Questões sobre Geral

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No contexto da reforma administrativa, o governo federal instituiu o Programa de Qualidade do Serviço Público, acompanhando o processo de reestruturação do gerenciamento do setor privado. Uma característica distintiva formal do gerenciamento de qualidade é:

  • A. (A) o controle mais rigoroso das tarefas por meio principalmente dos supervisores;
  • B. a eliminação da iniciativa do trabalhador no serviço;
  • C. a busca de convencimento e adesão dos trabalhadores;
  • D. a difusão criteriosa dos princípios tayloristas no âmbito dos serviços;
  • E. a ampliação do uso da autoridade e da coerção.

A estratégia de gestão baseada na polivalência apresenta-se como funcional para a reorganização capitalista na esfera pública e privada porque:

  • A. centraliza o trabalhador no âmbito do trabalho imediato;
  • B. amplia as operações realizadas pelo trabalhador;
  • C. expande a compartimentalização das tarefas em ações autônomas;
  • D. esvazia o contingente de demanda por aposentadoria integral;
  • E. diminui o efeito da estrutura do sistema de trabalho sobre mão-de-obra feminina.

A terceirização apresenta-se como uma das estratégias de gestão do trabalho na contemporaneidade e sua funcionalidade decorre da redução de custos e:

  • A. taylorização das ações;
  • B. verticalização do processo produtivo;
  • C. focalização das atividades;
  • D. priorização das atividades-meio;
  • E. valorização dos estoques.

As novas tecnologias de informação e a volatividade do capital financeiro no mundo são demonstrativos de que a flexibilidade da acumulação capitalista que se realiza na atualidade está baseada na:

  • A. integração vertical da produção;
  • B. ampliação dos estoques;
  • C. compressão espaço-tempo;
  • D. desintegração dos conglomerados financeiros;
  • E. substituição da lógica da circulação pela da produção.

A gestão do trabalho baseada na rígida separação entre concepção e execução forja a subjetividade do trabalhador coletivo com características que acentuam:

  • A. visão ampla do processo produtivo;
  • B. liberdade perante as formas esquemáticas de trabalho;
  • C. estranhamento do trabalho;
  • D. espírito de colaboração na apreciação da qualidade do serviço;
  • E. transcendência imanente dos ganhos de salário indireto.

No Brasil a relação Estado/Sociedade tem se caracterizado tradicionalmente por seu conteúdo:

  • A. pluralista e neocorporativista;
  • B. corporativista e clientelista;
  • C. neocorporativista e clientelista;
  • D. pluralista e corporativista;
  • E. corporativista e neocorporativista.

Caracterizam as políticas sociais consagradas na Constituição brasileira de 1988 os seguintes princípios:

  • A. universalidade / privatização;
  • B. seletividade / focalização;
  • C. seletividade / privatização;
  • D. universalidade / descentralização;
  • E. focalização / descentralização.

A crise do Welfare State e o surgimento das concepções neoliberais como saída para a estagnação econômica e para os desafios políticos postos às sociedades capitalistas avançadas tem como uma de suas causas o (a):

  • A. Segunda Guerra Mundial;
  • B. ação afirmativa;
  • C. crise fiscal do Estado;
  • D. desenvolvimento sustentável;
  • E. totalitarismo.

A existência de um sistema político democrático pressupõe:

  • A. a supressão das diferenças, das disputas e das concepções de mundo conflitantes;
  • B. a aceitação da diferença como valor ético internalizado pelos atores políticos;
  • C. a promoção do consenso entre os atores coletivos frente aos riscos da governabilidade;
  • D. o reforço da razão instrumental tendo em vista os desafios postos às sociedades;
  • E. a existência de governos eleitos como recurso para disseminar o poder científico-tecnológico.

No planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, faz-se uso de indicadores sociais, tecnicamente definidos como:

  • A. dispositivo legal que estabelece a missão organizacional, os dirigentes e competências;
  • B. propósito específico a ser atingido ao longo de determinado período de tempo;
  • C. instrumento de natureza participante vinculado a coleta de depoimentos;
  • D. medida usada para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato;
  • E. estratégia de implementação de variáveis de desempenho dependentes ou independentes.
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