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Seguindo a lógica dos ajustes estruturais impostos ao Brasil, o Banco Mundial recomenda em relação à política de saúde
O afastamento do Estado quanto às providências necessárias à manutenção da saúde em nível primário e secundário
O afastamento do Estado quanto às medidas necessárias à manutenção da saúde em níveis secundário e terciário em países da periferia do capitalismo
Um Estado provedor de assistência básica universalizada e incentivador do setor privado na assistência especializada em níveis secundário e terciário
Um Estado provedor da assistência especializada e incentivador da assistência básica que deveria ficar a critério das organizações não governamentais e filantrópicas.
É competência da direção municipal do Sistema Único de Saúde:
Formar consórcios administrativos intermunicipais
Promover a descentralização para os municípios dos serviços e das ações de saúde
Identificar os serviços estaduais e municipais de referência nacional para o estabelecimento de padrões técnicos de assistência a saúde
Estabelecer normas, em caráter suplementar, para o controle e avaliação das ações e serviços de saúde
O dever do Estado de garantir a saúde consiste
Na exclusão do dever dos indivíduos, famílias, empresas, organizações não governamentais e sociedade, no que trata de atenção à saúde nos níveis de alta complexidade
Na exclusão da livre iniciativa quanto à assistência oferecida em saneamento e à atenção médica de todos os níveis, assegurando o acesso universal e igualitário
Na revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas do processo de trabalho, bem como o estabelecimento de condições de acesso universal e igualitário a todos os trabalhadores às ações e serviços prestados quanto a sua promoção, proteção e recuperação
As atividades do Assistente Social dependem da competência na leitura e acompanhamento dos processos sociais, assim como no estabelecimento de relações e vínculos sociais com os sujeitos junto aos quais atua. Esse trabalhador especializado tem como instrumento básico de trabalho a:
Uma avaliação profunda das políticas de saúde na contem-poraneidade deve considerar
O perfil epidemiológico da população, as instituições de saúde, o Estado de Bem-Estar Social e o saneamento básico
O tipo de assistência oferecida em saneamento e atenção médica, alterações dos critérios de avaliação do estado de saúde da população e redimensionamento do papel e funções do Estado
A atenção médica de níveis primário, secundário e terciário, a vigilância sanitária, o saneamento básico e as alterações do meio ambiente
As alterações do estado de saúde da população em razão de mudanças econômicas, sociais e culturais, a atenção médica de nível primário e as determinações de organismos internacionais.
A base de fundamentação sócio-histórica do Serviço Social encontra-se na:
A Lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS é
Lei no 504, de 20/05/1990
Lei no 8.142, de 28/12/1990.
Lei no 12.192, de 25/10/1993
Lei no 8.080, de 19/09/1990.
O trabalho do Assistente Social tem um efeito que não é material, mas tem uma objetividade que é:
A concepção de "universalização excludente", de uso corrente pelos analistas do Sistema Único de Saúde, refere-se à exclusão
dos trabalhadores do setor informal sem inscrição na Previdência Social.
dos trabalhadores que percebem o salário mínimo
de segmentos sociais de camadas médias e de operarzado qualificado
dos trabalhadores engajados em movimentos sindicais
O Assistente Social , para Marilda Iamamoto, não detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho. Embora regulamentada, não tem tradicionalmente, no Brasil, se realizado como uma profissão:
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