Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ideologia, as normas e os valores burgueses devem ser incorporados pelo conjunto da população como cultura oficial, o que obriga a classe hegemônica a duas estratégias: a naturalização e a ocultação daqueles.
Assinale a opção cuja assertiva está alinhada com o tipo de raciocínio apresentado acima.
O irracionalismo se apresenta como a cultura oficial no atual momento histórico do capital, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa, pois segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
O positivismo se apresenta como a racionalidade hegemônica da cultura oficial do mundo ocidental, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa. Segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
Opera-se uma historicização somente do social: o sistema não pode ser mais alterado em sua totalidade, a revolução e a transformação desaparecem como opção ou possibilidade histórica; somente é possível alterar, controlar ou manipular variáveis, disfunções, partes do todo, permanecendo o sistema em seu natural equilíbrio.
A sociologia compreensiva se apresenta como a racionalidade hegemônica da cultura oficial do mundo ocidental, dada a sua funcionalidade à ordem burguesa. Segmenta a realidade em esferas autônomas: a econômica, a política e a social.
Opera-se a historicização do social: o sistema pode ser alterado em sua totalidade, a revolução e a transformação aparecem como opção ou possibilidade histórica.
Entre os seminários e congressos realizados ao longo da história do serviço social brasileiro, o que constituiu o marco fundacional de mobilização contra o conservadorismo no universo profissional foi o
III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em São Paulo, conhecido como Congresso da Virada.
I Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Araxá.
II Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Teresópolis.
III Seminário de Teorização do Serviço Social, realizado em Sumaré.
III Congresso Brasileiro de Serviço Social, realizado no Rio de Janeiro.
Com relação à participação feminina no mercado de trabalho, assinale a opção correta.
A segregação ocupacional por sexo amplia as possibilidades de formação da mão de obra feminina.
Pesquisas apontam que o nível médio de escolaridade dos homens é mais alto que o das mulheres, fato que os capacita a disputarem espaço no mercado de trabalho com mais sucesso.
O processo de reestruturação produtiva vem afetando principalmente o setor de serviços, cuja redução tem rebatimentos negativos, incidindo mais sobre as mulheres, já pouco representadas nesse setor.
A taxa de atividade das mulheres diminuiu tanto nas fases de recessão como nos ciclos de expansão da economia.
O grau de empregabilidade das mulheres deve-se às habilidades femininas ou a certo tipo de atributo pessoal credenciado pela dimensão de gênero.
É recorrente na literatura do serviço social considerar como uma das consequências do projeto neoliberal na política social brasileira
o fortalecimento da classe trabalhadora.
a ampliação dos espaços públicos e, consequentemente, das políticas sociais.
o fortalecimento da dimensão pública na atenção à pobreza, com reforço do papel do Estado.
s refilantropização do social.
politização da questão social, o que a qualifica como questão pública.
No cenário contemporâneo, considera-se tendência e desafio do serviço social
o enfrentamento da partilha de demandas, tanto na esfera pública quanto no setor privado, diante das perspectivas desregulamentadoras dos mercados de trabalho.
uma rigorosa formação teórico-metodológica, com padronização das teorias sociais voltadas à consolidação dos modelos flexíveis de acumulação do capital.
a exigência de competência profissional fundamentada em uma racionalidade própria da burocracia.
a necessidade de competência técnica que reforça o saber fazer, independentemente da vontade política dos sujeitos.
a defesa de alternativas privatistas da questão social, conforme preconizado no projeto ético-político profissional hegemônico.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
O caráter ético-político do projeto profissional elimina a dimensão técnico-profissional desse projeto.
Os princípios éticos que norteiam o projeto profissional fundamentam-se no ideário da modernidade, que coloca a questão social central da liberdade do ser social no cerne da reflexão ética.
O projeto profissional construído em uma perspectiva essencialmente corporativa defende somente os interesses imediatos dos assistentes sociais.
A reafirmação do projeto ético-político hegemônico do serviço social depende exclusivamente das respostas políticas no campo da formação.
A principal crítica ao projeto ético-político hegemônico do serviço social refere-se a sua característica conservadora.
A reconceituação, movimento ou processo que emergiu em 1965, constitiu um marco na história do serviço social latino-americano. Uma das conquistas desse movimento foi
enfraquecer a organização da categoria profissional na passagem das décadas de 70 e de 80 do século passado.
romper com as ciências sociais, na medida em que fortalece a psicologia como fundamentação científica do serviço social.
inovar ao estabelecer a perspectiva homogeneizadora da prática profissional.
reforçar as atividades de planejamento no âmbito microssocial, valorizando o caráter executivo da prática profissional.
redimensionar a imagem da profissão, qualificando-a para a intervenção no plano da formulação de políticas públicas.
Acerca das correntes de análise que emergiram a partir do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil, assinale a opção correta.
A corrente marxista remete o serviço social à consciência de sua inserção na sociedade de classes, na dinâmica das relações sociais, elucidando seu papel no processo de reprodução dessas relações.
A corrente modernizadora caracteriza-se pela incorporação da abordagem marxista no que concerne ao enfrentamento da questão social.
A corrente inspirada na fenomenologia emerge como metodologia estruturalista ao priorizar a análise da sociedade do capital e a correlação de forças entre as classes.
A corrente positivista remete o serviço social à consciência ético-política de transformação social e enfrentamento da pobreza.
A corrente teórica crítico-dialética responde às exigências de modernização da sociedade e do Estado por meio do racionalismo formal-abstrato.
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. O referido modelo conta, entre outros, com
os centros de atenção psicossocial, com objetivo de concentrar suas atividades de acordo com a seguinte orientação da Organização Mundial da Saúde: CAPS adultos e crianças e CAPS adolescentes.
as casas de passagem, destinadas exclusivamente a portadores de transtornos mentais leves.
o projeto De Volta para Casa, coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, dirigido apenas ao dependente crônico de álcool com renda inferior a um quarto do salário mínimo.
a família acolhedora, destinada aos usuários que possuem vínculo familiar conflituoso em decorrência do transtorno mental.
o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH/Psiquiatria), responsável por avaliar e classificar os hospitais psiquiátricos públicos e conveniados.
O modelo bismarckiano de seguridade social tem como uma de suas características o sistema de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...