Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A observação é um dos instrumentos de operacionalização da prática do (a) assistente social. Todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO:
O (a) Assistente Social, ao estabelecer uma interação face a face, estabelece uma relação social com outro(s) ser (es) humano(s), que possui(em) expectativas quanto às intervenções que serão realizadas, desta forma, além de observador, o profissional também é observado.
A observação não consiste em um uso ingênuo dos sentidos e sim em um uso que tem por objetivo avaliar a veracidade das questões colocadas pelo (a) usuário.
Ao realizar intervenções, o (a) Assistente Social participa diretamente do processo de conhecimento acerca da realidade que está sendo investigada. Por isso, não se trata de uma observação neutra na qual o (a) profissional pensa estar em uma posição de não-envolvimento com a situação.
Visto que o (a) profissional, além de observar, interage com o outro, que participa ativamente do processo de observação pode-se denominá-la de observação participante.
Assinale a alternativa correta segundo a compreensão de Martinelli (1998) sobre interdisciplinaridade:
Método de investigação ou como uma técnica didática que busca alcançar a singularidade do conhecimento.
Um modelo metodológico capaz de produzir idéias generalizadoras ou universalizantes.
Um instrumento utilitário, um princípio de homogeneização dos conhecimentos.
Postura profissional que permite transitar o espaço de diferença buscando desvelar a pluralidade de ângulos que um determinado objeto é capaz de proporcionar.
Com relação aos instrumentos de trabalho do serviço social, pode-se afirmar que é correta a alternativa:
As técnicas operativas cabem em qualquer lugar e para todas as situações.
A técnica está desconectada de uma teleologia, sendo assim, do ponto de vista moral sempre pode ser considerada como uma boa opção.
O Código de Ética de 1993 esclarece que o uso da técnica de estudos de casos é considerado inadequado por revelarse fortalecedor do capital e contrapor-se aos interesses dos trabalhadores.
O arsenal de instrumentos utilizados pelo assistente social varia em função do espaço de trabalho ser produtivo ou improdutivo e do tipo de trabalho.
Segundo Iamamoto (2007), todo processo de trabalho implica matéria-prima ou objeto sob o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potencializam a ação do sujeito sobre o objeto; a própria atividade é um produto. Pensando agora no Serviço Social, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. Objeto de Trabalho.
II. Instrumentos ou meios de trabalho.
III. A própria atividade.
IV. O produto do trabalho.
( ) Supõe decifrar traços sócio culturais que sustentam o imaginário da profissão na sociedade.
( ) Programas, serviços, benefícios, reprodução material, social, política e ideológica dos indivíduos sociais.
( ) As múltiplas expressões da questão social.
( ) As bases teórico metodológicas, sendo que parte deles depende da organização da atividade pela instituição.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da segunda coluna:
II, I, III, IV.
I, IV, III, II.
III, IV, I, II.
I, III, II, IV.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Segundo a obra, O Uno e o Múltiplo nas relações entre as áreas do saber, nenhuma profissão e nenhum conhecimento são absolutos, podendo desta forma, revelar-se como uma alternativa para transpor as fronteiras instituídas pelas profissões, superar endogenias, deixar de falar só com os mesmos, e, quem sabe, diluir as vaidades pessoais que o exercício acadêmico insiste em fomentar. Neste conceito, estamos nos referindo a uma perspectiva de atuação profissional do (a) Assistente Social baseada ______ __________________________________________
na tendência à hierarquização
numa postura profissional que prescinde o espaço da diversidade entre as profissões
na interdisciplinaridade
num posicionamento autônomo do conhecimento, reduzindo a pluralidade das relações entre as disciplinas
no fato de ser refratário às novas formas de relação entre as áreas do saber
Considerando o serviço social nas relações de trabalho na Instituição e em conformidade com o Código de Ética do (a) Assistente Social (1993), relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. Direito do Assistente Social.
II. Dever do Assistente Social.
III. É vedado ao Assistente Social.
( ) Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.
( ) Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.
( ) Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.
( ) Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.
( ) Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da segunda coluna.
I, I, II, I, II.
II, II, I, II, II.
II, II, II, II, II.
I, I, I, I, I.
Julgue as alternativas abaixo em relação aos espaços sociocupacionais do assistente social:
I - Nos diferentes espaços sociocupacionais do assistente social apresentam-se elementos simultaneamente reprodutores superadores da ordem capitalista. Nestes, vive-se a tensão entre a defesa dos direitos sociais universais e a mercantilização e refilantropização do atendimento as necessidades sociais.
II - Os espaços sociocupacionais do assistente social retratam os processos sociais em curso, onde se apresenta regressivos resultados no âmbito da conquista e usufruto de direitos para os trabalhadores, quanto às novas relações e condições de trabalho prevalente na sociedade brasileira em tempos de profunda alteração na base técnica da produção.
III - Nos diferentes espaços sociocupacionais do assistente social é de suma importância impulsionar pesquisas e projetos que favoreçam o conhecimento do modo de vida e trabalho dos segmentos populacionais atendidos. O conhecimento criterioso dos processos sociais e de vivência dos sujeitos atendidos pode alimentar ações inovadoras capazes de propiciar o atendimento as efetivas necessidades sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
O atual projeto de formação profissional do assistente social remete, diretamente, a um conjunto de conhecimentos indissociáveis, que se traduzem em Núcleos de Fundamentação constitutivos da Formação Profissional. São eles:
I - Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social.
II - Núcleo de fundamentos dos instrumentais do trabalho profissional.
III - Núcleo de fundamentos da particularidade da formação sócio histórica da sociedade brasileira.
IV - Núcleo de fundamentos do trabalho profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Acerca dos direitos do assistente social em relação às Instituições Empregadoras, assinale a alternativa INCORRETA:
Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.
Ter livre acesso à população usuária.
Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.
Ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais.
O movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social. Sobre esse movimento, é CORRETO afirmar:
O Movimento de Reconceituação fortaleceu o Serviço Social de pratica empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada orientada pela ética liberal burguesa, claramente funcionalista.
O Movimento de Reconceituação emergiu a partir dos anos 1960, quando a profissão assume as inquietações daquele momento histórico - expansão do capitalismo mundial e desenvolvimento excludente e subordinado da América Latina e direciona seus questionamentos através de um amplo movimento de revisão teórico, metodológico, operativo e político.
O Movimento de Reconceituação foi um fenômeno tipicamente europeu.
O Movimento de Reconceituação distanciou o Serviço Social do pensamento das Ciências Sociais, deixando de lado o que antes era sua fundamentação: as vertentes psicológicas e a vinculação institucional com a Igreja.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...