Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue os itens a seguir.
Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social transformam-se com as mudanças ocorridas na realidade, ou seja, a precarização das condições e relações de trabalho afetam o lócus de atuação do Serviço Social fazendo emergir novas requisições e demandas a esse profissional.
Acerca dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue os itens a seguir.
Os espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social diferenciamse das demais profissões, porque seu projeto ético-políticoprofissional possui elementos superadores da ordem burguesa. Assim, podemos considerar, de maneira homogênea e hegemônica, essa profissão como revolucionária.
A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue os itens de 142 a 147.
Nessa época, o Estado, ao reduzir a prestação direta de serviços sociais, mantém-se como regulador e provedor, configurando uma administração gerencial e eficiente.
Acerca da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), julgue os itens subsequentes.
A assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atendimento às contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.
Acerca da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), julgue os itens subsequentes.
A organização da assistência social tem como base a centralização político-administrativa para os estados, o Distrito Federal, os municípios, com comando único das ações na esfera federal.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
No Manifesto, obra de teoria política, o esquema das classes utilizado por Marx, é plural.
Segundo Iamamoto (2007), nas duas últimas décadas, o debate sobre os fundamentos do Serviço Social podem ser situados em três grandes eixos temáticos:
A implantação do Serviço Social no Brasil é marcada pela imposição. Isto por que
foi implementado como profissão sem que houvesse a sua regulamentação por parte do Estado.
o movimento laico presente nas vanguardas profissionais não permitiu a direção imposta pela Igreja.
os Centros Formadores eram, em sua maioria, confessionais.
há a ausência quase total de uma demanda a partir das classes e grupos a que se destina prioritariamente.
as pioneiras do Serviço Social não se preocuparam com a institucionalização de cursos profissionalizantes.
Uma das particularidades que marcaram a expansão da Seguridade Social brasileira no pós-64, de acordo com Mota (2006), é que
a universalização do acesso a todas as políticas públicas se deu gradativamente até a promulgação da Constituição de 1988.
o protagonismo dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada impulsionou a abertura de canais de interlocução com o governo.
ela se fez mediante a fragmentação dos meios de consumo coletivo, abrindo a prestação de serviços lucrativos para ao capital privado.
a organização de sindicatos e partidos permitiu a reivindicação de direitos sociais para os trabalhadores mais proletarizados.
ela ocorre em um momento de ascenso universal da classe trabalhadora, que consegue colocar na pauta do dia a consecução de direitos sociais.
A maneira pela qual o Estado liberal organiza a proteção social constitui um mecanismo que disciplina os trabalhadores, posto que
estabelece uma rotina democrática.
condiciona o trabalhador à contribuição salarial.
proporciona um alargamento da democracia no chão de fábrica.
atende integralmente as reivindicações dos trabalhadores.
viabiliza o aparecimento de lideranças pelegas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...