Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma estrutura social de extrema desigualdade e injustiça, nos países latino-americanos, resultam dos modos de produção e reprodução social por meio de relações sociais assimétricas e concentração de poder e riqueza.
Este conceito pode ser entendido como
exclusão social.
pobreza.
política social.
questão social.
desagregação social.
Guerra (2007) uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico. O conceito acima refere-se:
Prática profissional
Profissionalismo
Projeto ético-polítco
Instrumentalidade
Exercício profissional
Para T.H. Marshall, o conceito de cidadania aborda as liberdades individuais, expressa pelos seguintes direitos:
civis, políticos e sociais
sociais, econômicos e políticos
previdenciários, políticos e sociais
sociais, políticos e civis
mínimo de bem-estar, social e econômico
O projeto ético-político do Serviço Social, construído nos últimos trinta anos, pauta-se na totalidade social e na tem na questão social a base da sua fundamentação. Alguns conceitos são fundamentais para a ação dos assistentes sociais na saúde:
integralidade, saneamento básico, intersetorialidade, alimentação e epidemia
planejamento, direitos, saúde, doença e polarização
integralidade, intersetorialidade, participação social e interdisplinariedade
atenção básica, intersetorialidade, participação social e universalidade
hierarquização, participação social, insterdisplinariedade e integralidade.
A história do Serviço Social está relacionada a fatos históricos , portanto não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade.
I Origem do termo Serviço Social A expressão Serviço Social é de origem anglo-saxônica e foi utilizada pela primeira vez nos EUA, 1904, para designar uma escola de Boston para profissionais que atuavam com assistência social. Na época, o conceito tinha forte ligação benemerentes.
II 1932 Criado o Centro de Estudos e Ação Social(CEAS) - com o objetivo de contribuir para a divulgação dos princípios da ordem social cristã. Essa entidade teve papel preponderante na criação da primeira Escola de Serviço Social no Brasil, ocorrida em 1936 na cidade de São Paulo.
III 1967 Reconceituação do Serviço Social brasileiro - realizado em Teresópolis para estudar a metodologia do Serviço Social. O evento foi idealizado para ser continuidade do histórico Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Araxá (MG), em 1970.
IV LOAS redefine a Assistência Social em 7 de dezembro de 1990 foi promulgada a Lei Orgânica da Assistência Social Lei Nº 8.742 que organizou a Assistência Social no Brasil e instituiu o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
V 2004 Resolução CNAS Nº 145 em 15 de outubro, o Conselho Nacional de Assistência Social aprovou a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) apresentada pelo Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome.
Assinale as assertivas que tratam CORRETAMENTE dos principais momentos da história do Serviço Social.
I III e V
I III e V
II III e V
I IV e V
Todas as assertivas estão corretas.
Em sua obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil (1982), Raul de Carvalho aponta que o discurso originário do bloco católico, ao qual pertenciam as primeiras profissionais do Serviço Social, tem como característica fundadora:
Vínculos ideológicos com a burguesa brasileira.
A origem de classe social desse agrupamento.
Influência técnica e teórica das escolas norte-americanas.
Vocação de apostolado social.
Após a Segunda Guerra Mundial e no contexto da guerra fria, aparece no Brasil a proposta de Desenvolvimento de Comunidade. Inicialmente, foi estimulada por agências internacionais interessadas, ideologicamente, na expansão do modo de produção capitalista como forma de enfrentar o avanço de ideologias comunistas em países do terceiro mundo. A concepção de sociedade do Desenvolvimento de Comunidade apresentava entre suas bases ideológicas os seguintes pressupostos:
Crescimento e neutralidade.
Desenvolvimento social e humanização.
Conflito social e integração comunitária.
Contradição social e equilíbrio econômico.
Os estudos de Ana Maria de Vasconcelos indicam que os profissionais de Serviço Social apontam que a precarização do trabalho e dos direitos nesta área desmobiliza sua ação profissional. Considerando as práticas que a política de democracia de massa na saúde e na seguridade solicita, o paradoxo desta declaração reside:
Na suposição de que aquilo que é de fato o seu objeto passa a ser considerado um obstáculo na prática do assistente social.
Na constatação de que os profissionais do Serviço Social sofrem igualmente as consequências da precarização do trabalho e, do mesmo modo, ficam imobilizados para projetos mais amplos.
Na condição dos profissionais do Serviço Social que se posicionam diante da diversidade e complexidade das demandas e se envolvem cotidianamente com a contradição entre a teoria e a prática.
o fato de que mesmo com todos os recursos teóricos e metodológicos, o Serviço Social ainda lida com o problema social.
Jose Paulo Netto e Marilda Villela Iamamoto apresentam confluências e divergências no seu diálogo na teorização do Serviço Social. Entre as divergências, ressaltamos o conceito de questão social. Para Iamamoto, cabe ao profissional examinar as expressões da questão social, enquanto que, para Jose Paulo Netto, o profissional deve estar atento às:
Refrações da questão social.
Paradigmas expressos pela questão social.
Problematizações advindas da questão social.
Objetivações motivadas pela questão social.
O conceito de cidadania ativa deve conter a ideia de que
se trata de uma condição essencialmente política, na qual seus protagonistas concebem o mundo como um ambiente de direitos e responsabilidades recíprocas e se realizam neles como sujeitos de vontade.
o usufruto dos direitos independe da inserção dos grupos e indivíduos em circunscrição estatal, pois o direito social deve resguardar a autonomia da sociedade civil até mesmo no provimento de bens e serviços.
a politização das lutas constitui-se em aspecto maléfico para a conquista de direitos, sobretudo os sociais, pois, neste caso, são destinados à população com mais fragilidade política.
os direitos de cidadania são abstratos e, nesta linha, haverá sempre a impossibilidade da luta coletiva, pois numa sociedade de liberdade de expressão dificilmente a consciência e abstrações se convergirão.
as lutas de conquistas cidadãs devem sempre estar desvinculadas dos conflitos sociais e postulações de poder.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...