Questões sobre Geral

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No rico debate dos anos 80 sobre a profissão do Serviço Social, Iamamoto(1982) considera a profissão como uma

  • A. especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho, partícipe do processo de produção e reprodução das relações sociais.
  • B. prática de ajuda e manutenção do equilíbrio psicossocial do trabalhador, na medida em que reduz os focos de tensão, e intervém na qualificação da força de trabalho do homem, adequando-o aos padrões vigentes.
  • C. atividade que Intervém na reprodução da força de trabalho, e socializa parcela dos custos dessa reprodução, partilhando-a com toda população.
  • D. profissão voltada para intervir na realidade social, como partícipe do processo de produção e reprodução das relações sociais, cuja preocupação é estabelecer adequação entre a teoria e a prática.

Num posto de saúde uma assistente social deseja fazer um curso de especialização em gestão de políticas de saúde. Segundo o código de ética profissional em vigor, cabe à chefia:

  • A.

    mobilizar sua autoridade funcional para ajustar o horário do curso com a realidade institucional;

  • B.

    observar os horários dos programas aos quais a profissional está vinculada, a fim de não prejudicar o atendimento;

  • C.

    enviar ofício à instituição de ensino a fim de averiguar a validade das informações prestadas;

  • D.

    mobilizar sua autoridade funcional para a liberação da carga horária da assistente social, para fins de estudo que visem ao aprimoramento profissional;

  • E.

    incentivar o estudo, observando a rotina de trabalho, os atendimentos realizados e os clientes agendados, deslocando profissionais quando necessário.

De acordo com Iamamoto (1998), considerando o rumo ético-político exigido pelo atual projeto da profissão, demanda-se para o profissional de Serviço Social uma competência crítica capaz de decifrar a gênese dos processos sociais, suas desigualdades e as estratégias para enfrentá-las. Estamos falando de uma competência

  • A. técnico-burocrática, teórica, administrativa e ética, que dá ênfase ao "como fazer" em detrimento "do que e para que fazer", sem leitura crítica da realidade.
  • B. teórico-metodológica, técnica, ética e política, que subordina o "como fazer", "ao", "o que fazer", "e este ao" e "dever ser", sem perder de vista seu enraizamento no processo social.
  • C. técnico-administrativa, ética, política e organizacional, que privilegia o "como fazer", sem leitura do contexto social.
  • D. teórico-burocrática, técnica, ética e política, que subordina "o que fazer", "ao como fazer", sem perder de vista seu enraizamento no processo social.

Segundo a Constituição da Republica Federativa do Brasil em vigor, as ações governamentais na área da assistência social são organizadas com base na diretriz expressa na opção:

  • A.

    participação da população através das entidades de classe e organizações não governamentais;

  • B.

    descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal, e a coordenação e execução dos programas às esferas estadual e municipal;

  • C.

    organização da política de assistência e parceria com as organizações da sociedade civil, garantindo a paridade em todas as etapas do trabalho;

  • D.

    garantia de uma renda mensal a todos os portadores de deficiência e aos idosos que comprovem não possuir qualquer rendimento ou remuneração;

  • E.

    igualdade e condições de acesso universais aos serviços de assistência social, dotando os Estados e Municípios de receita orçamentária para a implementação dos serviços.

Com base no art. 5º da lei que regulamenta a profissão de Serviço Social e dispõe sobre as atribuições privativas do assistente social, assinale a opção incorreta.

  • A. Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
  • B. Planejar, organizar e administrar programas e projetos na área de Serviço Social.
  • C. Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgão da administração pública direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.
  • D. Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social

Segundo a Constituição da Republica Federativa do Brasil em vigor, é assegurada aposentaria, nos termos da lei, obedecida as seguintes condições:

  • A.

    aos sessenta e cinco anos de idade, para o homem, e aos sessenta, para a mulher, reduzido em dez anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos;

  • B.

    aos setenta anos de idade para o homem, e aos sessenta e cinco, para a mulher, reduzido em cinco anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos;

  • C.

    aos sessenta e cinco anos de idade, para o homem, e aos sessenta, para a mulher, reduzido em cinco anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos;

  • D.

    aos setenta anos de idade, para o homem, e aos sessenta, para a mulher, reduzido em dez anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos;

  • E.

    aos setenta e cinco anos de idade, para o homem, e aos setenta, para a mulher, reduzido em dez anos o limite de idade para os trabalhadores rurais de ambos os sexos.

Uma das frentes de luta que movem os assistentes sociais nas microações cotidianas que compõem o seu trabalho é

  • A. colocar os direitos sociais como foco do trabalho profissional, tanto defendendo-os em em sua normatividade legal quanto traduzindo-os praticamente, viabilizando, assim, a sua efetivação social.
  • B. concretizar os direitos sociais, priorizando os excluídos, defendendo-os em sua efetivação no âmbito exclusivo da assistência viabilizada por meio do Estado.
  • C. viabilizar a efetivação dos direitos sociais, priorizando sua concretização por meio da prestação dos serviços sociais em instituições filantrópicas, dirigindo-os para amplos setores da população pobre e excluída.
  • D. colocar os direitos sociais na pauta de seu trabalho profissional, defendendo-os em sua normatividade legal, porém exigindo uma ação focalista e racional em sua efetivação social.

Nas relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil, são deveres do assistente social, segundo o Código de Ética Profissional em vigor:

  • A.

    realizar pesquisas institucionais que contribuam para o conhecimento da população usuária;

  • B.

    denunciar as condições de trabalho que estejam prejudicando o exercício profissional;

  • C.

    respeitar a autonomia da instituição, propondo medidas de atendimento;

  • D.

    respeitar o sigilo profissional e os dados referentes à população usuária;

  • E.

    respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras.

Historicamente, o assistente social, localizado na linha de frente das relações entre a população e a instituição, tem sido um profissional que atua na implementação de políticas sociais

  • A. de corte beneficente, as quais explicam, por si sós, a questão social posta na sociedade, base do trabalho do assistente social.
  • B. exclusivamente de corte público, as quais se constituem nos elementos privilegiados para pensar a fundação do Serviço Social na sociedade.
  • C. exclusivamente de corte privado não restando dúvida quanto ao fato de ser essa a determinação fundamental na constituição da profissão de Serviço Social.
  • D. de corte público ou privado, não restando dúvida quanto ao fato de ser essa a determinação fundamental na constituição da profissão de Serviço Social.

São princípios fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Assistente Social em vigor:

  • A.

    a seletividade no atendimento aos portadores de deficiência;

  • B.

    o reconhecimento da liberdade e a luta contra o individualismo;

  • C.

    a exclusão das formas discriminatórias dos sujeitos sociais;

  • D.

    o compromisso com a cidadania e a seguridade social;

  • E.

    a ampliação e consolidação da cidadania e o aprofundamento da democracia.

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