Questões sobre Geral

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As racionalidades relacionadas à instrumentalidade da profissão são consideradas por Yolanda Guerra (1995), como mediações privilegiadas da articulação teoria e prática no Serviço Social. Para esta autora, a instrumentalidade é vista como

  • A.

    O conjunto de técnicas e instrumentos que constituem a perspectiva metodológica da prática profissional do Assistente Social.

  • B.

    Instância de passagem do momento da pré-ideação (projeto) para a ação profissional propriamente dita.

  • C.

    A dimensão instrumental da teoria e também da prática profissional com ênfase na perspectiva metodológica.

  • D.

    Respostas tecnicamente necessárias no plano do imediato dos espaços institucionais e extra-institucionais onde atuam os Assistentes Sociais

Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência, definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e serviços assistenciais. Segundo a LOAS – Lei 8742/93, esses programas serão definidos pelos respectivos Conselhos de:

  • A. Assistência Social dos municípios
  • B. Assistência Social
  • C. Políticas de Assistência
  • D. Assistência Federal e Estadual

A categoria mediação, na perspectiva marxista, passou a ser objeto de reflexão pelos estudiosos do Serviço Social no Brasil, mais efetivamente a partir de 1984. Por mediação podemos entender:

  • A.

    Processo pelo qual ocorrem passagens e conversões entre as diversas expressões e dimensões da realidade, da totalidade, presente em todas as instâncias, para expressões singulares a ele articuladas, passando pelas formas particulares como instâncias intermediária.

  • B.

    Uma categoria ontológica que corresponde à natureza de toda realidade social, independente de ser captada pela razão, embora estabeleça nexos de ligação e mediação com as partes dessa realidade.

  • C.

    Conceito embutido na teoria sistêmica, considerado na sua estrutura, por ser esta constituída de partes interdependentes e funcionalmente articuladas

  • D.

    Categoria central do método científico marxiano e dos clássicos do marxismo, que indica movimento "obrigatório" do singular ao universal, totalmente diverso do idealismo

Entende-se por família natural:

  • A. a família substituta
  • B. o responsável legal
  • C. entidades não governamentais
  • D.

    a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes

O atual projeto ético-político profissional expressa a perspectiva hegemônica impressa ao Serviço Social brasileiro. Nasce das forças sociais progressistas e fundase nas reais condições sociais em que se materializa a profissão. Pensar este projeto supõe refletir sobre:

  • A.

    As efetivas condições de auto-gestão da sociedade civil organizada e sobre a dimensão técnica da prática cotidiana desde que ideologicamente identificada com os setores populares.

  • B.

    As condições micro-societárias presentes no que fazer profissional; e sobre os procedimentos metodológicos demandados pela dinâmica social

  • C.

    A dimensão política da prática profissional; e sobre as possibilidades de aliança com as classes subalternas, tendo como referência o Código de Ética Profissional.

  • D.

    As condições macro-societárias que estabelecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e, sobre as respostas técnico-profissionais e ético-políticas dos agentes profissionais nesse contexto

Os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados:

  • A. à delegacia mais próxima
  • B. ao juiz da comarca
  • C. ao conselho tutelar da respectiva localidade
  • D. ao poder público

Como bem situa o Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), nas últimas décadas o Serviço Social se desenvolveu teórica e praticamente, laicizou-se e apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente. A revisão do Código de 1986, veio, portanto, atender a uma exigência dessa evolução. Esta revisão processou-se em dois níveis

  • A.

    Reafirmou os valores da liberdade e da justiça social, articulando-os ao princípio da democracia e precisou a normatização do exercício profissional

  • B.

    Reafirmou os valores da autonomia e da justiça social, acrescentou o princípio da liberdade e reduziu os itens das relações com os usuários.

  • C.

    Ratificou os valores do compromisso ético e do plura-lismo, retirou o princípio da eqüidade e ampliou os i-tens das relações com as Instituições Empregadoras

  • D.

    Confirmou os valores do pluralismo e da autonomia, articulando-os ao princípio da cidadania e detalhou i-tens relacionados às organizações da sociedade civil

A intervenção clínica ou psicossocial é também chamada de:

  • A. participante
  • B. egocentralizada
  • C. educativa
  • D. técnica

No roteiro ou no contexto de um projeto de pesquisa de natureza acadêmica qual a finalidade do item Revisão de Literatura?

  • A.

    Explicar teoricamente o objeto da investigação à luz de uma única tendência explicativa

  • B.

    Situar o problema, objeto de investigação, em relação à produção teórica pertinente ao tema, apontando-se afinidades e divergências e ressaltando-se lacunas que podem ser preenchidas pela investigação

  • C.

    Reescrever a obra de vários autores que tratam direta ou indiretamente do tema da pesquisa de forma plural e eclética

  • D.

    Recuperar historicamente todas as produções teóricas que abordem a temática investigada desde que a narra-tiva não incorpore pontos de vista contrários

No Serviço Social, não há intervenção puramente circunstancial, como por acaso, embora os acontecimentos possam exigir a intervenção do assistente social, que passaria, então, a ser provocada. As outras características da intervenção são, EXCETO:

  • A. propositada
  • B. planejada
  • C. estruturada
  • D. participada
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