do imediato envolvimento do Serviço Social com essa ação resultou um profundo fortalecimento de
um perfil imediatista, porém pleno de sentido estrutural, histórico e de ações comprometidas.
uma profissão revolucionária, em sintonia com as transformações político-sociais contemporâneas que lhe deram sustentação.
sua especificidade, particularizada por suas bases científicas que lhe deram origem.
uma dimensão própria da profissão, desafiada a superar as imposições da cotidianidade.
sua identidade atribuída, aliado à descaracterização de sua função social propriamente dita.
No que diz respeito à prática social na sua dimensão política da ação profissional, não se pode afirmar:
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com estudos de Iamamoto (2004), o Serviço Social situa-se como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e da ideologia, isto é, na criação de bases políticas para a hegemonia das classes fundamentais. Intervém, ainda, por meio dos serviços sociais, na criação de condições favorecedoras da reprodução da força de trabalho. Por outro lado, se essas relações são , se apesar das iniciativas do Estado visando ao controle e à atenuação dos conflitos, esses se reproduzem, é correto afirmar que o Serviço Social contribui, também, para a dessas mesmas contradições que caracterizam a sociedade .
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
paralelas ... deterioração ... contraditória
antagônicas ... reprodução ... capitalista
convergentes ... superação ... globalizada
similares ... composição ... igualitária
compatíveis ... alienação ... socialista
Marque a alternativa que não condiz com o referencial teórico atualmente adotado pela profissão.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nos anos 1980, o Serviço Social brasileiro, a exemplo do que ocorreu nos demais países da América Latina, assistiu ao desenvolvimento de uma perspectiva crítica, tanto teórica quanto prática, que se constituiu a partir do espírito próprio do movimento iniciado nos anos 60 e denominado movimento de
conservação.
racionalização.
reconceituação.
articulação.
padronização.
Partindo do suposto de que o significado que o trabalho profissional do Assistente Social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção, os distintos sujeitos sociais e os interesses antagônicos que o demandam, os espaços ocupacionais, as competências e atribuições profissionais, cabe situar a importância da produção de conhecimento para o Serviço Social,
Serviço Social - Assistente Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As condições que circunscrevem o trabalho do assistente social expressam a(o)
dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade.
exclusividade do controle do Estado sobre os trabalhadores.
domínio exclusivo do atendimento aos interesses do empregadores.
compatibilidade entre desenvolvimento capitalista e humano.
neutralidade da sociedade.
Serviço Social - Assistente Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Constitui uma atribuição privativa do assistente social
coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de assistência social.
coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de serviço social.
realizar estudos sócio-econômicos.
planejamento, organização e administração de serviços sociais e de Unidade de Serviço Social.
gerir políticas públicas de assistência social.
A entrevista é um processo de comunicação direta entre o (a) Assistente Social e um usuário (entrevista individual), ou mais de um (entrevista grupal). Assinale a alternativa verdadeira :
Invariavelmente, no momento da entrevista, estabelece-se uma relação de poder entre dois sujeitos, sendo que o (a) Assistente Social aparece em uma posição superior. Ainda assim, trata-se de um espaço em que o usuário pode, espontaneamente, exprimir suas idéias, vontades, valores e necessidades.
No momento da entrevista, do diálogo, o (a) assistente social não deve utilizar-se de seu conhecimento teórico-metodológico, sob pena de intimidar o usuário e por conseqüência não alcançar os objetivos previamente estabelecidos.
A entrevista não se diferencia de um diálogo, embora caiba ao assistente social conduzi-la em função dos objetivos que se pretenda alcançar.
Ao final da entrevista espera-se, via de regra, que os objetivos do (a) Assistente Social e do (a) usuário (a) sejam alcançados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...